Quais são as vantagens e desvantagens do Scrum?

por Gestão de Negócios

Publicado em 1 de março, 2017 | Atualizado em 20 de dezembro, 2023

Se você está pensando em adotar uma metodologia de gestão rápida e focada na qualidade do seu projeto de Software com Serviço (SaaS, da sigla Software as a Service), pode ser que a scrum seja a solução ideal para os seus problemas. A proposta dele é dividir o projeto em ciclos, chamados de Sprints.

Cada um deles é representado por uma Time Box, dentro da qual se encontra um conjunto de atividades a ser executado. Entretanto, antes de tomar a sua decisão, esteja preparado para o outro lado da moeda.

Quais as consequências de se seguir um método de gestão com essas características? Confira a seguir quais são as vantagens e desvantagens do Scrum!

Quais são as vantagens e desvantagens do Scrum?

Descubra quais são as vantagens e desvantagens do Scrum:

Vantagens do scrum

Veja quais são as principais vantagens do Scrum:

1. Realização

A conclusão por etapas é extremamente motivadora para a equipe. A sensação de realização e de conclusão do trabalho é antecipada para cada etapa. Isso ajuda a manter a animação.

2. Transparência

A metodologia prevê que o projeto seja observado e acompanhado por todos que fazem parte dele ou que fazem parte da organização. Algo que não é previsto em outras propostas de gestão.

3. Redução das falhas

O foco da metodologia na qualidade faz com que haja uma redução dramática na quantidade de bugs nos softwares produzidos sob essa gestão.

4. Reordenação

A segmentação do projeto torna possível inverter prioridades, de acordo com o andamento de cada etapa, e concentrando esforços para finalizar etapas que ainda não foram terminadas, por exemplo.

Desvantagens do scrum

Conheça algumas das desvantagens do Scrum:

1. Visão segmentada

A segmentação e a tentativa de ser ágil pode levar a equipe a perder a perspectiva do projeto como um todo. Causando falhas na hora de encaixar as partes e concluir o programa.

2. Falhas de documentação

O fato da gestão do projeto ser dividida em caixas faz com que, muitas vezes, apenas as etapas estejam documentadas. Dessa forma, o projeto não tem um acompanhamento passa a passo como um todo.

3. Problemas com prazos

O foco na qualidade de cada uma das etapas pode levar a atrasos. Gerando, dessa forma, desgastes com os clientes na negociação de novos prazos.

4. Referências difíceis

Não se trata da única metodologia ágil disponível no mercado e, muitas vezes, é difícil encontrar bons scrum masters para adotar como referência no projeto. Agora que você já conhece os prós e contras do scrum na hora de gerir projetos SaaS, está mais apto para tomar a sua decisão.

A metodologia promete entregas rápidas, contínuas e frequentes de programas funcionais, a partir da cooperação entre a equipe de trabalho e de negócio. Os objetivos são excelência técnica e simplicidade.

Mas nem sempre consegue cumprir seu principal objetivo, que é reduzir dificuldades como a falta de planejamento, mudança frequente de requisitos, escopo sem definição adequada, ausência de envolvimento do cliente e problemas de comunicação.

Se quiser se preparar ainda mais antes de optar pelo método de gestão, informe-se também sobre Xtreme Programing, DSDM e Feature Driven Development e outras metodologias ágeis.

Para facilitar essa tarefa, o Asaas oferece um ERP SaaS, responsável por integrar e automatizar processos empresariais. Por meio desse sistema, você consegue analisar todas as informações importantes por meio de um único lugar.

O banner tem a imagem de um notebook e nele está escrito: Chega de burocracia! Com a conta digital do Asaas você tem tudo o que precisa para gerenciar sua empresa em um único lugar. Clique e saiba mais.
O banner tem a imagem de uma mulher e nele está escrito: conta digital PJ completa e sem mensalidade. Nossa conta digital tem tudo o que a gestão da sua empresa precisa. Clique e saiba mais.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.