Vida de profissional autônomo: aplicativos que ajudam na rotina de trabalho

02F53802

Buscar maneiras de otimizar sua rotina de trabalho pode ser um grande diferencial para quem atua como profissional autônomo. Com uma maior organização das suas tarefas diárias, você poderá atender mais clientes e de maneira mais satisfatória do que outros profissionais que ficam perdidos em meio a um excesso de compromissos, atrasos e dificuldades na entrega do que foi contratado.

Neste contexto de busca pela otimização do tempo e qualidade do trabalho realizado, a tecnologia se mostra uma excelente aliada na vida dos profissionais autônomos. Atualmente é possível ter aplicativos que facilitam e organizam toda a rotina de trabalho, desde listas de tarefas até mesmo para pedir um táxi.

Mas escolher esses aplicativos é a grande questão, afinal, são muitas opções. Para ajudá-lo, elaboramos abaixo uma pequena lista de aplicativos indispensáveis para a sua rotina de trabalho.

Comunicação e mobilidade

Estar em contato com clientes e parceiros e poder visitá-los quando necessário faz parte do dia a dia dos profissionais autônomos. O problema é que essas atividades podem consumir muito tempo e atrapalhar a rotina de trabalho. Assim, é importante ter aplicativos que agilizem essas tarefas.

O WhatsApp é o aplicativo mais indicado para troca rápida de mensagens. Popular e muito usado no Brasil, pode ajudar qualquer profissional a tirar dúvidas de clientes ou até mesmo fechar novos negócios. Se a presença física for obrigatória, o profissional pode aproveitar o EasyTaxi para pedir táxi com mais rapidez ouo o Wase para encontrar o caminho mais livre de trânsito até o local onde o cliente se encontra.

Aplicativos de sincronização

Ter seu trabalho salvo e sincronizado em todos os dispositivos é uma grande vantagem para o profissional autônomo. Ao invés de levar um grande notebook até o cliente, pode visitá-lo apenas com um tablet, fazer as anotações necessárias e já ter as informações no computador do trabalho.

Essa função é muito bem executada por pelo menos quatro aplicativos: Google Drive, SkyDrive, Dropbox e Evernote. Os três primeiros são muito semelhantes, com alguma vantagem para o Google Drive graças à sua integração com o Gmail. Já o Evernote pode ser um complemento aos outros, já que permite a rápida criação de anotações e lida muito bem com notas escritas à mão.

Outros aplicativos que o profissional autônomo deve conhecer

Trello

O Trello é um aplicativo muito útil para profissionais autônomos que têm dificuldade em organizar seus trabalhos, sofrendo para saber o que foi feito e em qual estágio estão. Através do Trello é possível listar projetos, tarefas, atividades, criar cronogramas e acompanhar através de gráficos o desempenho do trabalho.

Extremamente útil para profissionais que trabalham via meios digitais, mas pode ser de grande proveito para aqueles que precisam de uma ferramenta que ajude a ter uma visão ampla de cada serviço para cada cliente.

Wunderlist

A Wunderlist é uma lista de tarefas diárias utilizada por mais de 6 milhões de pessoas ao redor do mundo. Ela é grátis e em português. Nela é possível organizar desde viagens até a ida para o supermercado, economizando tempo e otimizando a gestão do seu dia.

Diferencia-se do Trello por ser mais focada em listas de tarefas por fazer. Aquelas tarefas que devem ser renovadas todo início de dia. Permite a criação de alertas, sincronização com vários dispositivos móveis, atualizações por e-mail e compartilhamento com outras pessoas.

iZettle

O iZettle é um aplicativo que une a praticidade de administrar suas finanças pela internet com a comodidade de receber pagamentos de cartão de crédito ou débito através do celular ou tablet. Através de um pequeno gadget que precisa ser acoplado ao aparelho (e adquirido separadamente) é possível receber o pagamento de seus clientes sem a necessidade de bancos, boletos ou transferências.

Cobrando uma pequena taxa por cada transação, o iZettle traz praticidade e agilidade para a sua rotina de trabalho, simplificando a maneira como você lida com as finanças da profissão.

Ficar atrasado, não saber por onde começar e esquecer tarefas são coisas do passado. Os aplicativos estão aí para ajudar a todos, inclusive o profissional autônomo que quer trabalhar sem preocupações, se dedicando inteiramente na qualidade do serviço.

Já baixou algum desses aplicativos? Conhece outros que também são úteis? Deixe seu comentário!

banner_rodape

Gerar boleto

Esteja sempre bem informado sem pagar nada!

Cadastre-se e receba um e-mail semanal com as últimas novidades do blog.