7 lições que todo empreendedor deveria aprender antes de começar um negócio

empreendedor

O desejo é enorme, mas o medo e a ansiedade acabam criando barreiras para empreender? Não se preocupe, é assim mesmo. Todo empreendedor nasce quebrando paradigmas e fugindo do lugar comum, mesmo que a confiança ainda não seja plena. É a vontade de arriscar e de fazer algo diferente que leva as pessoas para a frente.

Para que você não se sinta tão inseguro, preparamos uma listinha de 7 lições que todo empreendedor deveria saber antes de iniciar um negócio, assim você se prepara e parte logo para a ação, o que acha?

Faça algo de que goste

Investir em um novo negócio apenas por modismo pode não ser a melhor opção para quem quer empreender pela primeira vez. Para que o desafio seja instigante e para que você tenha mais gás para dar toda a atenção necessária ao negócio, faça algo de que goste. É um trabalho de autoconhecimento, então pergunte-se: “o que eu sei fazer?” ou “o que eu gosto de fazer?” ou ainda “em que eu sou bom?”. Essas perguntas vão ajudar na definição do melhor negócio para você investir.

Conheça o mercado

Engana-se quem pensa que não é preciso conhecer a concorrência e o comportamento do consumidor antes de se arriscar em um empreendimento. É o mercado quem determina a demanda e é o cliente quem consome essa demanda, por isso você precisa conhecer esses meandros para obter sucesso com o seu negócio. Antes de abrir sua empresa, pesquise muito a respeito, converse com pessoas do ramo e busque o máximo de informações possível.

Drible a incerteza do início

Mesmo as maiores empresas do mundo começaram sem a certeza de que o negócio daria certo. É um investimento de risco, e você deve estar disposto a arriscar, mas com consciência e responsabilidade. Reserve um valor de investimento inicial e não prejudique as finanças pessoais em nome do negócio. Cada um deve andar com suas próprias pernas, e se o negócio não alavancar por si só, então é melhor rever o seu planejamento.

Seja autogerenciável

Em um emprego comum você até pode agir somente sob pressão ou demanda do chefe, mas no seu próprio negócio é preciso ser proativo e autogerenciável, ou seja, saber das suas responsabilidades e cumpri-las independentemente dos demais. Administrar o tempo, capacitar-se, buscar qualificação: tudo isso fica em suas próprias mãos, e é preciso saber investir em si mesmo.

Avalie os riscos

Riscos? O que são riscos? Muitos empreendedores devem se perguntar isso todos os dias. Todo empreendimento tem riscos, e cabe a você detectá-los e desenvolver um plano de ação para mitigar cada um deles.

Forme a equipe certa

Empreendedorismo não é cabide de empregos para a família, sendo assim, escolha a equipe certa para trabalhar no seu negócio. Dê preferência a pessoas que conheçam bem o segmento de atividade, que tenham experiência e possam contribuir para o crescimento do seu empreendimento.

Aposte nas parcerias

Na hora de contar para outras pessoas sobre uma ideia de negócio, muitos empreendedores suam frio, pois o medo de terem suas ideias roubadas é maior do que o desejo de colocá-las em prática. Não seja mais uma dessas pessoas. Parcerias são fundamentais para que um negócio deslanche e tenha sucesso, assim como uma rede de contatos interessantes é também de grande valor para divulgar o seu novo empreendimento.

Empreender significa desafiar as próprias limitações e ir em busca de algo que realmente o faça feliz, por isso liberte-se das amarras do medo, do receio, da ansiedade, da opinião dos outros e se planeje para ser o próximo negócio de sucesso da sua região. Para ajudar você nesse início meio desnorteado, leia aqui sobre a hora certa de abrir seu negócio.

Então, agora mais confiante, comece logo seu planejamento e divida conosco sua evolução e suas dúvidas!

banner-rodape-post-blog

Gerar boleto

Esteja sempre bem informado sem pagar nada!

Cadastre-se e receba um e-mail semanal com as últimas novidades do blog.