Como emitir nota fiscal MEI Bahia SEFAZ

Por Redação Asaas
Publicado em 15 de julho, 2015 | Atualizado em 19 de janeiro, 2022

Se você, baiano, decidiu empreender e acha injusto ter o privilégio de contar com praias lindíssimas no seu próprio Estado, mas ao mesmo tempo ser tão difícil emitir notas fiscais como MEI, não se apoquente!

A verdade é que você vai descobrir, agora mesmo, que a facilidade de emissão de notas como MEI é igualmente proporcional à beleza das praias baianas! Pois confira e aprenda:

Como funciona

Para um Micoempreendedor Individual emitir uma nota fiscal avulsa na Bahia deverá fazer o seguinte:

1º passo

Assim como em outros Estados, na Bahia também será necessário fazer um cadastro prévio, realizado rapidamente no site da Secretaria da Fazenda.

2º passo

Com o cadastro feito, será necessário obter uma senha de acesso para o serviço. Para isso, basta ir à página principal do site da Secretaria da Fazenda e solicitá-la, seguindo as instruções por lá mesmo.

3º passo

Com senha em mãos, é hora de baixar o sistema fornecido pelo Estado para a emissão da nota fiscal avulsa via internet. Lembrando que, em caso de ser uma nota com necessidade de pagamento de ICMS, o sistema emitirá um Documento de Arrecadação Estadual (DAE), só permitindo a impressão da NFA-e após sua quitação em rede bancária.

O preenchimento da NFA-e da Bahia já não é muito complicado, e o site da SEFAZ do Estado ainda disponibiliza um modelo para que o MEI possa treinar. Simples assim!

Exigências para a emissão

A única exigência para se emitir nota fiscal MEI na Bahia é que a nota avulsa seja impressa em papel timbrado em duas vias, relacionando todos os bens ou materiais de uso, já que uma delas poderá ser retida pela fiscalização de trânsito, enquanto a outra segue com a mercadoria  até o destinatário.

No Asaas você tem emissão automática de notas fiscais