Como funciona cobrança recorrente com boletos?

como gerar boletoUma opção interessante para efetuar as cobranças do seu software como serviço é delegar esta função a uma instituição bancária previamente contratada. Para isso, basta que você solicite ao gerente do banco que a conta de sua empresa seja habilitada para a transação, e assim, comece a gerar o título de cobrança para seus clientes. Tais títulos podem ser pagos casas lotéricas, supermercados, agências bancárias e dos Correios e ainda através dos sistemas de facilidades oferecidos pelos bancos, como o internet banking.

Como começar a gerar boleto?

Após realizar o contrato com o banco, você poderá solicitar sua carteira de cobrança, escolhendo entre duas opções: com ou sem registro. Na primeira opção, o cedente (no caso, a sua startup SaaS) paga à instituição bancária assim que o carnê é emitido, independentemente da realização do pagamento pelo sacado (o seu cliente).

No caso da carteira de cobrança sem registro, o cedente emite o boleto para o sacado e, em até 2 dias úteis após cair o pagamento, sua empresa deve pagar ao banco uma taxa fixa, que gira em torno de R$ 3,00 por boleto. Este modelo é o mais adotado entre PMEs, profissionais liberais e lojas online.

Se a sua companhia vai gerar o boleto em papel impresso, você deve dispor de uma infraestrutura para impressão da conta e terá que incluir no seu orçamento os gastos com a impressora, papel e com o envio ao cliente.

É muito importante estabelecer uma organização rígida na área de cobrança, mantendo sempre o contato com o gerente do banco contratado. Certifique-se de que o seu consumidor seja bem orientado sobre as formas de pagamento, a possibilidade de digitação ou escaneamento do código de barras e sobre a segurança do sistema.

Economia e controle

Essa opção oferece muitas vantagens, como a praticidade, rapidez e o maior controle sobre suas finanças. O equilíbrio e o domínio sobre o seu rendimento acontece mais facilmente, já que o montante será programado para cair na sua conta em determinado dia do mês. Os custos com a infraestrutura de acompanhamento das vendas e de cobrança também serão reduzidos, o que possibilita um maior foco no seu produto e em seus empreendimentos.

Outro ponto notável e que demonstra a praticidade no uso deste tipo de pagamento é o da administração de taxas juros, diretamente gerenciada pelo banco, que calcula as porcentagens e cobra as taxas de manutenção sobre algum tipo de atraso ou falta com o pagamento.

Existem maneiras rápidas e eficazes de emissão e controle de boletos, com ferramentas disponíveis na web e softwares especializados. Estes aplicativos geram os carnês com facilidade, você pode até utilizar os aparelhos móveis de seus profissionais para o serviço. Com isto, o controle poderá ficar ainda mais preciso.

Eficiência do negócio

A agilidade nesta etapa do processo de vendas ocorre porque o sistema é congruente com as possibilidades da tecnologia. Seu cliente pode pagar diretamente via internet banking, ou até mobile banking.

Você pode até disponibilizar um link para o download do aplicativo da instituição bancária parceira em seu website. Certifique-se de que o banco é mesmo promissor  antes de fechar o contrato. Verifique se ele investe em inovação e em tendências, como por exemplo o NFC (near field communication, ou seja, o pagamento é realizado pela simples aproximação entre o smartphone e a máquina de cartões) e QR Code (leitura de dados criptografados para transações diretas no dispositivo móvel).

Satisfação para o consumidor

É necessário manter uma base de informações sobre seus clientes e os serviços contratados, no prazo que você eleger – por venda, mensal, semestral, anual, dentre outros – para enviar corretamente os boletos, com os valores adequados e os serviços devidamente discriminados.

Se a sua intenção é tratar cada um dos clientes individualmente, com a possibilidade de agregar serviços ao longo do mês, a cobrança via boleto bancário pode ajudar a conceder maior personalização para o usuário dos seus serviços. Você pode deixar que ele escolha a melhor data para pagar e, ao valor fixo mensal, você adiciona as soluções extras que você tenha realizado para o seu cliente.

Sua companhia já experimentou as vantagens e os desafios da cobrança feita por boleto? Qual foi o feedback dos clientes? Deixe seu comentário!

banner_rodape

Gerar boleto

Esteja sempre bem informado sem pagar nada!

Cadastre-se e receba um e-mail semanal com as últimas novidades do blog.