5 dicas para melhorar as estratégias de marketing da sua empresa

dicas_para_melhorar_as_estratégias_de_marketing_da_sua_empresa.jpg.jpeg

 

Investir em boas estratégias de marketing é crucial para o crescimento e manutenção de todo o negócio, seja qual for o porte da empresa. Muitos pequeno e microempresários que acumulam funções negligenciam a área, o que tem impactos diretos nos resultados.

Um erro comum é pensar na divulgação apenas quando as coisas não vão bem e se deseja um resultado rápido na recuperação. Mas as ações de marketing devem ser pensadas no curto, médio e longo prazo, para serem efetivas e fortalecerem a marca.

Como melhorar as estratégias de marketing da sua empresa? Confira no artigo abaixo!

1- Planeje e defina um orçamento para a área

Esse é um passo que não pode ser negligenciado. Sem planejamento não há como mensurar as ações que foram realizadas nem corrigir rotas.

Você pode optar por um orçamento fixo para a área ou vinculá-lo a um percentual de vendas, por exemplo. Avalie qual é o melhor modelo para o seu negócio, mas tenha clara essa definição.

2- Invista em ações online e offline

O panfleto, a mala direta, os anúncios em jornais de bairro, rádio e carro de som são ótimas estratégias para pequenos negócios. Elas devem estar no planejamento.

Mas também é preciso fazer marketing online, porque seu cliente está conectado. Há muitas ferramentas gratuitas e de baixo custo no ambiente digital que ajudam a divulgar seu negócio para estar mais próximo do consumidor.

Redes sociais como o Facebook, Twitter e Instagram são ótimas plataformas gratuitas para divulgação de novos produtos e coleções. Também oferecem opções de patrocínio de conteúdo a preços razoáveis, aumentando sua visibilidade no ambiente digital. São ainda plataformas cada vez mais utilizadas para o relacionamento com o cliente.

3- Faça boas associações

Sempre que possível associe sua marca às pessoas e eventos que são aprovados pelo seu público. Se seu negócio é mais local, patrocine e apoie eventos culturais e esportivos da comunidade do entorno.

Saiba quais são os influenciadores do seu público e busque parcerias de imagem. No ambiente online, as imagens são mais poderosas e geram grande engajamento e compartilhamento. Faça boas fotos dessas ações e aproveite esse espaço.

4- Dê atenção à qualidade do atendimento

Se o recurso para o marketing é escasso, será preciso investir ainda mais na qualidade do atendimento, seja na loja física ou no ambiente virtual. O marketing boca a boca continua sendo uma das formas mais eficazes de ganhar autoridade no seu mercado de atuação.

Por isso, um bom atendimento antes, durante e após a venda fazem toda a diferença. Não negligencie o pós-venda, cliente bem atendido conta a boa experiência, mas o mal atendido propaga o seu desgosto com ainda mais dedicação.

5- Faça promoções atrativas e exequíveis

Na hora de pensar em uma promoção ou cupom de desconto, seja criativo! Mas fique atento ao orçamento, eficiência e à possibilidade de execução.

Não adianta criar uma promoção incrível, mas que não gera retorno. Tenha claro qual é o objetivo principal de cada ação: aumento de vendas, ampliar visibilidade ou estreitar relacionamento — cada uma delas exigirá uma forma diferente de chegar ao cliente. Esperamos que essas dicas ajudem a melhorar as estratégias de marketing da sua empresa.

Tem outras sugestões? Deixe-a nos comentários e compartilhe com a gente!

Gerar boleto

Esteja sempre bem informado sem pagar nada!

Cadastre-se e receba um e-mail semanal com as últimas novidades do blog.