Conheça o DDA, a forma simplificada do boleto

DDAJá faz alguns anos que essa modalidade de pagamento surgiu no Brasil, chamando a atenção de bancos de todo o mundo. Uma criação das federações e associações de bancos brasileiros, o Débito Direto Autorizado (DDA) é uma solução totalmente online para realizar pagamentos tradicionalmente feitos via boleto. Esse modelo traz vantagens para o empreendedor, que emite a cobrança, e para o cliente, que irá realizar o pagamento de forma segura e totalmente digital.

Como funciona o DDA?

Para que seja possível realizar pagamentos pelo DDA, o consumidor precisa ativar essa função no site de seu banco. Os principais bancos brasileiros disponibilizam esse recurso no home banking. Ao ativar, o cliente estará se cadastrando como um “sacado eletrônico”.

As empresas que emitem os boletos irão checar com os bancos quais clientes possuem essa característica. Os que tiverem, terão seus boletos enviados digitalmente pelo ambiente do DDA. Nessa área do home banking eles poderão visualizar e gerenciar todos os boletos digitais que possuem. Além disso, é possível que ele opte por continuar recebendo os boletos em papel.

Se você é um empresário que deseja aderir ao DDA, é preciso entrar em contato com o gerente de sua conta para que seja possível emitir esse tipo de boleto.

Vantagens do DDA

São várias as vantagens da emissão de boletos eletrônicos. A primeira delas é ambiental: o uso do DDA ajuda a diminuir o uso de papel para a impressão dos boletos que são enviados via correio. Esse tipo de frete exige ainda a utilização de outros recursos como energia elétrica, combustível e água. Por isso, o DDA representa uma economia significativa para o planeta.

Além do fator ambiental, o DDA traz vantagens interessantes para os seus clientes, tais como:

– Um ambiente seguro para visualizar todas as cobranças digitais;

– Segurança na realização do pagamento;

– Mais praticidade, já que não é preciso digitar os números do código de barras;

– Não enfrentará problemas com o não recebimento dos boletos.

Essa modalidade também é atrativa para os seu negócio, pelos seguintes motivos:

– Diminuição do atraso nos pagamentos;

– Redução do custo com papel e impressão dos boletos;

– Elimina o problema de extravio de boletos durante o envio ao cliente;

– A cobrança é mais rápida, podendo se concretizar em um dia útil;

– Evita fraudes;

– Reduz a inadimplência.

DDA não é débito automático

O débito automático é um dos métodos de pagamento preferidos dos credores. Afinal, o cliente nunca esquecerá de realizar o pagamento. Contudo, esse modelo não possui a mesma aceitação entre os sacados, uma vez que não é possível optar por atrasar alguma conta, algo possível no DDA.

É preciso visualizar o DDA como um ambiente digital onde os boletos estão centralizados. O seu cliente continua com o poder de decisão sobre o pagamento deles. Ao abrir o sistema ele poderá escolher quais boletos irá pagar, além de agendar pagamentos e visualizar os que já foram quitados.

O fato do boleto ter se tornado online não significa que ele se tornou débito automático. Se o sacado atrasar, ou não pagar, algum dos boletos existentes no DDA, estará sujeito às mesmas penalidades do boleto tradicional como multas, juros por atraso, além de suspensão dos serviços contratados.

Agora que você já conhece melhor o DDA, está pensando em ativá-lo no seu banco? Você irá incentivar seus clientes a usarem esse método? Deixe sua opinião nos comentários.

DDA

Gerar boleto

Esteja sempre bem informado sem pagar nada!

Cadastre-se e receba um e-mail semanal com as últimas novidades do blog.