O boleto bancário é uma das formas de pagamento mais escolhidas pelos brasileiros. Disponibilizar essa modalidade de transação proporciona ao cliente maior poder de escolha e passa a sensação de confiabilidade ao negócio.
Ainda que existam outras formas bastante utilizadas, como Pix e cartão de crédito, por exemplo, o boleto segue sendo uma opção dos consumidores. Afinal, pode ser pago tanto digitalmente, quanto por meios mais tradicionais, como bancos ou locais credenciados.
Oferecer diversas formas de pagamento é uma forma importante de combater a inadimplência, e com boleto, é possível resguardar a empresa em caso de falta de pagamento. Para entender mais sobre pagamento por boleto, continue a leitura.
Por que é importante oferecer pagamento por boleto?
Como uma das formas de pagamento mais utilizadas do Brasil, o boleto é um instrumento de cobranças muito importante para empresas. Ele permite que pessoas que não possuem cartões de crédito, contas bancárias ou até mesmo acesso à internet realizem compras.
Assim, as empresas alcançam diferentes públicos, oferecendo a todos um meio de pagamento acessível e inclusivo. Além de aumentar as chances de conversão de venda, uma vez que diversos meios ficam disponíveis para o cliente terminar uma compra.
O pagamento por boleto também dá mais segurança às empresas a respeito do fluxo de caixa, garantindo mais informações sobre quem pagou e quando. Isso dá à empresa instrumentos para combater a inadimplência e evita pagamentos em duplicidade.
Como funciona o pagamento por boleto?
O pagamento por boleto bancário funciona de uma forma bem simples, e pode ser feito em bancos ou até pelo celular.
Este documento contém um código de barras, sequência numérica, além da identificação do produto e/ou serviço, que serão emitidos após a confirmação do pagamento.
Assim, para a emissão do boleto, é necessário preencher todas as informações de pagamento e valor. Após a emissão, é possível pagá-lo em qualquer instituição financeira ou estabelecimento conveniado até a data de vencimento.
Todos os boletos emitidos por instituições bancárias são padronizados. Assim, após o pagamento do boleto, o banco responsável irá creditar o valor da conta do recebedor seguindo o período de compensação.
Quanto tempo demora para compensar o pagamento de um boleto?
O tempo de compensação de boleto varia conforme o horário e com a instituição. De maneira geral, esse prazo é de 1 a 3 dias úteis após a confirmação de pagamento.
Caso o cliente pague dentro do mesmo dia, ainda em horário comercial bancário, a compensação pode acontecer no dia seguinte. Porém, após o horário ou em finais de semana/feriados, o tempo de compensação tende a ser maior.
Como instituição financeira, o Asaas oferece duas formas de receber ao dia. Caso o pagamento aconteça até 13h29, a empresa recebe no mesmo dia. Se o pagamento acontecer a partir das 13h30 até às 23h59, a compensação ocorre no dia seguinte.
O que é a antecipação de pagamento por boletos bancários?
Em algumas plataformas e contas digitais, como o Asaas, é possível solicitar o recebimento dos valores das cobranças antecipadamente.
Para o empreendedor, ter essa possibilidade pode ser bastante vantajoso, principalmente em momentos de instabilidade no fluxo de caixa. Com a antecipação, é possível evitar crises e equilibrar a gestão financeira.
Para realizar a antecipação de recebíveis no Asaas, é preciso:
- Abrir uma conta digital PJ, gratuita e sem mensalidade;
- Acessar a opção “Antecipações”, conferir os limites, realizar uma simulação para conhecer as taxas.
- Depois, selecionar a cobrança que será antecipada e o valor desejado;
- No próximo passo, será possível identificar os valores de antecipação e das taxas e, caso esteja de acordo, prosseguir com a proposta.
É possível, também, antecipar cobranças específicas, acessando a cobrança manualmente. Assim, o negócio recebe antes os pagamentos por boleto ou cartão de crédito.
É legal cobrar taxa de boleto para o pagador?
Conforme o artigo 39 do Código de Defesa do Consumidor (CDC), a cobrança das taxas relativas à emissão de um boleto bancário são abusivas. Ou seja, não é permitido repassar o valor das taxas ao cliente.
O pagamento das taxas é obrigação da empresa responsável pela emissão. O cliente deve somente realizar o pagamento do boleto bancário com o valor do produto e/ou serviço que está comprando.
Vale ressaltar que, mesmo que esteja prevista em contrato, essa cobrança deve ser revista pelo cliente. É importante que, caso isso aconteça, o cliente entre em contato diretamente com o Procon da cidade a fim de reaver essa taxa.
O artigo 51 do CDC também prevê que todas as cláusulas de contrato que repassem as responsabilidades do fornecedor ao cliente se tornam nulas.
Entre elas, está o pagamento das taxas de boleto. Apenas juros e multa podem e devem ser repassados para o comprador.
Qual o cálculo de juros e multa de boleto?
Com base no Código de Defesa do Consumidor e no Código Tributário Nacional, as taxas máximas de juros e a multa são fixadas por lei. Assim, os juros de atraso não podem passar de 1% ao mês, segundo o artigo 161, parágrafo 1º do Código Tributário Nacional.
Já de acordo com artigo 52 da Lei 8078 do CDC, a taxa da multa não pode ser maior que 2% do valor do boleto.
Quais são os tipos de pagamento por boleto bancário?
Embora seja um dos métodos mais conhecidos no Brasil, existe mais de uma forma de realizar pagamento por boleto bancário. Todas elas variam entre as instituições, que podem ou não oferecer tipos de pagamento.
É importante conhecer todas as possibilidades antes de implementá-las ao negócio, a fim de garantir maior variedade de escolha aos clientes. Afinal, é importante buscar por mais praticidade e flexibilidade tanto para quem emite, quanto para quem paga.
1. Pagamento por boleto à vista
Essa forma de pagamento engloba o valor completo de um produto, pago uma única vez. Geralmente, nesse tipo de boleto, as empresas optam por oferecer algumas condições atrativas, como uma porcentagem de desconto.
É uma das opções mais comuns, já que pode ser utilizada em ocasiões esporádicas, oferecendo para ambas as partes da transação maior flexibilidade. Ideal para serviços/compras pontuais ou situações sem uma periodicidade de pagamento.
2. Pagamento por boleto parcelado
Também conhecido como carnê, essa modalidade de pagamento é bastante utilizada para vendas a prazo. Assim, o cliente pode optar por parcelar uma compra, utilizando o boleto bancário como meio de pagamento.
É ideal para clientes que não possuem acesso ao crédito. No Asaas, ao gerar pagamento por boleto parcelado, o cliente recebe todas as cobranças de uma vez e se organiza para pagar no prazo.
3. Boleto recorrente
No caso do pagamento recorrente, o cliente recebe periodicamente a cobrança de mesmo valor por um produto ou serviço. Geralmente, esse tipo de pagamento é uma boa opção para estabelecimentos que realizam recebimento de pagamentos mensais.
Por exemplo, escolas, academias, condomínios, ou outros serviços de assinatura, como streamings, podem optar pelo boleto recorrente.
Além disso, a empresa também possui maior previsibilidade da receita, já que entende que o cliente pagará na data prevista em cada boleto.
4. Pagamento por boleto com QR code
Algumas instituições oferecem a possibilidade de realizar pagamentos por boleto com QR code. Assim, opta-se pelo código de barras ou pelo recurso do Pix, com recebimento instantâneo.
Com o QR code, o pagamento pode acontecer em qualquer horário ou dia da semana, sem a espera da compensação de boletos bancários. Assim, é uma opção mais acessível de fazer o fluxo de caixa girar.
Na plataforma do Asaas, todos os boletos podem ser emitidos com QR code. Basta optar por “boleto bancário / Pix” na hora de informar os meios de pagamento ao cliente. Com isso, o QR code será emitido automaticamente no boleto.
5. Link de pagamento
Uma forma de conseguir massificar a cobrança para os clientes é por meio do link de pagamento. Ao personalizá-lo, é possível enviar uma mesma cobrança para mais de uma pessoa, com opções de forma de pagamento para escolha.
Assim, os clientes têm a liberdade de escolher o boleto como forma de pagamento pelo produto ou serviço oferecidos pela empresa. Com um só link, é possível enviar para diversos consumidores interessados realizarem a compra.
Por isso o link de pagamento, além de ser bastante prático, é eficiente na gestão do negócio, e ainda dá mais autonomia no processo de checkout da compra, minimizando os riscos de abandono da compra.
Como receber pagamento por boleto em atraso?
É possível que o cliente possa esquecer de realizar o pagamento por boleto em dia. Por isso, o Banco Central do Brasil permite, desde 2018, que os boletos possam ser pagos após a data de vencimento.
No entanto, dependerá de cada instituição financeira receber o valor já com as correções monetárias ou realizar a geração da 2ª via do boleto.
É importante ressaltar, porém, que haverá cobrança de juros e multa por atraso no pagamento, que ficam sob responsabilidade do pagador.
Em algumas plataformas de pagamento já é possível enviar o boleto com as configurações de cobrança de juros e multa automática. Assim, o cliente não precisa se preocupar em solicitar a segunda via, já que o novo valor será calculado na hora do pagamento.
Caso o cliente não realize a compra, é possível recorrer ao protesto do boleto bancário, que possui algumas especificidades. Confira nas próximas linhas.
Como gerar boleto para receber pagamento?
É possível emitir boletos para receber pagamentos em poucos cliques usando plataformas de instituições financeiras ou bancos. O mais indicado para um negócio, no entanto, são instituições que possuam um sistema de gestão e emissões.
Além de tornar o processo de emissão mais fácil, essas plataformas ainda garantem eficiência na gestão de pagamentos e organização geral das finanças do negócio.
Para gerar o boleto, algumas informações são necessárias, como:
- Cedente, sendo a instituição que receberá o pagamento;
- Valor do documento;
- Prazo de vencimento; e
- Sacado, sendo quem pagará o documento.
Com o Asaas, a empresa ainda pode se beneficiar de outras ferramentas exclusivas, que integram, via API de boleto, soluções estratégicas de vendas.
Não é só isso: também garante mais agilidade na implementação de outras formas de pagamento em sua empresa, melhora a jornada de cobrança e ainda possibilita a antecipação do pagamento.
Como emitir boleto no Asaas
Para oferecer o pagamento por boleto ao cliente, é possível contar com uma conta PJ segura, que auxiliará no processo de emissão de novas cobranças. O Asaas é a melhor conta para receber de seus clientes, e é possível criar novas cobranças em poucos cliques.
Confira o passo a passo para emitir o seu boleto de pagamento:
O Asaas também oferece uma plataforma de gestão financeira, ERP, links de pagamento, negativação no Serasa e muito mais. Conheça todas as funcionalidades da plataforma e comece a emitir seus boletos bancários no Asaas!