3 dicas para planejar bem o seu e-commerce de assinaturas

E-commerce

Os clubes de assinatura realmente agradaram os comerciantes — e consumidores! — brasileiros. Prova disso são os resultados de uma pesquisa realizada pelo Instituto Gartner, que informam que, até o ano de 2015, cerca de 40% dos e-commerces nacionais lançarão algum tipo de assinatura. Exatamente por isso, os gestores desse modelo de negócio devem prestar atenção especial quando o assunto é o relacionamento com o cliente, uma vez que o ciclo de vida do cliente com a empresa é consideravelmente maior, o que demanda mais atenção e ações que visem manter esse cliente satisfeito com o produto ou serviço ofertado. O segredo é sempre inovar e personalizar o atendimento!

Se você está pensando em ingressar neste mercado, confira nossas dicas de como planejar bem um e-commerce de assinaturas:

Trace o perfil dos clientes

O primeiro passo para planejar o seu negócio é definir qual será seu público-alvo e, ainda, qual o tipo de assinatura ideal para esse consumidor. Por exemplo, se escolher se enveredar pelo universo da moda, de produtos de beleza e cosméticos, saiba que o público é predominantemente feminino, com um alto teor de engajamento, e com um maior volume de transações. Neste grupo, as soluções mobile, que mantêm o cliente conectado à marca, devem ser o ponto chave para o relacionamento. A principal atividade dos usuários é comparar preços, modelos, cores e analisar tendências. Já se optar pelo nicho do entretenimento e do conteúdo digital, entenda que não há um gênero específico, sendo a forma de consumo bem variada — pode englobar streaming de vídeos, fotos, filmes, shows e demais conteúdos online. Esse passo é crucial e deve tomar o tempo necessário para ser extremamente bem feito. Só depois de muito bem definido seu público-alvo é que se deve passar para as próximas fases.

Defina as modalidades de assinaturas

Para atender positiva e satisfatoriamente seu público-alvo é preciso, também, definir planos de assinatura que atendam aos diversos perfis econômicos nos quais se enquadram, de forma abrangente e exclusiva. Uma boa opção é oferecer, gratuitamente, um período de testes para aquele serviço, de modo que o consumidor possa ter acesso a boa parte das ferramentas do plano sem custo algum. Outra alternativa bastante utilizada é a diversificação de planos, com assinaturas mensais, trimestrais, semestrais ou anuais. Para complementar a estratégia de marketing e de relacionamento, até a conquista do cliente, é interessante, também, aplicar a cobrança de taxas extras em caso de desistência do plano.

Escolha os melhores métodos de pagamento

A comodidade oferecida pelos métodos de pagamento facilitam — e são, muitas vezes, fatores decisivos — na decisão pela adesão aos serviços de assinatura. Apesar de 83% dos consumidores desses serviço utilizarem o cartão de crédito, segundo pesquisa do Ibope, o uso do boleto bancário ainda é bem funcional e abrangente. Afinal, vale lembrar que uma boa parcela da população faz parte do grupo que prefere pagar suas compras à vista, excluindo o risco de se endividar com a fatura do cartão, comprometendo, assim, o orçamento. Apesar de reduzir a facilidade no processamento do pagamento — o que ocorre com o cartão de crédito —, optar pelos sistemas de pagamento com boletos bancários pode aumentar consideravelmente a demanda de transações, já que atende a um maior número de pessoas, pertencentes a todas as classes sociais.

E então, pronto para colocar nossas dicas em prática? Se ainda ficou alguma dúvida ou se tem alguma sugestão, comente e compartilhe conosco! E se quer saber mais sobre as vantagens desse tipo de negócio, confira aqui!

 

Gerar boleto

Esteja sempre bem informado sem pagar nada!

Cadastre-se e receba um e-mail semanal com as últimas novidades do blog.