7 dicas para aumentar a produtividade em um home office

7 dicas para aumentar a produtividade em um home office

Trabalhar em casa pode ser uma missão bastante desafiadora para muitas pessoas, já que demanda mais concentração e uma alta capacidade de gestão de tempo para a realização das tarefas profissionais, além de um espaço adequado para as atividades. E isso para começo de conversa! Se você costuma se ver perdido em meio à falta de organização, de tempo e de produtividade, não deixe de conferir agora mesmo 7 ótimas dicas para lidar com esses problemas! Aprenda já a aumentar sua produtividade em home office:

Crie uma lista de tarefas diárias a cumprir

Antes de começar pra valer seu dia de trabalho ou até mesmo no finalzinho do dia anterior, crie o hábito de sempre anotar as tarefas a cumprir durante o expediente. Isso significa que logo no começo da jornada você terá uma lista de atividades — que, claro, variam de acordo com a atividade exercida — que facilitará bastante a visualização dos compromissos a serem cumpridos no período. À medida que os deveres forem sendo realizados, marque-os como feitos e parta para o próximo!

Conte com ambiente voltado para o trabalho

Não adianta querer trabalhar em casa e ficar deitado na cama com o computador sobre o colo. Esse tipo de cenário só vai gerar mais distrações e falta de produtividade. Por isso é importante contar com um ambiente realmente pensado para o trabalho, como um escritório ou ao menos um cantinho da casa que esteja livre das perturbações domésticas do dia a dia.

Procure eliminar ao máximo as distrações

Idealmente, que trabalha em home office deve ter um escritório em casa onde possa se trancar e deixar todas as distrações do lado de fora. No entanto, algumas pessoas simplesmente não têm como fazer isso, acabando por se distraírem facilmente com interrupções de familiares, telefonemas, TV, vizinhos e assim por diante. Procure eliminar ao máximo essas distrações, criando um ambiente mais voltado para o trabalho, silencioso e isolado de qualquer incômodo.

Determine horários específicos de trabalho

Por mais que quem trabalhe em home office tenha uma agenda mais flexível, é imprescindível determinar horários certos de trabalho. Isso significa, por exemplo, deixar as manhãs livres, mas as tardes sempre voltadas para o exercício da profissão — ou vice-versa. Isso dá mais estrutura a seu dia e garante que você não terá que varar a madrugada recuperando o tempo perdido.

Crie metas para aumentar sua produtividade

Que tal aumentar gradativamente sua produtividade por meio de metas diárias? Se você trabalha como designer, por exemplo, pode determinar que executará um projeto por dia na primeira semana, mas dois por dia na segunda. Assim, você se obriga a ser mais produtivo e, consequentemente, aumenta seus rendimentos!

Programe suas pausas durante o dia

Em vez de fazer pausas sempre que sentir vontade, programe intervalos regulares para comer, tomar um café e descansar um pouquinho do trabalho. O ideal é que essas pausas sejam curtas — de no máximo 10 minutos — para não comprometerem a qualidade do que já foi feito.

Mantenha a ordem no ambiente de trabalho

Convenhamos que fica bem difícil trabalhar em casa em meio a uma bagunça total, não é mesmo? Por isso, procure sempre deixar seu ambiente de trabalho organizado a cada fim de expediente, para que no dia seguinte a falta de organização não seja mais uma fonte de desânimo. Ambientes organizados aumentam sua produtividade por eliminarem distrações desnecessárias e facilitarem a dinâmica diária.

Com essas dicas em mãos, certamente fica mais fácil aumentar sua produtividade em home office, não concorda? Você por acaso teria outras sugestões sobre como colocar essas ideias em prática? Deixe aqui seu comentário! E aproveite para conferir o que você precisa para trabalhar em casa e a receita para o sucesso em seu negócio com home office!

Gerar boleto

Esteja sempre bem informado sem pagar nada!

Cadastre-se e receba um e-mail semanal com as últimas novidades do blog.