Boleto bancário

Tempo de compensação de boleto foi reduzido para D+0 e D+1

Publicado em . Atualizado em
Por Eduardo Kruger . Tempo de leitura: 8 mins
Um cliente está pagando uma fatura pelo celular. Ele está esperando o tempo de compensação de boleto para confirmar a quitação da dívida.

O boleto bancário, um dos meios de pagamento mais tradicionais no mercado, está passando por mudanças. A principal atualização é em relação ao tempo de compensação de boleto, que deve ser mais rápido do que antes.

Ainda que seja um meio tradicional de pagamento, o boleto é um método muito utilizado pelos consumidores. Conforme a Febraban, só em 2023 foram 4,2 bilhões de documentos transacionados, movimentando um total de R$ 5,8 trilhões. 

Para entender melhor sobre a compensação do boleto e saber como oferecer esse meio para seus consumidores, continue a leitura!

Como funciona a compensação de boleto?

O recebimento por boleto bancário é um método bastante comum e eficaz de cobrança utilizado por empresas e prestadores de serviços. Basicamente, esse processo de compensação acontece assim:

  • Emissão do boleto: o primeiro passo é a empresa gerar o boleto bancário com todas as informações da compra, como o valor, a data de vencimento, os dados do cliente e da empresa, etc. Esse boleto registrado será emitido por meio de um sistema financeiro responsável pela emissão de cobranças da empresa;
  • Envio ao cliente: após a emissão e registro, o boleto deve ser enviado ao cliente. Geralmente, as empresas utilizam ferramentas que automatizam esse processo;
  • Pagamento pelo cliente: O cliente recebe o boleto e deve efetuar o pagamento até a data de vencimento. Caso o pagamento seja feito após o vencimento, o devedor terá que arcar com os juros e multas aplicados, conforme acordado no fechamento da venda;
  • Compensação do pagamento: após o pagamento, o banco processa a compensação do boleto. Isso significa que o valor pago pelo cliente é transferido da conta dele para a conta da empresa emissora da cobrança. O tempo pode variar conforme o banco responsável pelo processamento. Para mais informações, entre em contato com o suporte da sua instituição;
  • Atualização do sistema: após a compensação, o sistema da empresa é atualizado para confirmar o pagamento do boleto pelo cliente. Geralmente, as empresas utilizam uma plataforma financeira que faz esse processo de forma automática, assim como o Asaas, que além de boleto, oferece diversos meios de pagamento.

Quanto tempo demora para compensar um boleto?

A compensação de boleto é o processo onde o valor pago em um boleto de cobrança é transferido da conta do pagador para a conta do beneficiário (quem emitiu o boleto). 

O tempo de compensação de boleto inicia após o pagamento do boleto pelo cliente. Assim que a cobrança é paga, o banco confirma a quitação da cobrança e realiza a transferência do valor para a conta do emissor.

Mudança no tempo de compensação de boleto

Até pouco tempo atrás, os boletos bancários pagos tinham um prazo de compensação que geralmente levava um ou mais dias úteis para ser concluído. Por exemplo, se você pagasse um boleto em um dia, ele poderia ser compensado em até dois dias úteis.

Agora, os boletos pagos até as 13h30 podem ser compensados no mesmo dia. Isso significa que, se você pagar um boleto dentro desse prazo, ele poderá ser registrado como pago no mesmo dia, proporcionando uma liquidação mais rápida e eficiente.

O prazo de compensação no mesmo dia é definido pelas instituições de pagamento como D+0 [zero]. Segundo a Febraban, o pagamento realizado após o horário, continuará com a liquidação no próximo dia útil ou D+1.

Assim que a modernização estiver implantada, funcionando sem nenhuma ocorrência técnica, a ideia é iniciar os estudos para trazer toda a liquidação de boletos para o prazo D+0

Walter Faria, diretor-adjunto de Serviços da Febraban

Vale ressaltar que esse tempo de compensação de boleto pode variar conforme o acordo firmado com sua instituição financeira. Por isso, busque tirar suas dúvidas com o seu suporte financeiro!

O tempo de compensação de boleto é igual para todos os tipos?

Cada tipo de boleto tem suas próprias características e supre uma necessidade específica da empresa. Por isso, é fundamental entender quem é seu público para oferecer a eles as melhores soluções.

Entre os tipos de boletos que sua empresa pode oferecer, estão:

1. Tempo de compensação do boleto avulso

Ideal para pagamentos à vista, onde uma única cobrança é feita com o valor total do produto ou serviço. É comum em compras online e presenciais, sendo prático para o consumidor, ao dispensar o preenchimento de dados de cartão.

Os boletos avulsos pagos até as 13h30 podem ser compensados no mesmo dia. Porém, esse tempo de compensação pode variar conforme o acordo firmado com sua instituição financeira. No Asaas, você tem o valor disponível para saque no mesmo dia em que o pagamento é compensado.

Boleto avulso, como utilizar em compras, cobrança e pagamentos.

2. Tempo de compensação de boleto parcelado

Consiste em uma sequência de boletos para pagamentos parcelados. Neste caso, os boletos são entregues de uma vez ao comprador, mas as parcelas têm datas de vencimento diferentes. Geralmente, as empresas oferecem essa opção como uma alternativa ao pagamento com cartão de crédito.

O tempo de compensação do boleto parcelado pode variar conforme o banco do pagador e do emissor da cobrança. No Asaas, é possível parcelar boletos em até 180x e a compensação é conforme a data de pagamento de cada parcela

Para adiantar o recebimento de uma conta parcelada, é possível usar a antecipação de boletos.

Boleto carnê, como utilizar em compras, cobrança e pagamentos.

3. Tempo de compensação de boleto por assinatura

Utilizado em pagamento recorrente, como mensalidades de escolas, academias, condomínios, entre outros serviços. Os pagadores recebem periodicamente um boleto com o mesmo valor e data de vencimento, facilitando o acesso do cliente a cobrança.

O prazo de compensação para boletos parcelados pode variar conforme o banco escolhido para gerar a cobrança. No Asaas, geralmente, o valor é compensado logo após a confirmação do pagamento pelo banco. 

Se houver necessidade de adiantar esse valor, é possível solicitar a antecipação de recebíveis do Asaas, que funciona como uma linha de crédito. 

Boleto para assinatura, como utilizar em compras, cobrança e pagamentos.

4. Tempo de compensação de boleto com QR code

Essa é uma modalidade que combina a segurança dos boletos tradicionais com a funcionalidade do Pix, trazendo inovação e flexibilidade em suas cobranças. 

O Boleto com QR code Pix torna o pagamento mais fácil e rápido, permitindo a quitação instantânea sem a espera de três dias para compensação.

A compensação do boleto com QR code ocorre geralmente de forma instantânea, tendo em vista que o Pix é utilizado para fazer essa intermediação. Sendo assim, o cliente só precisa confirmar o pagamento para a empresa receber pela cobrança.

Boleto com qr code, como utilizar em compras, cobrança e pagamentos.

Em qual plataforma o boleto compensa no mesmo dia?

Se você busca um sistema de emissão de boletos eficiente e flexível, conheça o gerador de boletos do Asaas. A plataforma é fácil, intuitiva e oferece diversos serviços financeiros para empresas. Entre as funcionalidades do Asaas, destacamos:

  • Link de pagamento: O link de pagamento é utilizado para receber por diversos métodos. No Asaas, é possível inserir imagens e personalizar o link. Além disso, você pode compartilhar a URL e receber por: cartão de crédito/débito, Boleto e Pix, oferecendo venda parcelada, à vista e recorrente;
  • Gateway de pagamento: ao utilizar um gateway de pagamento em sua plataforma, você pode configurar a opção de pagamento por boleto. O cliente seleciona essa opção durante o checkout e o sistema gera automaticamente um boleto com as informações da compra.
Funções da plataforma de emissão de boletos.

Qual é o prazo de compensação de boletos no Asaas?

No Asaas o prazo padrão é de um dia útil após o pagamento. Para boletos Asaas, a compensação ocorrerá duas vezes ao dia:

  • Boletos pagos entre 0h e 13h29 serão liquidados em D+0 a partir das 17h;
  • Boletos pagos entre 13h30 e 23h59 serão liquidados na madrugada do dia seguinte em D+1.

Em casos de suspeitas ou riscos, existem alguns prazos que podem ocorrer:

  • D2: após a confirmação do banco (1 dia útil), o Asaas leva + 02 dias úteis para compensar o valor no cadastro do cliente;
  • D1: após a confirmação do banco (01 dia útil), o Asaas leva + 01 dia útil para compensar o valor no cadastro do cliente;
  • D0: logo após a confirmação do banco (01 dia útil), o Asaas leva alguns minutos para compensar o valor no cadastro do cliente. Este é o processo mais comum e que geralmente não necessitou de nenhuma validação interna.

Se você quer praticidade e segurança para cobrar seus clientes, conheça o Asaas e abra a sua conta para gerar boletos!

Compartilhar:

Escrito por

Eduardo Kruger

Diretor de produto no Asaas. Trabalha com desenvolvimento de produtos e tecnologia há quase 20 anos. Já atuou em projetos para grandes empresas, como Conta Azul, HSBC S.A., GVT, TV Globo, MasterCard e GuiaBolso. Tem experiência com gestão de times de desenvolvimento, planejamento de projetos e liderança.

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notebook e celular exibindo a interface do Asaas e a frente deles um cartão do Asaas.

Asaas: conta digital completa para sua empresa

Emita cobranças, faça transferências, pague contas e gerencie seu negócio em um único lugar.
Conhecer o Asaas