5 dicas para gerenciar com mais eficiência as assinaturas dos clientes

eficiênciaEmpresas que oferecem serviços pela internet frequentemente enfrentam o problema da gestão da base de clientes. Softwares baseados em nuvem com diversos tipos de planos podem ter centenas de assinantes. Gerir uma base de usuários desse tamanho pode se tornar complexo. Afinal, uma gestão ruim resulta em prejuízo para seu negócio.

Gerenciar de forma eficiente as assinaturas dos usuários de seu serviço é essencial para manter os clientes. Confira as dicas que separamos para lhe ajudar com a questão.

Foco no cliente

Essa é a dica principal, pois irá nortear todo o trabalho de gestão das assinaturas. Ter foco no cliente significa conhecê-lo muito bem, interagir com ele e personalizar a experiência com o seu serviço. Para realizar um trabalho desse tipo, é preciso um bom CRM (Customer Relationship Management), mas só isso não basta.

A mentalidade do gestor deve ser direcionada ao cliente. É preciso se colocar no lugar do usuário com mais frequência, fugindo do vício de gerenciar com base somente nas informações de faturamento.

Monitore o perfil da sua base

Várias empresas possuem diversos tipos de planos e hoje em dia até profissionais autônomos oferecem serviços distintos. Essa prática faz com que a sua base de clientes se torne heterogênea, uma vez que atrairá perfis diferentes de usuário. E não há problema nenhum nisso, desde que você seja capaz de gerenciá-la.

Apesar dos diversos tipos de público, sempre existirá algum dos planos que irá atrair um número maior de clientes. Se isso acontece com o plano mais barato, por exemplo, não adiantará muito você investir em personalização dos planos mais caros. Além disso, você pode fazer uma pesquisa com sua clientela para tentar identificar o problema dos planos que possuem poucas assinaturas.

Conhecendo melhor o perfil da sua base, você pode oferecer o produto ideal para eles, fazendo com que percebam valor no seu serviço. Isso reduz a inadimplência, fideliza sua base e aumenta o rendimento por cliente.

Cobrança automática e o faturamento saudável

Um sistema de cobrança automática é fundamental para manter a saúde do faturamento da sua empresa. Cada cliente da sua base possui uma preferência na hora de realizar os pagamentos. O sistema gerencia automaticamente o método de pagamento dos usuários, enviando notificações em cada etapa do processo.

Uma outra grande vantagem é a notificação automática do atraso de pagamento. Para os usuários esquecidos, é mais adequado receber um e-mail automático do sistema lembrando do pagamento, do que você ter que fazer uma ligação de cobrança.

CRM

Os softwares de CRM têm se mostrado um ótimo diferencial para vários tipos de empresas. Um software desse tipo vai te ajudar na hora de realizar as dicas anteriores. Ele centraliza todas as informações relacionadas aos seus clientes, podendo emitir relatórios detalhados sobre o comportamento deles e a relação que possuem com sua companhia.

Existem vários tipos de CRM no mercado, para os mais diversos perfis de empresa. Pesquise bem e escolha um que ofereça os recursos ideais para você gerir suas assinaturas com eficiência.

Integre o seu CRM com a cobrança

Esse é um dos melhores métodos para se conquistar eficiência no seu empreendimento. Possuir um sistema de cobrança automática integrado com o seu CRM permite a gestão em tempo real dos serviços oferecidos.

A integração possibilita aos clientes fazerem upgrade de plano, por exemplo, utilizar os novos recursos instantes após o pagamento ter sido verificado. O mesmo acontece com os cancelamentos e as novas assinaturas. O processo todo se torna muito ágil e isso passa uma imagem de eficiência para seus usuários.

Gerenciar as assinaturas dos clientes não é somente tomar notas. Você precisa de ferramentas adequadas para reunir todas as informações de que precisa para conquistar os usuários e melhorar os seus serviços.

Gostou das dicas? Deixe um comentário!

eficiência

Gerar boleto

Esteja sempre bem informado sem pagar nada!

Cadastre-se e receba um e-mail semanal com as últimas novidades do blog.