Como emitir nota fiscal MEI MG

Se você é profissional autônomo ou Microempreendedor Individual (MEI), já deve saber que não é obrigado a emitir nota fiscal para pessoas físicas, certo? Mas se pensa em ampliar suas possibilidades comerciais, passando a vender ou prestar serviços para empresas, saiba que, nesses casos, a emissão de nota é, sim, obrigatória.

E a forma mais prática para se emitir uma nota fiscal como MEI ou autônomo é a nota avulsa, um tipo de documento que dispensa a Autorização de Impressão de Nota Fiscal (AIDF) e pode ser emitido inclusive por pessoas físicas — ideal para autônomos que ainda não constituíram empresa. Mas como exatamente emitir essas notas? Pois confira e aprenda:

Como funciona

Infelizmente, a nota fiscal avulsa não é emitida por todos os Estados do Brasil — São Paulo, por exemplo, não oferece essa opção. Em contrapartida, em Minas Gerais, o processo de emissão da nota avulsa é feito totalmente on-line, o que facilita bastante a vida do empreendedor. Confira nosso passo a passo:

1º passo

Em Minas, tanto os MEIs quanto as pessoas físicas interessados em emitir a nota avulsa precisam acessar oSistema Integrado da Secretaria da Fazenda do Estado e, no menu esquerdo, clicar no requerimento de nota fiscal avulsa. Será aberto um formulário, que deve ser totalmente preenchido pelo emitente. O próprio site oferece um passo a passo para emitir a nota, seja o solicitante MEI ou pessoa física.

2º passo

Após a solicitação, o requerente recebe um número de protocolo para acompanhar a análise da solicitação pela Secretaria da Fazenda, o que pode levar até 2 dias úteis. Assim que a nota for deferida, bastará acessar o sistema novamente para imprimi-la.

Simples, não? O que está esperando, então, para ampliar suas possibilidades de negócio? Ficou ainda alguma dúvida? Comente aqui e divida seus questionamentos conosco!

Gerar boleto

Esteja sempre bem informado sem pagar nada!

Cadastre-se e receba um e-mail semanal com as últimas novidades do blog.