8 dicas de aplicativos e sites que trarão mais agilidade ao profissional autônomo

asian businessman

A vida dos profissionais autônomos não é fácil: é preciso se deslocar pela cidade, atender clientes, lutar para chegar a tempo em reuniões, escolher e contratar fornecedores, gerenciar tanto recebimentos como pagamentos e cumprir tarefas e prazos apertados em um mar de distrações. Nesse cenário, estresse é eufemismo!

E se você não conta com a ajuda de um secretário ou assistente fica mais complicado ainda, não é verdade? Que tal então experimentar os 8 aplicativos e sites que selecionamos neste post para turbinar sua produtividade? Confira:

Google Agenda

Usar esse aplicativo é como ter uma secretária virtual. Por estar integrado à sua conta do Gmail, o Google Agenda sincroniza os dados do seu computador com os dos seus demais dispositivos móveis, unificando tudo em uma plataforma só. Você também pode criar várias agendas, cada uma com um nível de acesso diferente. Não seria ótimo ter uma agenda pública, para os colegas de trabalho saberem sobre seus compromissos profissionais, e outra privada, com suas atividades particulares? O Google Agenda permite, ainda, achar um horário vago na agenda de até 20 pessoas simultaneamente, economizando tempo ao precisar encontrar um horário disponível para todo mundo. Prático, não?

Trello

Este aplicativo acaba com aquela interminável troca de arquivos por e-mail, põe fim às planilhas desatualizadas e livra seu computador daquela bagunça de bilhetinhos e lembretes, organizando tudo em um lugar só. Com o Trello é possível criar uma série de post-its virtuais e os dispor em 4 pilhas diferentes: “ideias”, “a fazer”, “fazendo” e “feito”. Simples, bonito e eficiente.

Asaas

Essa é uma plataforma que emite e gerencia boletos para empresas que fornecem softwares de serviço por assinatura. O Asaas facilita a gestão dos clientes, cuidando de aspectos relacionados ao processo de cobranças, à gestão de planos e às notificações aos usuários ou assinantes de empresas SaaS. O grande diferencial da Asaas em relação a outras empresas do ramo é sua oferta de recursos para a cobrança de pagamentos recorrentes via boletos, o uso de um API que facilita sua integração, além de possuir uma gestão extremamente simplificada de notificações.

Asana

Essa é a ferramenta ideal para desenvolver projetos em grupo. De forma bastante simples, o Asana mostra projetos e tarefas relacionadas, além de apresentar o controle das partes envolvidas e de poder ser usado em dispositivos móveis. E mais: o serviço só é pago se tiver mais de 30 pessoas em sua equipe!

Google Drive ou Dropbox

Ter só um backup dos seus arquivos em um HD externo é muito arriscado. Já imaginou se seus arquivos forem perdidos para sempre? Como se não bastasse, esse tipo de mídia externa se corrompe com facilidade. Assim, entre um deslocamento e outro você pode se dar conta, quando mais precisa, que não tem o arquivo que procura. Como resolver esse problema? Deixando seus arquivos de trabalho em uma nuvem, ou seja, em um servidor virtual. Dessa forma você poderá acessá-los sempre que precisar, a partir de qualquer dispositivo, desde que tenha acesso à internet. Entre os serviços gratuitos com até uma certa quantidade de espaço disponível estão o Google Drive e o Dropbox. Lembrando que o Google Drive é livre para usuários do Gmail!

Google Apps for Work

Para você não precisar pagar pelo licenciamento de um pacote do tipo Microsoft Office, use o Google Apps for Work. Nessa suíte, boa parte dos aplicativos é acessível gratuitamente a partir do seu Gmail. Porém, pagando uma mensalidade, você passa a ter acesso a algumas funções extras. Com o Google Apps for Work você produz documentos, planilhas, apresentações em slides e até webconferências pelo Hangouts. O melhor? Todos os documentos são salvos na nuvem, possibilitando seu acesso de onde e quando precisar.

Waze

O Waze é o melhor aplicativo para se chegar mais rápido ao destino, esteja você dirigindo ou tomando um táxi. Essa ferramenta combina uma rede social com o GPS, fornecendo, pelos próprios usuários, informações em tempo real sobre engarrafamentos, interrupções ou outras informações pertinentes ao tráfego, sugerindo melhores rotas para que você não perca muito tempo no trânsito. Os usuários do Waze também fornecem informações sobre postos de combustível e seus melhores preços, quantidade em quilômetros de engarrafamento e velocidade aplicável à via.

E você, que aplicativos usa para produzir mais? Já conhece algum dos citados neste post? Comente aqui e divida suas impressões e segredos conosco! Participe!

 

Gerar boleto

Esteja sempre bem informado sem pagar nada!

Cadastre-se e receba um e-mail semanal com as últimas novidades do blog.