Como um bom layout de fábrica pode influenciar sua produtividade

produtividade

Uma das principais formas de aumentar a produtividade de sua fábrica é por meio de layouts eficientes, que otimizem o espaço e entendam as efetivas necessidades de seu empreendimento. Abaixo, listamos algumas dicas que vão alargar suas possibilidades de produção. Confira!

Faça um bom planejamento

O primeiro desafio na elaboração da planta de sua linha de produção é a compreensão exata dos movimentos executados em seus negócios. Seus funcionários trabalham sentados? Quantos clientes são atendidos por dia? Há necessidade de estocar materiais e de mover produtos pela empresa? Como e quando serão realizadas a manutenção e a limpeza?

Entender melhor esses processos diários leva a um planejamento mais adequado, que considere as efetivas necessidades do espaço de produção. Para isso, monte uma planta, com os cômodos, equipamentos, móveis e fluxos de movimentação interna. Tente prever possíveis problemas de deslocamento e, se for o caso, refaça o layout.

Divida a produção em departamentos

Inicialmente, é recomendável dividir as áreas de produção em departamentos. Ou seja, parta do geral para o específico. Ainda que algumas funções eventualmente se sobreponham, cada departamento deve ter papéis e necessidades semelhantes. Assim, será possível categorizar e diferenciar a quantidade de espaço que cada departamento precisa, o tipo de mobília a ser usada, a disposição dos móveis, entre outros.

Defina prioridades

Saiba quais são as prioridades de seu negócio. Isso ajuda a direcionar o investimento e o design do plano de fábrica. Se você trabalha com a venda de produtos pela internet, por exemplo, é essencial que o equipamento de informática seja adequado para as demandas de seu site, assim como um espaço para controle de entrada e saída de mercadorias.

Ouça opiniões diversas

Não trabalhe individualmente nessa tarefa. Compartilhe suas ideias e peça a opinião de colegas e empregados. Cada pessoa irá interpretar um problema de forma diferente, principalmente em relação às atividades que lhes dizem respeito. Assim, diversas ideias poderão surgir.

Dê atenção a atividades paralelas

Não se esqueça de áreas normalmente negligenciadas, como os espaços de suporte à produção e de convivência de empregados. Essas áreas podem não parecer importantes durante a fase de planejamento do layout, mas, caso não sejam apropriadas, poderão acarretar diversas dificuldades em outros departamentos, como atrasos na movimentação de mercadoria, problemas de convivência e falta de materiais.

Esteja preparado para realizar mudanças

O sucesso comercial leva, invariavelmente, à expansão da demanda e das necessidades de produção de sua fábrica. Dessa forma, reavaliar a disposição do plano de fábrica e analisar opções de ampliação do espaço produtivo são ferramentas constantes no cotidiano de qualquer empreendedor. Aumento de pessoal, redesenho de layouts e a substituição de equipamentos podem impactar de forma inesperada seu processo produtivo. Por isso, se pergunte sempre: como isso pode afetar o movimento de pessoas e de produtos em minha fábrica? E não tenha medo de realizar mudanças.

Faça uma boa avaliação do layout

Ao terminar o planejamento do layout, pergunte a si mesmo: existem áreas que correm o risco de serem subutilizadas? Seria possível expandir sem impactar o trabalho dos diferentes departamentos? Se perceber algum problema, volte e refaça o desenho.

Com essas dicas será bem mais fácil planejar bem o layout da sua fábrica. Ainda tem alguma dúvida? Deixe um comentário!

banner-rodape-post-blog

 

Gerar boleto

Esteja sempre bem informado sem pagar nada!

Cadastre-se e receba um e-mail semanal com as últimas novidades do blog.