Como posso implementar o m-payment na minha empresa?

m-paymentO m-payment, ou mobile payment, vem sendo adotado cada vez mais por empresas e consumidores do mundo inteiro. De acordo com relatório divulgado pelo Gartner, essa forma de pagamento movimentou mais de 230 bilhões de dólares globalmente em 2013 e deve obter taxas de crescimento de 35% ao ano até 2017.

A alternativa de realizar pagamentos por meio de um telefone celular, que está sempre ao alcance de qualquer pessoa, facilita o dia a dia na compra de produtos e serviços, dispensando a necessidade de carregar cartões de crédito, cheque e dinheiro.

O mobile payment é testado e utilizado no Brasil desde 2006 e é bastante notável um aumento em sua adesão por comerciantes e consumidores. Para que sua empresa não fique de fora dessa tendência e ofereça maior conforto e comodidade aos clientes, saiba como implementar o m-payment:

Fase de implementação

Muitas pequenas e médias empresas (PMEs) costumam receber pagamentos de seus clientes somente por métodos tradicionais, como transferências bancárias, cheque ou dinheiro.

Ao adotar o m-payment, sua empresa oferece uma nova alternativa de quitação de débitos, gerando oportunidades de receita com novos clientes, aumentando a chance de fidelização da base atual, enquanto demonstra mais eficiência nos processos.

Para implementar o sistema, é preciso buscar a instituição financeira que irá garantir a operação do serviço, escolhendo a forma mais adequada de capturar as transações. É possível digitar o número de telefone do cliente no site do fornecedor do serviço ou então instalar um aplicativo em um celular da própria empresa com esse fim.

Outra opção disponível no mercado é a captura de transações por terminais POS, digitando-se o número de telefone do cliente no próprio equipamento.

Procedimentos do cliente

Para realizar pagamentos utilizando os recursos do m-payment, os consumidores devem ativar a opção junto à operadora do cartão de crédito, banco em que possui conta ou então a empresa de telefonia.

Muitos empresários acreditam que o m-payment só funciona para os estabelecimentos que recebem seus clientes fisicamente, em função da necessidade de utilizar o celular, aproximando-se o aparalho de um leitor específico e realizando a compra por comunicação sem fio. No entanto, também existe a opção de pagamento remoto, em que o cliente pode efetuar a trasnsação a partir de qualquer lugar, utilizando um app instalado em seu celular.

O pagamento remoto também é possível por meio de troca de SMS ou ligando para centrais telefônicas que possuem autoatendimento. No entanto, essas duas alternativas são menos seguras que aquelas que utilizam aplicativos no celular.

Usar o m-payment é seguro?

Quando o assunto é m-payment, outra preocupação comum de empresários e consumidores é  a segurança de dados e informações confidenciais. Porém, especialistas no mercado acreditam que o pagamento por celulares pode ser mais seguro que as próprias transações realizadas com cartão de crédito ou pela internet.

No entanto, um pouco de cuidado ao implantar a solução nunca é demais. Sempre que possível, prefira meios de pagamento que usem recursos de criptograifa, evitando as transações que não protegem dados e senhas, como o envio de SMS e o autoatendimento telefônico.

Outras soluções de segurança como registro de aparelho, autenticação de número e usuário e sistemas de confirmação também vêm aumentando a confiabilidade no mobile payment, contribuindo para que essa forma de pagamento seja mais benéfica ao seu negócio.

Gostou da ideia? Quer saber mais como utilizar o m-payment? Fale com a gente!

m-payment

Gerar boleto

Esteja sempre bem informado sem pagar nada!

Cadastre-se e receba um e-mail semanal com as últimas novidades do blog.