Como emitir nota fiscal MEI RS SEFAZ

Como emitir nota fiscal MEI RS

Todo prestador de serviços ou vendedor que tenha CNPJ sabe da necessidade de emitir notas fiscais sobre tudo o que comercializa, certo? Mas no caso dos Microempreendedores Individuais (MEI), a situação é ligeiramente diferente, já que eles estão obrigados por lei a emitir notas apenas para outras empresas. Se o cliente final é pessoa física, essa obrigação deixa de existir, por mais que, em todo caso, as entradas e saídas financeiras devam ser devidamente registradas para posteriores declarações. É MEI no RS e quer saber o que precisa fazer para começar a emitir notas fiscais? Pois confira e aprenda:

Como funciona

Para emitir uma nota fiscal eletrônica avulsa no Rio Grande do Sul, você deverá fazer o seguinte:

1º passo

Cadastre-se no site da Secretaria da Fazenda (SEFAZ) do Rio Grande do Sul informando seu CPF, sua data de nascimento, o CNPJ da empresa e o Número de Inscrição de Empresas (NIRE).

2º passo

Com o cadastro devidamente feito, é hora de baixar o aplicativo emissor da nota fiscal avulsa, que é fornecido no mesmo site e já vem com orientações para o preenchimento correto do documento. Aí, com o download feito, basta preencher as informações na nota e emiti-la!

Destinatário emitente

Com a nota emitida e autorizada pela SEFAZ, o MEI deverá imprimir o Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica (DANFE), que precisa acompanhar a mercadoria durante seu transporte. Se o destinatário também for emitente de notas, será necessário baixar o arquivo XML que o software fornece e enviá-lo.

Viu como é simples emitir notas fiscais MEI no Estado do Rio Grande do Sul? Ficou ainda alguma dúvida? Comente aqui e compartilhe seus questionamentos conosco!

 

UPDATE: Caso você ainda tenha dúvidas, confira nosso novo artigo: tire suas dúvidas a respeito da emissão de nota fiscal para mei.

 

Gerar boleto

Esteja sempre bem informado sem pagar nada!

Cadastre-se e receba um e-mail semanal com as últimas novidades do blog.