M-Payment: o que é mobile payment e como impacta as empresas

por Gestão de pagamento

Publicado em 30 de janeiro, 2014 | Atualizado em 19 de setembro, 2023

Todos os dias podemos sentir os impactos do avanço tecnológico em nossas vidas – e com o dinheiro não é diferente. As principais ferramentas para realizar pagamentos, transferências e outras funções financeiras estão em constante mudança.

Por isso, sua empresa precisa estar atenta para essas inovações e entender como pode se adaptar, para oferecer os melhores produtos e serviços para seus clientes. E nisso incluímos os meios de pagamento.

Entre as tecnologias que mais se popularizaram, está o Mobile Payment, ou m-payment, que consiste no uso do celular como forma de pagamento ao invés do tradicional cartão. Neste artigo explicaremos tudo sobre essa novidade. Continue lendo!

O que é M-payment?

O mobile payment também é conhecido como dinheiro móvel ou carteira móvel, já que representa qualquer transação financeira feita digitalmente através de um aparelho móvel. 

Segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), desde 2013, a internet e o mobile banking assumiram a liderança na preferência do consumidor para operações bancárias. Desde então, os processos financeiros via smartphone estão evoluindo cada vez mais.
Hoje esse processo já evoluiu dos pagamentos via aplicativo, para o pagamento via “Wallet” nos celulares. Basta cadastrar seu cartão de crédito no celular e aproximar da maquininha para realizar seu pagamento.

O Mobile Payment é seguro?

Sim, o uso dessa modalidade de pagamento conta com diversos recursos de segurança de dados, assim como os métodos tradicionais de pagamento. 

Como qualquer novidade, muitas vezes existem hesitações por parte do público para o uso, porém, os desenvolvedores garantem a integridade da operação.

Entre os principais processos envolvidos na execução do mobile payment está a tokenização. Essa tecnologia substitui os dados do cartão do usuário por uma sequência numérica aleatória, chamada de token.

O banco e a operadora enviam as informações de volta aos aplicativos de pagamento, que registram no smartphone. Por isso, se o aparelho for clonado os criminosos não terão acesso a nenhum dado.

Como funciona o pagamento móvel?

A maior parte dos bancos oferecem alguma forma de sistema de pagamento móvel para seus clientes. Basta acessar seus aplicativos para encontrar essa função. Porém, muitos celulares de gerações mais novas possuem a capacidade de substituir o cartão como método de pagamento para máquinas de aproximação.

O contrário também pode ocorrer. Aplicativos de instituição de pagamentos, como o Asaas, também podem funcionar como dispositivos de cobrança – facilitando para que lojistas aceitem pagamentos via cartão sem a maquininha.

Qualquer celular pode realizar transações de pagamento móvel?

De modo geral, os celulares modernos possuem alguma modalidade de m-payment disponível, a partir de aplicativos bancários ou de pagamentos. Por isso, esses aparelhos precisam contar com lojas virtuais.

Smartphones mais antigos podem contar apenas com m-payments através dos Apps bancários – realizando pagamentos de contas e realizando transações entre bancos. Pagamentos de boleto e Pix são exemplos de pagamentos móveis feitos nos aplicativos de smartphone mais comuns.

Qual a vantagem do pagamento móvel em relação a outros pagamentos eletrônicos?

Existem inúmeras vantagens de mobile payment. Essa prática é o futuro dos pagamentos, além de oferecer diversas oportunidades para que empresas e consumidores tenham maior autonomia para realizar transações.

Além de seguro, o m-payment permite maior agilidade nas demandas financeiras das empresas, aumentando as possibilidades de vendas e tornando o processo de pagamento mais simples.

Por isso, esse recurso vem se tornando cada vez mais uma vantagem competitiva para marcas e organizações que facilitam os meios de pagamento para consumidores. 

Eles também democratizam o processo, para que vender mais seja cada vez o foco para pequenas e médias empresas. Afinal, resultam em menos gastos para os vendedores que os modelos tradicionais de pagamento.

Quais são os tipos de M-payment?

Vale mencionar que existem diversas modalidades de pagamento móvel. Cada uma dessas modalidades cumpre diferentes funções, servindo para possibilitar que os consumidores resolvam suas operações financeiras com praticidade.

Essas modalidades também são importantes para as empresas, que podem oferecer recursos para aumentar a variedade de formas de pagamento.

Confira quais são os principais tipos de m-payment disponíveis no mercado e como podem se aplicar na sua empresa:

1. Leitoras de cartão para celular

Empresas de tecnologia estão desenvolvendo dispositivos leitores de cartão de crédito e débito para smartphones. Em geral, os comerciantes pagam taxas menores em transações feitas por esse método. Esses aparelhos podem substituir as tradicionais máquinas de cartão em alguns mercados.

2. Near Field Communications (NFC)

É uma tecnologia que realiza a transação por aproximação. O estabelecimento comercial deve possuir um leitor específico e o seu aparelho celular também precisa ter o recurso instalado. 

Ao aproximar o aparelho do leitor, você pode confirmar a compra no seu celular e ter a segurança de que ninguém viu você digitando sua senha.

Essa prática está cada vez mais comum, especialmente pela existência de cartões que também realizam pagamentos por aproximação. Isso tornou a maior parte das máquinas mais receptivas para esse tipo de transação.

3. Pagamentos pela rede de celular

Esse é um dos métodos com maior potencial, pois não exige do cliente, ou do vendedor, o uso de aparelhos ou recursos adicionais. A transação é feita pela rede da operadora, que transfere os valores ao comerciante.

4. Pagamentos de ponto de venda

Também chamados de “mobile point of sale”, essa solução transforma dispositivos móveis em pontos de venda para receber pagamentos. Isso torna o processo de transação bastante acessível.

Basta que o consumidor tenha acesso ao leitor para pagar as contas, podendo ser um leitor de QR Code Pix, por exemplo.

5. Pagamentos de ciclo fechado

Esse modelo de pagamento é voltado para atender exclusivamente clientes das redes de grandes empresas. Empresas como Apple, Samsung, Google e Paypal possuem aplicativos destinados a receber pagamentos virtuais.

6. Pagamentos via operadora

Apesar de estar caindo em desuso, essa modalidade de m-payment ainda pode ser encontrada. No pagamento via operadora, ao invés de deduzir os valores do crédito bancário do cliente, são retirados da conta telefônica ou cartão SIM do cliente.

7. Pagamentos via aplicativo

Os aplicativos estão entre as ferramentas mais comuns utilizadas para pagamentos móveis, especialmente para contas digitais PJ. Algumas empresas possuem pagamentos específicos para realizar essas operações, tornando o processo seguro e acessível.

Os smartphones mais recentes já vêm com recursos nativos para essas operações.

O Asaas, por exemplo, possui essa ferramenta dentro do seu dispositivo. Essa função se chama “Cobrar Agora” e permite que seu cliente efetue pagamentos presenciais por Pix ou cartão de crédito.

Para isso, basta cadastrar os dados do cartão do consumidor dentro do aplicativo ou gerar um QR Code Pix para converter a cobrança. Tudo com segurança, praticidade e eficiência. Baixe o app Android e IOS!

8. Transações recorrentes

Além disso, vale ressaltar que os mobile payment também são úteis para transações recorrentes e que fazem parte da rotina financeira da maior parte dos brasileiros. Com a criação do Pix, esse tipo de recurso se tornou cada vez mais comum, tanto para transações pessoais, como comerciais.

Pagamento de produtos ou serviços podem ser feitos em poucos segundos através de QR Code ou chaves de transação. Além disso, sua empresa também pode usar o m-payment para transações de vendas recorrentes ou pagamentos de assinatura, com pagamento de boletos via App.

Como receber pagamento mobile?

O mobile payment é o futuro das transações financeiras, cada vez mais rápidas e práticas. Porém, isso também exige que sua empresa se adapte a esse modelo de negócio, para usufruir dos benefícios que essa tecnologia traz.

Confira quais soluções são possíveis implementar no seu negócio para oferecer o m-payment aos seus consumidores: 

QR Code Pix

O QR Code Pix é uma das ferramentas mais úteis para utilizar o Pix em seu estabelecimento, permitindo que seus clientes realizem pagamentos através de aparelhos móveis. Existem duas modalidades de QR Code Pix: QR Code Dinâmico e QR Code Estático.

O Dinâmico é para uso exclusivo de cada transação, necessitando que informações adicionais sejam inseridas sobre o recebedor. Já o Estático permite que seja lido para múltiplas transações, definindo um valor fixo ou inserção de novos valores para pagamento.

Link de pagamento

O link de pagamento permite que você cobra seu cliente através de um sistema prático e seguro, tanto para cobranças avulsas, parceladas ou recorrentes. Essa ferramenta é uma das formas mais simples de converter vendas ou receber doações.

Ao gerar um link de pagamento, você pode definir um valor fixo ou permitir que seu cliente escolha, enviando através de canais como as redes sociais ou WhatsApp.

Como usar aplicativos para Mobile Payment?

Conforme mencionamos, existem muitos tipos de aplicativos que podem servir como solução para mobile payment. Os bancos possuem seus próprios aplicativos digitais que podem ser utilizados para realizar pagamentos com praticidade.

Algumas empresas também oferecem Apps de ciclo fechado, utilizados para pagamentos internos e das suas próprias contas e produtos. Porém, existem aplicativos modernos e que permitem maior autonomia para sua empresa oferecer o m-payment como vantagem competitiva. Confira:

Recursos do aplicativo do Asaas

O aplicativo do Asaas é o mais completo do mercado, oferecendo mais recursos para sua empresa crescer e atingir seus objetivos. Além de oferecer uma usabilidade simplificada, o app do Asaas possui os principais recursos necessários para a rotina financeira da sua empresa. 

Confira algumas das principais vantagens de utilizar o aplicativo do Asaas como solução de mobile payment:

1. Criar cobrança

O Asaas permite que sua empresa ofereça os principais meios de pagamento aos seus consumidores. Assim, é possível abranger uma parcela maior do mercado, permitindo que cada cliente pague através do método que considera mais adequado.

Essa variedade também valoriza suas estratégias financeiras, tornando possível criar campanhas e promoções que sejam direcionadas para os métodos de pagamento que mais trazem resultados para seu negócio.

2. Habilitar notificação de cobrança

As mensagens de cobrança são essenciais para combater a inadimplência no momento de pagamentos.

Com o desenvolvimento de uma régua de cobrança, sua empresa pode notificar seus consumidores nos dias próximos da cobrança, no dia de pagamento e também após o prazo de vencimento.

3. Criar Link de Pagamento

Como já mencionamos, os links de pagamento são ferramentas ideais para vender em diferentes canais além dos sites e e-commerces. Com ele, você pode direcionar seu consumidor para o ambiente final de pagamentos.

Nesse ambiente, os consumidores podem definir qual método de pagamento preferem utilizar, além de optar por soluções como parcelamento.

4. Fazer simulação de Vendas

Com o Asaas também é possível realizar simulações de vendas. Esse recurso é fundamental para entender como alguns métodos de pagamentos vão afetar seus ganhos, a partir de taxas e juros.

Dessa forma, é possível estabelecer estratégias para momentos de aumento de vendas, como durante o Natal e a Black Friday.

5. Fazer transferências

Realizar transferências entre contas também é muito importante para um aplicativo de pagamentos. Afinal, movimentar os recursos do seu negócio para áreas onde é necessário é parte fundamental da gestão financeira.

Com o aplicativo do Asaas, você pode realizar transferências para pagar colaboradores, fornecedores, realizar investimentos e pagar contas.

6. Realizar o controle de Recebimentos e Inadimplência

Controlar recebimentos e seus consumidores inadimplentes é muito importante dentro de uma organização em crescimento. 

Afinal, é bom possuir um sistema eficiente de notificações para avisar os clientes da necessidade de pagamento – porém, também é preciso gerir esses consumidores e a situação entre eles e sua empresa.

7. Oferecer os principais meios de pagamento

Por possibilitar todas essas funções, o aplicativo do Asaas é o mais completo do mercado para ajudar sua empresa a manter suas finanças em ordem, além de otimizar seus processos financeiros.

Além disso, com o aplicativo do Asaas, sua empresa também pode oferecer diferentes métodos de pagamento disponíveis no mercado, Com eles, sua empresa tem uma vantagem competitiva para abranger uma parcela maior do mercado e criar estratégias para cada um deles.

8. Receber através do Cobrar Agora

O Cobrar Agora é uma ferramenta especial do aplicativo do Asaas, que permite a sua empresa receber presencialmente através do Pix ou cartão de crédito, mesmo sem possuir uma maquininha.

Para utilizar essa função, basta cadastrar os dados do cartão do seu cliente dentro da plataforma, escolher se o pagamento será à vista, parcelado ou recorrente – e, por fim, finalizar a cobrança.

Da mesma forma, também é possível utilizar o Cobrar Agora para aceitar pagamentos via Pix. Basta gerar um QR Code e permitir que o cliente escaneie utilizando seu próprio aplicativo bancário. E pronto, o pagamento é instantâneo e seguro!

Não deixe de conferir nosso artigo sobre as principais formas de pagamento e como eles podem ajudar seu negócio a atingir suas metas e crescer cada vez mais!

O banner tem a imagem de um notebook e nele está escrito: Chega de burocracia! Com a conta digital do Asaas você tem tudo o que precisa para gerenciar sua empresa em um único lugar. Clique e saiba mais.
O banner tem a imagem de uma mulher e nele está escrito: conta digital PJ completa e sem mensalidade. Nossa conta digital tem tudo o que a gestão da sua empresa precisa. Clique e saiba mais.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.