Como valorizar sua empresa com um sistema de cobrança correto

como-valorizar-sua-empresa-com-um-sistema-de-cobranca-correto.jpeg

 

Profissionais autônomos, empresários de micro e pequeno porte e, até mesmo, freelancers, em geral, acabam se acostumando a lidar com certas informalidades e adaptações no gerenciamento financeiro por desconhecerem os impactos positivos que um sistema de cobrança pode proporcionar ao negócio.

Além de organizar as contas e recebimentos, garantindo efetividade no controle do capital da empresa, uma ferramenta tecnológica pode verificar pagamentos e automatizar os procedimentos de cobranças dos clientes.

Por isso, no artigo de hoje, mostraremos como um sistema de cobrança eficaz pode agregar valor à sua empresa e reduzir o índice de inadimplência. Continue a leitura do conteúdo para saber tudo sobre o assunto!

O que é um sistema de cobrança?

Com os avanços em tecnologia e a popularização do acesso à Internet nos últimos anos, tem se tornado cada vez mais comum a implementação de ferramentas e softwares de automação de tarefas operacionais nos empreendimentos.

O aumento da competitividade de mercado e as exigências do consumidor da era digital são os principais fatores que têm gerado um aumento na demanda por sistemas de automação de cobrança, principalmente em um cenário econômico complexo, como o atual, em que o índice de inadimplência é alto.

De forma simplificada, um sistema de cobrança é uma ferramenta tecnológica capaz de tornar diversos processos financeiros da empresa mais ágeis, seguros e eficientes, já que realiza o envio de faturas e boletos automaticamente aos clientes via e-mail ou SMS.

Vale destacar que um sistema de cobrança envia notificações aos clientes com antecedência à data de vencimento, avisando-os a respeito de seus compromissos com a dívida, além de contar com mecanismos avançados para verificar pagamentos.

Como um sistema de cobrança pode valorizar a empresa?

Profissionaliza seu negócio

É inegável que automatizar os seus métodos de cobrança faz com que a empresa transmita muito mais profissionalismo e credibilidade aos clientes, concorda? Ao adotar um sistema de cobrança, seu negócio se equipara aos empreendimentos de médio e grande porte, podendo, até mesmo, ganhar uma ótima posição de destaque.

Estar à frente de uma pequena empresa ou ser autônomo não quer dizer que seu negócio deve continuar utilizando metodologias informais para realizar a gestão das finanças. Lembre-se de que profissionalismo eleva a visibilidade, gera melhores oportunidades e proporciona credibilidade.

Diversifica as ofertas

Um dos aspectos que faz com que um sistema de cobrança agregue valor ao seu negócio é que, ao utilizá-lo na empresa, seus clientes poderão contar com variadas formas de pagamento.

Ou seja, poderão pagar os boletos em casas lotéricas, via aplicativos bancários ou Internet Banking, estabelecimentos credenciados e caixas eletrônicos.

Sem dúvidas, diversificar as formas de pagamento aumenta as ofertas e influencia, de forma direta, no processo de tomada de decisão de compra do consumidor, que prioriza comodidade e boas alternativas.

Melhora os processos

Você já parou para pensar nas possibilidades que um sistema de cobrança automatizado pode oferecer ao seu negócio? Pois bem, o envio de cobranças de modo automático proporciona ganhos exponenciais de produtividade aos processos internos, principalmente no departamento de finanças.

Além de permitir que as tarefas sejam realizadas com muito mais agilidade, você pode fazer análises com mais precisão a respeito do verdadeiro panorama financeiro de sua empresa, pois o sistema mostra a quantidade exata de pagamentos futuros, pendentes e recebidos.

Reduz custos com cobranças automatizadas

Alguns recursos, como o envio automático de boletos bancários via e-mail e notificações de cobrança, descartam a necessidade de postagem física e reduzem ou eliminam diversos gastos operacionais (funcionários específicos para essa função, Correios, material de escritório etc).

Além disso, diminuem, de maneira significativa, o índice de inadimplência dos clientes, aumentando a rentabilidade do negócio.

Permite a atualização de segunda via

É muito comum que ocorram atrasos nos pagamentos, seja por imprevistos financeiros,  seja por puro esquecimento da parte de seus clientes, seja por qualquer outro motivo.

O fato é que, considerando essa possibilidade, os sistemas de cobrança permitem que uma segunda via do boleto seja emitida, sendo devidamente atualizada com juros e multas por atraso calculados, além de realizar o reenvio do documento para o e-mail do cliente.

Otimiza seu relacionamento com o cliente

Para finalizarmos o nosso artigo de hoje, não poderíamos deixar de citar um dos aspectos mais importantes que um sistema de cobrança pode proporcionar para gerar valor ao seu negócio: a otimização do relacionamento com o cliente.

Afinal, o cliente é o personagem mais importante em todo o processo de vendas, já que ele é o responsável por trazer capital à empresa, não é verdade?

Isso significa que estreitar seu relacionamento com os clientes e garantir a satisfação deles são formas de gerar valor de mercado ao negócio, além de destacar a empresa com um diferencial competitivo entre os concorrentes.

Você deve estar se perguntando sobre o que um sistema de cobrança tem a ver com relacionamento com o cliente, correto?

O que queremos dizer é que realizar cobranças é um processo bastante delicado e, quando não é realizado corretamente, pode gerar constrangimento e fragilizar a relação do consumidor com a sua marca.

Diferentemente do que ocorre em procedimentos de cobrança manuais ou pessoais, a automação de cobrança envia notificações aos clientes sobre as suas pendências por SMS ou por e-mail, alertando-os com antecedência sobre os prazos de vencimento.

Isso resulta em uma maneira respeitosa, profissional e eficiente de fazer as suas cobranças. Ou seja, além de reduzir a inadimplência, é possível garantir um ótimo relacionamento entre o cliente e a empresa.

Como você pôde conferir no conteúdo de hoje, implementar uma ferramenta de cobrança automática em seu empreendimento é uma forma de garantir posições de destaque diante da concorrência, a ponto de, até mesmo, uma pequena empresa conseguir competir com organizações maiores.

Vale mencionar, ainda, que um sistema de cobrança eficiente verifica pagamentos e ajuda a melhorar a sua gestão financeira, permitindo que você tenha tempo para se dedicar a processos mais importantes e gere produtividade ao cotidiano do empreendimento.

Você ainda tem dúvidas sobre como um sistema de cobrança eficiente pode melhorar a gestão financeira de sua empresa? Quer saber mais sobre o assunto? Então entre em contato conosco para que possamos ajudá-lo!

Gerar boleto

Esteja sempre bem informado sem pagar nada!

Cadastre-se e receba um e-mail semanal com as últimas novidades do blog.