7 dicas para começar o ano com o pé direito

Business motivation.

Como 2015 já começou com força total, não há nada mais apropriado do que estabelecer algumas novas metas para seu negócio, não é mesmo? E para isso, motivação e inspiração são absolutamente essenciais. Mas como garantir um começo de ano com o pé direito? Pois nós podemos ajudá-lo nessa tarefa! Confira nossas 7 valiosas dicas e coloque já a mão na massa! Então vamos lá?

Elabore um balanço de 2014

Atenção: isso não significa elaborar um balanço financeiro, ok? Assim como, na época do réveillon, muita gente para um pouquinho para pensar em suas vidas pessoais, esse início de ano é uma ótima oportunidade para refletir sobre o que deu certo e o que precisa ser melhorado em seus negócios. Sua empresa cresceu? Seus objetivos foram atingidos? O que poderia ter ocorrido de maneira mais favorável? Hora da avaliação!

Identifique potenciais melhorias

Ao fazer o balanço do ano passado, certamente alguns pontos negativos aparecerão. Procure não amargar perdas comerciais, clientes insatisfeitos e eventuais faltas de sorte em alguns investimentos. Pelo contrário, tente encarar esses contratempos como oportunidades de aprendizado e de aperfeiçoamento dos métodos e procedimentos de sua empresa.

Analise os pontos fortes da empresa

Quais ações foram bem-sucedidas no ano que se passou? Identificar os pontos fortes da organização no ano de 2014 é uma boa maneira de dar continuidade a essas ações em 2015. Além disso, deve-se sempre buscar desenvolver soluções cada vez mais criativas e projetos inovadores, alavancando os êxitos e aperfeiçoando ainda mais os pontos fortes.

Saia da rotina e da zona de conforto

No ano que segue, que tal dar mais ênfase à criatividade em seu empreendimento? Soluções inovadoras podem ser justamente o empurrãozinho que sua empresa precisava para alavancar de uma vez por todas suas vendas e atingir novos públicos! Para isso, fuja de sua zona de conforto: altere dinâmicas administrativas, convoque mais reuniões em grupo, saia do escritório com mais frequência e procure se colocar mais no lugar de seus consumidores e colaboradores, ampliando o horizonte e variando as perspectivas.

Busque novas oportunidades de negócio

Neste novo ano, busque novas oportunidades de negócio, prospectando mais clientes e aproveitando até mesmo as condições adversas do mercado econômico. Você sabia que a crise pode favorecer diversos setores da economia? Desde advogados tributaristas — que são contratados para economizar mais dinheiro para as empresas — até empreendedores da economia criativa, não há por que ficar de braços cruzados esperando a crise passar! Então se mexa!

Delegue mais tarefas e aumente a produtividade

Uma boa forma de ter mais tempo para seus projetos em 2015 é aprender a delegar mais tarefas, o que começa pela seleção de sua equipe. Procure manter apenas pessoas de confiança e super competentes em setores estratégicos da empresa. Gradualmente, delegue mais e mais tarefas a essas pessoas, aliviando sua carga de trabalho cotidiano para aumentar sua produtividade em outros setores estratégicos da empresa.

Estabeleça metas realistas (e mensuráveis) para 2015

Finalmente, estabeleça metas realistas, possíveis de realização, para sua empresa em 2015. Essas metas devem ser repassadas aos principais setores da organização, para que sejam o norte da rotina de seus negócios. Vale lembrar que é importante que esses objetivos sejam mensuráveis, para que, ao final do ano, seja possível avaliar o que realmente deu certo e o que ainda precisa de melhorias.

Que tal então colocar essas dicas em prática e começar 2015 com o pé direito? Ainda tem dúvidas ou sugestões? Deixe aqui seu comentário e participe da conversa!

 

Gerar boleto

Esteja sempre bem informado sem pagar nada!

Cadastre-se e receba um e-mail semanal com as últimas novidades do blog.