Como emitir nota fiscal gratuitamente em MG

como_emitir_nota_fiscal_gratuitamente_em_mg

Atualmente, a nota fiscal tradicional vem sendo substituída pela nota eletrônica (NF-e), especialmente com o intuito de implementar um modelo de padrão nacional de documento fiscal eletrônico. Essa inovação traz uma série de benefícios tanto para o emissor como para o receptor da NF-e, uma vez que representa significativa redução de custos, facilita os procedimentos em geral e promove mais segurança. Isso sem contar que ainda representa um importante fator para a diminuição do impacto ambiental, minimizando a utilização de papel.

Vale destacar que a NF-e normalmente se destina aos contribuintes do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) e Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (ICMS). E o melhor de tudo é que o procedimento para a emissão de notas eletrônicas é gratuito, simples e rápido. Então que tal começar seu aprendizado sobre a emissão de notas por Minas Gerais? Pronto? Confira:

Procedimentos

Para emitir a nota fiscal gratuitamente é preciso, antes de mais nada, acessar o site da Secretaria da Fazenda de Minas Gerais e fazer um credenciamento. Nesse momento basta seguir as instruções para ter acesso ao cadastro informatizado. No site da SEF de Minas haverá um link correspondente à NF-e ou à nota fiscal avulsa, conforme o caso, enquanto no portal SEF da NF-e é possível consultar a lista de contribuintes mineiros obrigados e voluntários.

O contribuinte também pode utilizar aplicativos de download gratuito para emitir suas notas fiscais eletrônicas com ou sem validade jurídica. Assim, para realizar testes e emitir documentos sem validade jurídica, existe a versão do emissor de NF-e para ambiente de homologação, enquanto o emissor de NF-e para ambientes de produção efetivamente gera NF-es com validade jurídica.

Soluções

Atualmente os sistemas e as ferramentas on-line têm facilitado bastante a vida de muitos empreendedores na gestão de seus negócios e de seus clientes. Hoje em dia, plataformas modernas oferecem serviços de gerenciamento de cobranças, controle de assinaturas, envio automático de e-mails e ainda a automação da emissão de NF-es.

Nesse contexto, cada empreendedor deve encontrar o software que mais se adapte às necessidades de seu negócio, recorrendo a sistemas inteligentes de gestão para alcançar o tão desejado sucesso do empreendimento. E se você pode otimizar os processos de integração de dados e facilitar o cumprimento das obrigações básicas, por que não fazê-lo?

A nota fiscal nada mais é que um documento que registra transferências de propriedade sobre um bem ou uma atividade comercial fornecida por empresas, prestando-se principalmente ao recolhimento de impostos. E é por isso que sua não emissão, nos casos de obrigatoriedade, configura sonegação fiscal. Então melhor fazer tudo como manda o figurino, não acha?

Agora se manter na linha ficou muito mais fácil, não é verdade? Então já que você já aprendeu o básico sobre nota fiscal eletrônica e sua emissão em Minas Gerais, que tal conferir também nosso post sobre as principais dúvidas a respeito da NF-e, tornando-se um verdadeiro expert no assunto? E se ainda tiver questionamentos ou quiser acrescentar alguma informação, não deixe de comentar aqui! Participe!

Gerar boleto

Esteja sempre bem informado sem pagar nada!

Cadastre-se e receba um e-mail semanal com as últimas novidades do blog.