Como emitir nota fiscal para transporte

por 14 ago 2015Gestão Financeira

A nota fiscal para transporte em formato eletrônico é de utilização recente para muitos empreendedores. A carga deve ser transportada com o documento da empresa vendedora e, em seguida, a fatura precisa ser validada pelo comprador.

E atenção: todo o processo deve ser arquivado e registrado por meio do site da SEFAZ, por onde é impresso o modelo definitivo da nota fiscal para transporte. Mas como exatamente emitir esse tipo de nota? Pois confira e aprenda:

Conteúdo

Onde se registrar para emitir nota fiscal para transporte?

Antes de mais nada, o MEI deve se registrar no site da SEFAZ por meio de um processo muito parecido com o registro para se retirar um passaporte. Uma vez aprovado, o governo fornecerá uma chave privada que pode ser usada como a assinatura eletrônica do empreendedor.

O MEI deve ser capaz de produzir o documento de aprovação em XML apropriado no seu sistema e assinar a fatura com sua chave. Esse arquivo assinado é então enviado para a SEFAZ por meio de um serviço de terceiros ou através da integração direta com o site da secretaria.

Banner baixar planilha gratuita - Modelo de orçamento para empreendedores. Um template simples e eficiente para você formalizar a proposta para seus clientes.

Como emitir nota fiscal para transporte?

Atualmente, a nota fiscal de transporte é emitida em formato eletrônico. O registro precisa ser feito no site da SEFAZ. Após a aprovação, ela fornecerá a chave privada. A partir disso, é necessário enviar o documento de aprovação assinado eletronicamente ao sistema da Secretaria.

A SEFAZ recebe a fatura em formato XML assinada para validar a nota fiscal, fornecendo um código de aprovação, em tempo real, que deve ser enviado de volta para o sistema antes da efetiva liberação dos bens.

Nesse momento, o fornecedor recebe a fatura XML devidamente aprovada, podendo imprimir sua representação física. Esse PDF é chamado de DANFE, que contém um código de barras. Uma vez impresso, o DANFE deve ser colocado no caminhão juntamente com o carregamento.

Tradicionalmente, a fatura XML aprovada é enviada ao comprador por meios eletrônicos. Na maioria dos casos, isso é feito através do e-mail, no entanto, a comunicação direta por portais também é bastante comum. Para fechar o processo com chave de ouro, o comprador recebe os bens e confere a carga.

Além da nota fiscal para transporte, também existem outros tipos de notas fiscais que você precisa conhecer. Quanto mais conhecimento você adquirir, melhor será o seu jeito de empreender!

No Asaas você tem cobrança por ligação telefônica