SaaS: 6 Motivos para investir em um.

saasO software como serviço (Saas) já é uma tendência de mercado mundial. De acordo com o Gartner, esse mercado irá crescer quase 20% ao ano até 2016.

Algum tempo atrás, era fundamental que as empresas comprassem, implementassem e mantivessem uma infraestrutura de tecnologia da informação para obterem vantagens competitivas, o que exigia custos elevados e equipes destinadas somente para esse fim.

Já no Saas, que pressupõe o uso de um software ou aplicação pela internet, os usuários têm acesso a diversas vantagens. E é por isso que o modelo vem crescendo entre pequenas, médias e grandes empresas, que adotam desde serviços de webmail até ferramentas colaborativas como o SharePoint.

Conheça 6 motivos para investir em Saas:

Facilidade

Adotar uma solução de Saas é simples e rápido, exigindo apenas uma conexão à internet em um bom computador. Downloads de softwares e instalações em cada uma das máquinas da empresa já não são mais necessários, pois qualquer usuário pode acessar o sistema pelo navegador de web.

Essa facilidade reduz o tempo necessário para implantação do sistema e o efetivo início da utilização da solução por sua empresa.

Produtividade

As aplicações de Saas proporcionam diversos ganhos em produtividade para as empresas. Como os sistemas são totalmente hospedados na nuvem, é possível trabalhar e acessar informações a partir do escritório, em casa ou de qualquer lugar com internet. Além disso, os softwares desse modelo permitem maior colaboração entre colegas e até mesmo com os clientes.

Outro ganho em produtividade é em função dos usuários já estarem familiarizados com sistemas que funcionam na web, fazendo com que a adoção do modelo de Saas seja rápida e exija pouco aprendizado.

Integração

O Saas também oferece a oportunidade de integração com outros sistemas. Dessa forma, o fornecedor do serviço pode ligar o novo sistema a programas já existentes na sua empresa, como os ERPs, facilitando o acesso a informações cruciais para seus negócios.

Além disso, uma solução Saas pode complementar o uso de outras aplicações da web, como Google Docs e Analytics. Dessa forma, diversas ações no dia a dia da empresa podem ser executadas diretamente no browser, de forma integrada, sem precisar de apoio da equipe de TI.

Atualizações

Atualmente, é comum que as novas tecnologias se tornem obsoletas em pouco tempo. Dessa forma, as empresas que possuem estruturas próprias de TI precisam fazer grandes esforços para que seus sistemas sejam bem mantidos e atualizados.

Já no modelo de Saas, os próprios fornecedores do serviço são responsáveis pelas atualizações e melhorias no sistema, dispensando os downloads e instalações. Isso faz com que sua empresa esteja sempre atualizada com as principais tendências de mercado e tenha acesso a soluções inovadoras simultaneamente ou até mesmo antes dos concorrentes.

Além disso, com o crescimento do uso por sua empresa, não será necessário arcar com novos investimentos em hardware, software ou manutenção, pois o próprio fornecedor do sistema deve dimensionar os recursos necessários para manter o serviço sempre disponível para os clientes.

Suporte

Softwares são desenvolvidos por seres humanos e por isso estão sujeitos a erros. Nas organizações que não usam o modelo Saas, corrigir falhas pode exigir tempo de trabalho e recursos que poderiam ser direcionados para outras prioridades do negócio.

No software como serviço, sua empresa não precisa se preocupar com a resolução de erros  no sistema e pode contar com suporte técnico sempre que necessário.

Economia

Um dos principais benefícios do Saas é o custo reduzido. O preço pago pelo serviço geralmente é formado por atualizações, manutenção e suporte técnico, e pode ser divido em mensalidades. Nesse modelo, não é necessário realizar grandes investimentos iniciais para montar a estrutura de TI, evitando também outros gastos no futuro com hardware, software e as pessoas necessárias para gerenciar todo o sistema.

Muitas empresas que fornecem esse tipo de serviço possuem planos voltados para clientes de diferentes portes, fazendo com que o consumidor pague apenas por aquilo que realmente precisa. Além disso, é possível testar o sistema antes de comprá-lo para experimentar as funcionalidades e saber quais serão úteis para a realidade do seu negócio.

Não é por acaso que o Saas é uma tendência crescente!

banner_rodape

Gerar boleto

Esteja sempre bem informado sem pagar nada!

Cadastre-se e receba um e-mail semanal com as últimas novidades do blog.