8 aplicativos para professores particulares melhorarem suas aulas

Teacher and teenage girl

Professores particulares não só podem como devem sempre contar com toda a organização e tecnologia disponíveis para tornar seu trabalho melhor e mais fácil, certo? Afinal de contas, quem lida com múltiplos alunos em lugares diferentes e não tem tanto tempo para se dedicar à preparação das aulas precisa contar com a ajuda de alguns aplicativos para professores de modo a inovar e, consequentemente, melhorar suas aulas. Então confira a seguir 8 ótimos aplicativos para professores particulares:

ExamTime (iOS e Android, gratuito)

Parar conduzir boas aulas particulares, o professor não precisa mais carregar muitos livros e anotações. Aproveitando-se das funcionalidades de um aplicativo como o ExamTime é possível acessar muito conhecimento usando apenas um tablet. Esse recurso não só traz as lições ali, como também permite que o aluno crie métodos para aprendê-las de forma mais facilitada, com cartões de anotação, mapas mentais e questionários, por exemplo.

Remind (iOS e Android, gratuito)

A boa comunicação é um fator muito importante em aulas particulares, não é mesmo? Afinal, os professores precisam ter um canal de contato eficiente com os alunos e, se for o caso, também com os pais. A melhor forma de conseguir isso é utilizando o aplicativo Remind, que permite a troca de mensagens de maneira segura e produtiva entre todos. Também é possível criar lembretes especiais relativos a lições e provas. Não é uma mão na roda?

Keynote (iOS, gratuito ou pago)

Esse aplicativo permite a criação de apresentações de slides atraentes e fáceis de usar, sendo produzido pela própria Apple. A ferramenta conta com excelentes recursos certamente ajudarão a otimizar o aprendizado, sendo possível criar slides focados em diversas disciplinas escolares e reunir conteúdo para auxiliar durante a aula. Uma apresentação criada no Keynote pode servir de ótimo material de apoio tanto para o professor particular como para o aluno. O aplicativo já até vem instalado gratuitamente em novos aparelhos Apple, mas custa menos de 10 dólares para ser comprado, se for o caso.

TED (iOS e Android, gratuito)

Para ensinar de forma eficiente, é preciso buscar inspiração na inovação, não concorda? O TED é um conjunto de palestras ministradas por pessoas notáveis em assuntos bem interessantes que sempre mostram maneiras criativas de lidar com o dia a dia. Trata-se de um recurso valioso para o professor particular, já que ele pode trazer uma maneira inédita de abordar um conteúdo com o aluno. Motivação é o segredo!

Duolingo (iOS e Android, gratuito)

O Duolingo é um poderoso aliado do professor particular de idiomas, já que traz uma série de exercícios em línguas como o inglês e o espanhol, em uma interface totalmente adaptada para o português brasileiro. O professor particular pode utilizar os exercícios do aplicativo como apoio para desenvolver suas aulas, aproveitando toda a riqueza do material cuidadosamente elaborado. Ah, e vale ressaltar que existem testes de escrita, leitura e até de compreensão auditiva. ok?

ShowMe (iOS, gratuito)

Um professor particular talvez não conte com a mesma estrutura de uma escola tradicional, muitas vezes não tendo o suporte sequer de uma lousa. Pois usando um aplicativo como o ShowMe essa necessidade é totalmente suprida, já que a ferramenta não só permite a criação de anotações importantes para a aula como também emprega recursos extras que ajudarão ainda mais no aprendizado. É possível utilizar imagens externas — como mapas e diagramas — e criar anotações sobre elas, salvando o conteúdo e até gravando seu desenvolvimento para reproduzir depois.

iBooks (iOS, gratuito)

O leitor de livros digitais da Apple oferece uma série de possibilidades para professores particulares melhorarem suas aulas. Além de se ter pleno acesso à loja de livros on-line da plataforma, também é possível carregar PDFs próprios e acessá-los como se fossem livros. Você pode criar versões em PDF do seu material didático e carregá-las no seu iBooks para facilitar a aula — para transferir seus PDFs para o iBooks basta usar o iTunes.

Wolfram Alpha (iOS, Android e Windows Phone, gratuito)

Criado para ser uma espécie de Google da Matemática, o Wolfram Alpha consegue realizar complexas operações e oferece uma série de apoios para auxiliar nos estudos. O recurso não só proporciona a solução para o aluno como também a exibe de múltiplas formas, mostrando as operações feitas para que se chegasse a tal resultado. O Wolfram Alpha é um forte aliado do professor particular de Matemática, Física e matérias afins, já que permite uma consulta fácil e rápida a operações complexas.

Usando esses aplicativos você poderá contar com muito mais produtividade durante suas aulas particulares e, assim, ter mais sucesso. Pronto para dar esse passo rumo à evolução? Então nos conte: de que forma costuma usar a tecnologia para ajudar no seu trabalho? Compartilhe suas impressões e experiências conosco!

 

Gerar boleto

Esteja sempre bem informado sem pagar nada!

Cadastre-se e receba um e-mail semanal com as últimas novidades do blog.