Como emitir nota fiscal MEI PR (SIMEI)

Como emitir nota fiscal MEI PR
Tornar-se um Microempreendedor Individual (MEI) é extremamente interessante para muitos autônomos vencerem a dificuldade de empreender no Brasil. Assim, além de regularizar o trabalho, ainda é possível usufruir de diversas vantagens, que vão de aposentadoria a facilidades fiscais. E uma dessas facilidades é notável na hora da emissão das notas fiscais! Quer saber como emitir nota fiscal sendo MEI no Paraná? Pois confira e aprenda:

Como funciona

Para começar a emitir notas fiscais como MEI no Paraná, você deve fazer o seguinte:

1º passo

O primeiro passo para emitir uma nota fiscal avulsa eletrônica como MEI é se cadastrar no portal da Receita — lembrando que a emissão de notas só está disponível para o MEI optante pelo SIMEI.

2º passo

Já devidamente cadastrado, o MEI deverá fazer o download do sistema disponibilizado gratuitamente pelo portal da Receita do Paraná na área restrita aos usuários cadastrados.

3º passo

A partir daí, o MEI já poderá emitir suas notas fiscais para os produtos vendidos tranquilamente, bastando para isso acessar o sistema fornecido pelo portal e preencher a nota da maneira apropriada.

Alguns requisitos

  • A nota deverá ser impressa em 4 vias, utilizando papel comum de tamanho A4;
  • São, no máximo, 10 itens por nota fiscal;
  • A 1ª via da nota fiscal vai junto com a mercadoria, no transporte para o destinatário, a 2ª via fica com o MEI para controle tributário, a 3ª também fica com o MEI para o caso de operação interna no mesmo Estado ou vai com a mercadoria em operações interestaduais ou internacionais, assim como a 4ª via, que também vai com a mercadoria para ser retida pela fiscalização de mercadorias em trânsito;
  • O sistema permite que a nota fiscal seja emitida com uma data de saída posterior à data de emissão, desde que não exceda o terceiro dia.

Viu como é simples emitir notas fiscais MEI no Estado do Paraná? Ficou ainda alguma dúvida? Comente aqui e compartilhe seus questionamentos conosco!

 

Gerar boleto

Esteja sempre bem informado sem pagar nada!

Cadastre-se e receba um e-mail semanal com as últimas novidades do blog.