Como emitir nota fiscal MEI RJ SEFAZ

businessman having questions

Ao Microempreendedor Individual (MEI) do Estado do Rio de Janeiro é dada a opção de emitir notas fiscais avulsas ou notas eletrônicas. Essas notas devem sempre ser emitidas quando a negociação se dá entre pessoas jurídicas, enquanto fica a critério do contribuinte se for destinada a pessoas físicas. Mas como exatamente emitir essas notas no Rio? Pois confira e aprenda:

Como funciona

Nota avulsa

Solicite seu cadastro no SEFAZ do Estado para que possa começar a emitir suas notas fiscais. Você pode optar por fazê-lo pela internet — processo que geralmente é gratuito — ou fisicamente, na própria Secretaria — que pode cobrar alguma taxa. Só não se esqueça de, depois que tiver com seu cadastro pronto, emitindo os documentos, guardar os comprovantes de compra e venda da empresa, para depois anexá-los ao relatório de faturamento do negócio.

Nota eletrônica

Primeiramente adquira sua assinatura digital junto a uma empresa certificadora, para garantir maior credibilidade às suas notas fiscais. Depois passe para o cadastro da sua companhia na Secretaria da Fazenda do Estado onde tem sede. Como as formas de cadastro mudam de uma região para outra, dê uma conferida na legislação local para evitar maiores problemas.

Por último, adquira um software para a emissão da nota fiscal eletrônica. Lembrando que os softwares básicos das Secretarias da Fazenda de alguns Estados são gratuitos, mas caso você precise de outros mais completos, há sempre a opção de pagar por programas específicos disponíveis no mercado.

Viu como não é nada complexo emitir notas fiscais MEI no Rio de Janeiro? Ficou ainda alguma dúvida sobre o assunto? Comente aqui e compartilhe seus questionamentos conosco!

UPDATE: Caso você ainda tenha dúvidas, confira nosso novo artigo: tire suas dúvidas a respeito da emissão de nota fiscal para mei.

 

Gerar boleto

Esteja sempre bem informado sem pagar nada!

Cadastre-se e receba um e-mail semanal com as últimas novidades do blog.