Cobrança via celular: entenda como usar isso na sua empresa!

Cobrança

O salto de mobilidade trazido pelos celulares na última década influenciou muito as nossas vidas. Conectados à internet, eles não trouxeram apenas mudanças na maneira como nos comunicamos, mas também na forma como nos relacionamos com outras pessoas, consumimos conteúdo, trabalhamos e, principalmente, compramos.

Este contexto obrigou as empresas a repensarem a maneira como lidam com esse novo tipo de consumidor, criando maneiras de atraí-los e fidelizá-los. E uma dessas maneiras é permitir que a cobrança de contas e até mesmo a aquisição de produtos sejam realizados através de um celular.

Para que você entenda as vantagens de trabalhar com cobranças via celular e como isso irá impactar no desempenho da sua empresa, elaboramos os três tópicos a seguir. Acompanhe!

As vantagens da cobrança via celular

De modo geral, oferecer alternativas de pagamento para os seus clientes já é uma vantagem para o seu negócio. Isso funciona, por exemplo, quando sua empresa permite o pagamento via cartão de crédito, cheque ou dinheiro. Mas as vantagens do pagamento via celular vão um pouco além.

Na medida em que o consumidor migra para plataformas móveis, não apenas celulares, mas tablets também, ele começa se tornar mais exigente com a maneira com que o conteúdo é apresentado. Ou seja, a experiência dele com o seu site precisa ser completa e isso inclui pagamentos, realização de assinaturas e cobranças delas. Além disso, permitir a cobrança via celular também ajuda a aumentar a compra imediata, já que você não obriga o cliente a trocar de plataforma para finalizar uma compra.

Se sua empresa não conta com site mobile, ainda assim é possível cobrar via celular, apenas com o uso de SMS automatizado. Ele serve como lembrete e reduz a inadimplência.

Dispositivos que ajudam na cobrança

O mercado de cobranças por celulares vem crescendo junto com o número de pessoas conectadas. Isso significa que já há várias alternativas móveis para o recebimento de dinheiro.

Em geral, há duas maneiras do seu negócio receber através do celular e todas elas envolvem algum tipo de inovação, seja ela de hardware ou software: a primeira maneira é buscando integradores de pagamento móveis para o seu site. Eles permitem criar uma ponte – gateway – com as bandeiras de cartão de crédito, por exemplo, permitindo que seu site seja amigável a qualquer tipo de dispositivo móvel. Aceitando pagamentos e transferência. Muitos desses gateways também permitem cobranças e recorrentes e alertas sobre vencimentos.

Outra maneira de se cobrar pelo celular é através de dispositivos acoplados a um smartphone. Neste modelo. seu celular virá uma máquina de cobrança. Esse modelo é muito útil para quem possui vendedores na rua.

Como começar a receber pelo celular agora mesmo

Ainda que cobranças e pagamentos via celular pareçam uma inovação distante, já é muito simples – e até barato – oferecer essa facilidade para o seu cliente. No caso do seu site, basta utilizar um integrador de pagamento que seja responsivo. O custo é igual à versão desktop e você não terá problemas para receber. Já no caso de dispositivos conectados ao celular, é preciso comprar o gadget e criar uma conta no serviço escolhido. O custo inicial fica em torno de cinquenta reais e custo por operação em torno de 5%.

Ficar alheio às mudanças do mercado deixará sua empresa sempre atrás da concorrência e, principalmente, das inovações. Ainda que as cobranças via celular sejam algo recente, seu cliente já está acostumado com essa experiência e espera que seu negócio esteja pronto para atendê-lo.

Você utiliza algum tipo de cobrança via celular? Conte-nos sua experiência através da sessão de comentários abaixo.

banner-rodape-post-blog

Gerar boleto

Esteja sempre bem informado sem pagar nada!

Cadastre-se e receba um e-mail semanal com as últimas novidades do blog.