Como emitir nota fiscal MEI MG

Por Editor Asaas
Publicado em 12 de agosto, 2015 | Atualizado em 19 de abril, 2021

Se você é profissional autônomo ou Microempreendedor Individual (MEI), já deve saber que não é obrigado a emitir nota fiscal para pessoas físicas, certo? Mas se pensa em ampliar suas possibilidades comerciais, passando a vender ou prestar serviços para empresas, saiba que, nesses casos, a emissão de nota é, sim, obrigatória.

E a forma mais prática para se emitir uma nota fiscal como MEI ou autônomo é a nota avulsa, um tipo de documento que dispensa a Autorização de Impressão de Nota Fiscal (AIDF) e pode ser emitido inclusive por pessoas físicas — ideal para autônomos que ainda não constituíram empresa. Mas como exatamente emitir essas notas? Pois confira e aprenda:

Como funciona

Infelizmente, a nota fiscal avulsa não é emitida por todos os Estados do Brasil — São Paulo, por exemplo, não oferece essa opção. Em contrapartida, em Minas Gerais, o processo de emissão da nota avulsa é feito totalmente on-line, o que facilita bastante a vida do empreendedor. Confira nosso passo a passo:

1º passo

Em Minas, tanto os MEIs quanto as pessoas físicas interessados em emitir a nota avulsa precisam acessar o Sistema Integrado da Secretaria da Fazenda do Estado e, no menu esquerdo, clicar no requerimento de nota fiscal avulsa. Será aberto um formulário, que deve ser totalmente preenchido pelo emitente. O próprio site oferece um passo a passo para emitir a nota, seja o solicitante MEI ou pessoa física.

2º passo

Após a solicitação, o requerente recebe um número de protocolo para acompanhar a análise da solicitação pela Secretaria da Fazenda, o que pode levar até 2 dias úteis. Assim que a nota for deferida, bastará acessar o sistema novamente para imprimi-la.

Simples, não? O que está esperando, então, para ampliar suas possibilidades de negócio?

No Asaas você tem vendas por link de pagamento