Saiba tudo sobre o mercado de cobrança recorrente

cobrança recorrenteO mercado de cobrança recorrente tem experimentado um enorme crescimento nos últimos anos impulsionado pelo aumento no número de empresas que fazem prestação de serviços e o surgimento de serviços baseados na web com cobranças mensais.

Tudo isso é reflexo de uma maturidade do consumidor brasileiro diante de novas formas de pagamento e do aprendizado com o uso de cartão de crédito. Pelo lado das empresas, o crescimento do mercado de cobranças recorrentes significa um controle maior do seu fluxo de caixa e garantias melhores de entrada de dinheiro, sendo esse muitas vezes utilizado para melhorias, contratações e expansão dos negócios.

O crescimento das prestadoras de serviços

A economia brasileira trouxe para a classe média uma grande quantidade de pessoas que antes não tinham acesso a serviços básicos. Isso significa que, com o crescimento do poder aquisitivo, cada vez mais pessoas estão buscando por comodidades como faxineiras, eletricistas, encanadores, personal trainers, profissionais autônomos para um trabalho esporádico e outros prestadores de serviço.

Esse aumento criou um mercado de 1.5 trilhão de reais em 2012, cerca de 66% do PIB nacional. Para dar conta de todo esse volume, o surgimento de meios alternativos de pagamento, como cobranças recorrentes, se tornou fundamental para o mercado como um todo. Acredita-se, inclusive, que há um mercado de cerca de 340 mil empresas aptas a tirar vantagem desse tipo de pagamento.

Para as empresas, as cobranças recorrentes funcionam como uma maneira de manter o seu fluxo de caixa mais constante e menos suscetível a alterações sazonais. Uma faxineira, por exemplo, pode ter uma certa quantia de clientes pagando mensalmente por seus serviços e ainda contar com outros clientes esporádicos. O montante recorrente pode dar segurança suficiente para ela investir em uma compra parcelada ou em um financiamento.

A procura por comodidade

Pela ótica do cliente, é importante ressaltar a comodidade criada pelas cobranças recorrentes. Mesmo com as vantagens de pagamentos via internet ou auto-atendimento, ainda há uma parcela muito grande da população que prefere ir até o caixa e realizar seus pagamentos. As cobranças recorrentes, por serem automáticas, diminuem o incômodo de enfrentar filas de espera em bancos.

Em geral, empresas que adotaram cobrança recorrente possuem uma base de clientes mais fiel do que aquelas que cobram todos os meses. Isso se deve ao fato de que cobranças recorrentes induzem o cliente a não perceber o gasto mensal que ele tem, ao contrário de outros pagamentos que precisam ser feitos manualmente. Essa também é a lógica por trás do débito em conta tão utilizado por grandes prestadores de serviço.

Com um mercado em potencial de mais de metade do PIB nacional não é mais possível para as empresas prestadoras de serviços ignorarem a forma recorrente de pagamento. Mais do que isso, esse método trabalha como uma espécie de marketing em prol da empresa, fazendo com que a vida útil do cliente se prolongue. Empresas e profissionais autônomos que oferecem esse tipo de pagamento estão criando não apenas uma nova forma de receber por seus trabalhos, mas um diferencial competitivo.

Alguma dúvida sobre cobrança recorrente? Aproveite os comentários abaixo para entrar em contato.

banner_rodape

Gerar boleto

Esteja sempre bem informado sem pagar nada!

Cadastre-se e receba um e-mail semanal com as últimas novidades do blog.