Conta digital para empresa ME: como escolher a melhor?

por Conta Digital

Publicado em 20 de janeiro, 2023 | Atualizado em 15 de março, 2024

Independente do tamanho de qualquer empresa, todo negócio precisa contar com o suporte necessário para manter um bom desenvolvimento, gerar renda e crescer. Afinal, a competição no mercado é cada vez mais acirrada.

O Brasil registrou um número recorde de abertura de microempresas em 2021. Foram mais de 3,9 milhões de empreendimentos, aumento de 19,8% em relação a 2020.

Por isso, no campo financeiro, a melhor maneira de encontrar esse suporte é tendo uma boa conta digital empresarial.

Neste artigo, apresentamos tudo aquilo que uma conta digital para empresa ME pode oferecer e quais são as necessidades da sua empresa que podem ser supridas. Continue lendo!

Quais são as necessidades financeiras de uma empresa ME?

Com a competitividade do mercado cada vez maior, qualquer empresa que deseje alcançar os consumidores precisa estar organizada internamente. Esse processo de otimização das suas internas é essencial para escalar seu negócio.

Por isso, é fundamental que sua empresa ME esteja suprida com soluções e ferramentas, para que o foco da sua equipe esteja no futuro, na conquista de metas e objetivos. E escolher a melhor conta digital ME pode ajudar nesse processo.

Como fazer a gestão financeira das microempresas?

Para realizar uma boa gestão financeira da sua empresa, é preciso realizar o planejamento financeiro do negócio. Através dele, sua empresa pode desenvolver as coordenadas para tomada de decisão, estabelecer o plano de negócios e criar metas.

Assim, a partir do planejamento, é possível entender para qual direção seu negócio está caminhando, antecipando problemas e desenvolvendo soluções. Dessa forma, sua empresa pode garantir o sucesso da empresa a longo prazo.

É necessário ter uma conta com recursos completos

Para otimizar qualquer planejamento financeiro dentro da sua empresa, além de estabelecer uma boa gestão de recursos, é necessário possuir uma conta digital completa. 

Assim, sua empresa pode ter o controle completo de entradas e saídas dos recursos, assim como a situação da saúde financeira do negócio.

Além de ferramentas importantes para sua rotina, uma conta digital também oferece recursos para evitar escoamento de gastos, melhorar seu fluxo de caixa, otimizar o processo de negociação com fornecedores, controle de estoque etc.

Vale a pena abrir uma conta digital para empresa ME?

Muitas empresas ainda se perguntam se vale a pena abrir uma conta digital para empresa ME, considerando os benefícios e vantagens de contas tradicionais. Porém, é possível validar que as contas digitais podem ajudar sua empresa a crescer e se estabelecer no mercado.

Afinal, seu negócio precisa de todas as ferramentas disponíveis para uma boa gestão financeira. Assim, é possível criar estratégias eficientes e otimizar operações para desburocratizar processos internos e melhorar sua gestão de tempo.

Além disso, uma conta digital fornece indicadores de rentabilidade e liquidez, que podem ser métricas importantes para acompanhar seu desenvolvimento e identificar setores nos quais são necessárias melhorias.

Sua conta digital pode ajudar sua empresa a otimizar todos os processos da gestão financeira. Desde a fase de criação de um plano estratégico, ao desenvolvimento de metas, execução de atividades e acompanhamento de resultados.

Não tem taxas abusivas e mensalidades

Muitos bancos tradicionais oferecem contas cheias de recursos, mas que acabam cobrando taxas e juros abusivos dos clientes com o passar do tempo. 

Por isso, as contas digitais trouxeram modelos de atuação mais transparentes, permitindo melhor compreensão das taxas cobradas.

Através de tabelas fica mais fácil entender quais tarifas serão cobradas, além de evitar cobranças abusivas.

Oferece diferentes formas de cobrança

As contas digitais também oferecem versatilidade, especialmente para realizar cobranças. Isso torna mais acessível ter o controle dos pagamentos efetuados pelos seus clientes.

Uma boa conta digital oferece métodos de pagamento mais populares do Brasil, como Pix, boleto bancário, cartão de crédito e débito. Além disso, sua empresa também pode ter diferentes soluções para aplicar pagamentos, como opções de parcelamento, modelo de assinatura ou link de pagamento.

Você também conta com ferramentas como cadastramento de clientes, consulta de crédito, emissão de notas fiscais e boletos por automação e outras soluções completas para sua gestão interna.

A imagem compara as vantagens do Asaas com outras contas tradicionais.

Quais recursos uma conta digital oferece para a empresa ME?

Conforme mencionamos, uma conta digital para empresa ME pode oferecer diferentes recursos para manter uma boa gestão centralizada do seu negócio. Com as ferramentas necessárias, sua empresa pode atingir metas e conquistar um espaço maior no mercado.

Por isso, confira quais são os principais recursos que uma conta digital pode oferecer para seu negócio ME:

Automação de Processos

A automação de processos internos é uma das principais vantagens de uma conta digital. Com essa solução sua rotina se torna mais rápida e eficiente. Assim, é possível economizar tempo e recursos, além de tornar a execução das atividades menos burocrática.

Com uma boa ferramenta de automação de processos, é possível tornar a dinâmica das atividades mais eficiente – mantendo a cobrança dos clientes sempre em dia.

Régua de cobranças

A régua de cobrança é parte fundamental da estratégia para automatizar a cobrança dos seus clientes e evitar problemas com a inadimplência. 

Para elaborar uma régua de cobrança é preciso compreender toda a linha do tempo que envolve o pagamento. Assim, é possível definir medidas para cobrar seus consumidores como envio de notificações por SMS, voz, carta, e-mail e WhatsApp.

Sistemas de notificações

O sistema de notificações é um fator definido através da régua de cobrança e utilizado para informar seus consumidores sobre o vencimento do prazo de pagamento. Além disso, também é possível informar os clientes da realização dos pagamentos.

Uma vez que eles atrasem a quitação da dívida, também é possível enviar notificações através do sistema de mensageria para alertar sobre as consequências da negativação.

Automação de notas fiscais

Outro processo que pode ser automatizado através de uma conta digital, é a emissão de notas fiscais. Com a automação, você pode realizar o processo com maior segurança e menos burocracia.

A automação de notas fiscais também torna mais fácil gerenciar suas notas, mantendo as obrigações fiscais da sua empresa sempre em dia.

Gateway de pagamento

Os gateways de pagamento são plataformas que auxiliam na operação de pagamentos online. Isso facilita para que sua empresa possa transmitir os dados dos clientes entre a empresa contratada e as instituições bancárias que processam os pagamentos.

Eles funcionam como intermediários, evitando que ocorram erros durante os processos de compra. Assim, seu cliente pode pagar com maior segurança e eficiência – além de garantir outros recursos que podem ser integrados à sua plataforma.

Checkout transparente

O checkout transparente é uma solução perfeita para empresas que precisam otimizar seu processo de vendas online. Essa ferramenta torna o processo de conversão mais eficiente, ao evitar redirecionamentos no momento do checkout.

O excesso de redirecionamento e lentidão para conversão é um dos fatores que causa o aumento no abandono de carrinhos. Com o checkout, transparente o cliente se mantém na mesma página de venda.

One click buy

O one click buy é uma tecnologia que funciona como um token, salvando dados de clientes para ser utilizado em compras futuras. Esse procedimento também otimiza o processo de cadastro de informações, aumentando o dinamismo no momento da conversão.

Sistema de pagamento recorrente

O sistema de pagamento recorrente facilita que seus clientes possam realizar pagamentos sem precisar que sua empresa cobre manualmente. 

Esse procedimento é muito útil para empresas prestadoras de serviço, que podem fidelizar consumidores, sem burocracias ou cometendo erros de cobrança indevida.

Antecipação de recebíveis

A antecipação de recebíveis também é um recurso vantajoso das contas digitais. Através dessa solução sua empresa pode antecipar o pagamento de vendas parceladas.

Assim, seu fluxo de caixa pode manter a liquidez, sem precisar recorrer a empréstimos que possuem taxas mais altas e afetam sua capacidade logística e financeira.

Relatórios financeiros

Você também pode produzir relatórios financeiros para entender como está a saúde financeira do seu negócio. Assim, é possível verificar os padrões financeiros da empresa, entradas, saídas e para quais setores está escoando seus recursos.

Com isso, sua empresa ganha mais munição para tomar decisões e realizar mudanças importantes para manter o sucesso do negócio.

Controle de fluxo de caixa

Melhorar o controle do fluxo de caixa também é fundamental para manter a saúde do seu negócio. Essa ferramenta torna mais fácil analisar as entradas e saídas, agilizando o processo de conferência e ajudando na contabilidade.

Além disso, você conta com um cadastro de todos os seus clientes, permitindo observar com rapidez quais estão em dias com pagamento, além de histórico de pagamentos.

Como escolher a melhor conta digital para empresa ME?

Agora que já falamos sobre todos os benefícios que uma conta digital pode trazer para sua empresa, podemos explicar quais critérios são importantes no momento de escolher qual a conta digital ideal para seu negócio.

Confira qual a melhor conta digital PJ para sua microempresa e quais as soluções que ela pode trazer para o funcionamento da sua organização financeira:

Conheça os diferenciais do Asaas

A conta digital Asaas é uma solução completa para empresas ME. Suas ferramentas podem otimizar a logística de pagamentos, melhorar as operações internas, diminuir a burocracia e cuidar da saúde financeira do seu negócio.

Conheça os diferenciais que o Asaas traz para seu negócio:

1. Elimina a burocracia e a papelada

Uma das grandes vantagens da conta digital do Asaas, é reduzir a papelada e evitar burocracias durante todo o processo de abertura e funcionamento da sua conta bancária para empresas. 

Assim, os processos financeiros da sua empresa são realizados com maior eficiência. Além disso, a plataforma de automação do Asaas permite que você agilize a sua rotina financeira, gerência através do aplicativo e online.

2. Oferece os principais meios de pagamento

O Asaas permite que sua empresa ME receba através dos principais meios de pagamentos disponíveis no mercado. Seja pelo boleto bancário ou Pix, a conta digital do Asaas permite que sua organização receba com praticidade e rapidez. 

Além disso, tornando o procedimento mais simples, é possível aderir ao modelo de pagamentos por assinatura – mantendo as contribuições recorrentes.

Oferece o envio de Link de pagamento

O link de pagamento se inclui como uma ferramenta fundamental oferecida pelo Asaas, que torna o processo de cobrança simplificado, evitando a necessidade de existir um site para gerar vendas.

3. Oferece facilidade para cobranças

A plataforma do Asaas também permite maior organização das contas, cadastro de devedores e o desenvolvimento de uma régua de cobrança – mantendo um controle maior dos valores que sua organização precisa receber.

Possibilita o envio de notificações de cobrança

Além disso, também é possível enviar notificações de cobrança para notificar os pagadores. Esse processo ajuda na administração dos valores a receber, assim como evitar a inadimplência das dívidas relacionadas.

Disponibiliza recurso de cobrança recorrente

A cobrança recorrente é importante para empresas, especialmente prestadores de serviços. Essa modalidade torna o processo de recebimento mais eficiente e evita gastos desnecessários em trabalhos manuais e controle de cobranças. 

Ou seja, a logística de recebimentos fica mais fácil aumentando o dinamismo das atividades internas.

4. Garante a redução da inadimplência financeira

A redução da inadimplência também é parte importante da rotina financeira de qualquer empresa que opera transações, vendas ou oferece serviços para a organização. Afinal, clientes inadimplentes podem prejudicar as operações e gerar prejuízos.

Possibilita a consulta e negativação no Serasa

Por isso, o Asaas disponibiliza ferramentas importantes como a consulta e negativação Serasa. Através delas sua empresa pode consultar o histórico de crédito dos consumidores, ganhando mais insumos para decidir se oferece a opção de crédito para eles.

No caso dos consumidores não realizarem pagamentos em dia, também é possível negativar seus nomes através do Serasa, dentro da plataforma do Asaas.

5. Garante suporte 24 horas

Manter um atendimento diferenciado e prestativo é fundamental para uma boa relação entre o Asaas e seus clientes. Por isso, a plataforma oferece suporte 24 horas para contas PJ, com soluções diretas e personalizadas, via chat e atendimento telefônico.

6. Disponibiliza o recurso de antecipação de recebíveis

A antecipação de recebíveis é um recurso que permite sua organização a adiantar valores parcelados, caso eles existam. Com uma taxa muito menor que empréstimos comuns, a antecipação permite maior dinamismo financeiro para seu negócio.

7. Permite o gerenciamento do dinheiro como e quando quiser

Com a conta do Asaas, você ganha autonomia para gerenciar seu dinheiro como e quando você quiser. Assim, você pode realizar diversas movimentações online – tanto pelo desktop, quanto pelo aplicativo do Asaas.

Permite a realização de pagamentos e transferências

Além disso, também é possível realizar pagamentos e transferências sempre que for necessário. Isso permite um dinamismo maior para gerenciar seus retornos sempre que for necessário.

8. Garante o controle do fluxo de caixa

Manter o controle do fluxo de caixa é uma prioridade para qualquer organização que lida com transações financeiras. Afinal, é esse procedimento que confirma a saúde financeira do negócio, demonstrando se estão correndo lucros ou prejuízos.

9. Oferece todos os recursos que uma empresa precisa

A conta digital do Asaas possui todos os recursos que sua empresa  precisa para crescer e atingir todas as suas metas. Não apenas para suprir as necessidades regulares do seu negócio, como também para expandir e atingir novos públicos.

As ferramentas do Asaas garantem uma gestão financeira completa e livre de burocracias, permitindo mais tempo para que sua gestão possa focar em crescer e escalar seu negócio.

Oferece o controle de tudo pelo app Asaas

Sua empresa também garante a agilidade da sua gestão empresarial ao permitir o controle da sua conta digital através do aplicativo do Asaas. 

Disponível para Android e iOS, esse recurso garante que sua organização sempre terá a plataforma do Asaas à disposição para realizar movimentações, consultas, recebimentos e gerenciar todos os seus recursos financeiros.

Disponibiliza integração via API de pagamentos

A API de pagamento é uma solução que melhora as atividades da sua empresa. Com ela, seu negócio pode otimizar toda a experiência do consumidor durante a jornada de compra.

A partir da integração, sua loja virtual ganha recursos que podem ajudar a converter mais consumidores. Afinal, através dela você conta com uma estrutura completa de pagamentos, podendo fidelizar seus clientes e diminuir taxas de abandono de carrinho.

Fornece acesso ao ERP gratuito

A conta digital do Asaas também oferece uma ferramenta ERP: o Base by Asaas

Essa solução ERP é na nuvem, gratuita e completa. Ela agrega diversas funcionalidades para seu negócio – permitindo conciliar serviços financeiros e de gestão para aumentar a autonomia e controle da sua empresa.

Como abrir conta digital para empresas no Asaas?

Se você ficou interessado em utilizar o Asaas para impulsionar o negócio, é muito simples e prático. Em poucos passos, você pode realizar seu cadastro e utilizar a conta digital Asaas e todos os recursos que ela oferece.

Para isso, basta acessar o site do Asaas ou o aplicativo, disponível na loja virtual do seu smartphone, e realizar a abertura de conta. Confira no vídeo abaixo:

Com poucos cliques, sua organização passa a contar com a melhor conta digital para empresas disponível no mercado!

O banner tem a imagem de um notebook e nele está escrito: Chega de burocracia! Com a conta digital do Asaas você tem tudo o que precisa para gerenciar sua empresa em um único lugar. Clique e saiba mais.
O banner tem a imagem de uma mulher e nele está escrito: conta digital PJ completa e sem mensalidade. Nossa conta digital tem tudo o que a gestão da sua empresa precisa. Clique e saiba mais.

2 Comentários

  1. Everaldo Carlos Cortezini

    BOA TARDE.
    Tem como, transforma a Conta PF em CNPJ MEI?

    Responder
    • Redação Asaas

      Olá, Everaldo

      É possível fazer a alteração do cadastro de pessoa física (PF) para pessoa jurídica (PJ), seguindo os requisitos abaixo:

      – O CNPJ deve ser da mesma titularidade do cadastro de pessoa física;
      – O CNPJ precisa estar ativo na Receita Federal;
      – Caso existam cobranças no cadastro de pessoa física, a alteração para o cadastro de pessoa jurídica mantém as cobranças, já que pertencem a mesma titularidade;
      – Só é permitida a alteração de cadastros de pessoa física para cadastros de pessoa jurídica, caso o titular do CPF seja o sócio (ou um dos sócios) do CNPJ.

      Para solicitar a alteração é só seguir o passo a passo abaixo:
      – Acesse o Menu lateral, Configurações da conta, Informações, Dados comerciais;
      – Selecione a opção Pessoa Jurídica em Tipo da conta e preencha os dados solicitados na tela;
      – Em seguida será necessário enviar os documentos correspondentes na aba Documentos.
      A alteração será analisada e tem o prazo de até 2 dias úteis para conclusão. A resposta é encaminhada via e-mail.

      Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.