Cada vez mais negócios têm buscado incorporar serviços financeiros em seus portfólios. Essa estratégia é importante para escalar, diversificar receita e fortalecer a relação com o cliente.
Porém, vejo alguns obstáculos neste processo: falta de infraestrutura bancária própria, ou problemas com regulamentações dos órgãos competentes, por exemplo. É para contornar essas questões, que o Banking as a Service (BaaS) é determinante.
Enquanto CEO do Asaas, entendo que alguns de nossos recursos, integrados pela API de pagamentos, simplifica o acesso à bancarização. Por isso, vou explicar sobre o BaaS Asaas e os produtos financeiros que você pode implementar em sua infraestrutura. Vamos lá?
Navegue pelo conteúdo
Por que o BaaS é o futuro do mercado financeiro?
Quando pensamos no futuro, não falamos somente de tecnologia, mas de experiência. O cliente busca simplicidade, transparência e controle. E, consequentemente, resolver suas necessidades no lugar onde já está.
Recentemente, li uma matéria da Finsiders Brasil, que inspirou também este conteúdo, mostrando o quanto o varejo vem se transformando no “banco amigo” do cliente.
E o que isso quer dizer? Que as empresas vêm oferecendo serviços financeiros diretamente do ponto de consumo. Isso reforça um movimento que já vemos há anos: o cliente não quer mais sair de um ecossistema para pagar, financiar ou contratar crédito.
E consigo enxergar o Banking as a Service como o caminho natural para isso. Ele permite que empresas de qualquer setor passem a oferecer serviços que antes só bancos tradicionais possuíam.
Essa mudança não é sobre competir com bancos, mas sim criar ecossistemas integrados, em que cada empresa se torna uma facilitadora da vida financeira de seus clientes.
Veja mais sobre bancarização empresarial.
Tem mais a ver com a democratização da infraestrutura bancária, que atualmente habilita qualquer empresa a oferecer soluções que antes eram restritas às instituições financeiras tradicionais.
Por aqui, posso ressaltar uma coisa: o papel do Asaas, enquanto instituição financeira regulamentada pelo Banco Central, é justamente retirar a complexidade regulatória e tecnológica da frente, de maneira segura, ágil e escalável.
Já desenvolvemos diversos produtos ao longo de nossa trajetória que suportam os nossos clientes a incorporarem o BaaS: a API de pagamentos, gateway, splits, subcontas, white label, entre outros.
Nas próximas linhas, vou partir para uma parte mais técnica sobre o BaaS Asaas, explicando sobre nossos produtos.
Como integrar o seu negócio ao BaaS Asaas?
Antes de seguirmos para a contratação do BaaS, é importante esclarecer, resumidamente, o conceito de Banking as a Service.
Com o BaaS, você pode escolher uma instituição provedora, como o Asaas, que já oferece produtos e serviços financeiros, para integrar em seu portfólios de serviços.
Ou seja, nesse processo, você não precisa desenvolver uma infraestrutura própria e nem possuir as licenças bancárias. Basta integrar com uma instituição regulamentada e, ofertar os serviços via API.
No Asaas, estruturamos nossa oferta de BaaS de forma modular e escalável, com diversos serviços, como: emissão de boletos, recebimento de contas, criação de cobranças, antecipação de recebíveis, entre outros.

Isso permite aos nossos clientes a implementação somente dos produtos que fazem sentido para seus modelos de negócio. Para isso, você precisa seguir alguns processos:
1. Integre sua empresa aos serviços financeiros do Asaas via API de pagamentos
O primeiro passo de qualquer negócio que deseja se transformar em uma plataforma financeira é simplificar seus processos financeiros.
Com uma API de pagamentos, como a do Asaas, você pode usufruir desses serviços com a automação dos processos.
Com a integração, toda sua operação pode se transformar em uma plataforma financeira, sem precisar desenvolver dezenas de conexões paralelas com bancos e adquirentes.
Ao integrar com a API do Asaas, você tem acesso aos recursos que desejar incorporar, podendo oferecê-los ao cliente final com sua marca própria, via White Label.
Isso gera ganhos imediatos:
- Redução de custos operacionais;
- Aumento da previsibilidade de fluxo de caixa;
- Rapidez na finalização de compras;
- Experiência fluida para o cliente final.

2. Faça a contratação de serviços financeiros via BaaS
Ao integrar a API e começar a utilizar o BaaS do Asaas, você não precisa lidar com a burocracia regulatória e nem realizar um grande investimento em infraestrutura própria.
Toda a estrutura, serviços e compliance necessários para operar serviços financeiros já foram construídos por nós.
Esse é o grande diferencial do Banking as a Service: poder “emprestar” as ferramentas de uma empresa provedoras, incluindo a parte regulatória.
Além de ser regulado pelo Banco Central, o Asaas também segue os rigorosos padrões de segurança do mercado financeiro, com certificação PCI-DSS para transações no cartão.
Também utilizamos um poderoso sistema antifraude e todas as nossas ações são regidas pela Lei Geral de Proteção de Dados.
Dessa maneira, você pode usufruir de todos os serviços de maneira modular, escolhendo quais serão essenciais para o crescimento do seu negócio, sem precisar obter licenças bancárias próprias.
Basta integrar ao nosso ecossistema e começar a usar os serviços escolhidos. O resto é com a gente.
3. Monte o seu próprio portfólio de serviços com o BaaS Asaas
Vejo como um dos nossos diferenciais a possibilidade de modular os serviços conforme a sua necessidade.
Ou seja, você só escolhe aqueles que fazem sentido para o seu negócio, montando um catálogo personalizado, com os serviços que os seus clientes precisam.
Você pode escolher entre todos os serviços disponíveis para integração via API, como:
- Gateway de pagamentos: estabilidade e alta disponibilidade para operações de grande volume, em um checkout exclusivo e mais seguro;
- Split de pagamentos: garante divisão automática e transparente dos valores, sem necessidade de intervenção manual;
- Subcontas: possibilita a criação de múltiplas contas digitais em um modelo B2B2C, com gestão centralizada;
- Criação de cobranças: oferece aos clientes diversas formas de pagamento, como Pix, boleto, cartão de crédito e débito;
- Pagamentos recorrentes: automatiza assinaturas e mensalidades, considerando a recorrência do seu negócio;
- Emissão de notas fiscais: integra cobrança e gestão fiscal em um único fluxo, mantendo a regularidade contábil e fiscal;
- White label: toda a jornada de serviços financeiros pode ser personalizada para reforçar sua marca no mercado.
Ao combinar esses serviços, você constrói um ecossistema financeiro completo, com a robustez do Asaas operando nos bastidores, mas sempre sob a identidade da sua empresa.
O mercado já deixou claro: o futuro pertence a quem oferece mais do que produtos, mas sim experiências completas. O Asaas está preparado para ser a infraestrutura que torna isso possível.
Entenda como a nossa API de pagamentos pode transformar a sua experiência de BaaS no Asaas.