4 motivos para automatizar as cobranças de sua empresa

 

Equipes enxutas e a necessidade de produzir mais em menos tempo: essa é a realidade de muitas empresas que estão adaptando seus processos a novos cenários. E o setor de cobranças é o que mais vêm sentindo os efeitos das mudanças. São centenas de clientes que geram muitas informações e que, normalmente, contam com diversos cobradores. Imagine ter que emitir centenas de boletos diariamente para cada cliente. Agora tente imaginar se todo esse processo for feito manualmente. Complexo, não é?

A adoção de sistemas de gestão é uma ótima opção para empresas que desejam otimizar o tempo por meio da automatização de processos de cobranças. Processos manuais são demorados, burocráticos e exigem que muitos profissionais estejam envolvidos. Processos automatizados demandam menos tempo, são executados com mais agilidade e eficiência. Além disso, reduzem (ou eliminam) a possibilidade de erros e falhas manuais.

A automatização de processos no setor de cobranças é inevitável. Substituir tarefas repetitivas e operacionais por processos integrados e automatizados leva a controlar com mais eficiência às operações e a alcançar melhores resultados. Mas quais seriam as vantagens da automatização das cobranças nas empresas? Acompanhe nosso post e fique por dentro de todas as facilidades!

Processos mais simplificados

Emitir centenas de boletos manualmente gera um processo complexo e que toma muito tempo, além, é claro, de demandar um grande número de funcionários.

Sistemas automatizados permitem, em poucos cliques, que o boleto ou a cobrança chegue até o cliente de forma ágil e fácil. Além disso, muitos softwares enviam lembretes de pagamentos para os clientes via correio eletrônico e de emissões programadas — o que é uma grande vantagem.

A empresa cobra os clientes no prazo certo e estes podem pagar na data de vencimento — e, assim, receber os pagamentos o mais rápido possível. Fácil, não é?

Maior controle financeiro

Controlar as finanças nem sempre é uma tarefa tão simples para muitas empresas. São centenas de recebimentos e pagamentos, fornecedores, clientes e uma série de outras movimentações financeiras. Quaisquer informações incorretas ou imprecisas podem levar a enormes problemas e comprometer a saúde financeira do negócio.

Com sistemas de gestão de cobranças, é possível emitir relatórios e acompanhar todo o processo de perto. Além disso, cálculos são realizados automaticamente, o que reduz a possibilidade de erros manuais.

Um sistema automatizado permite um controle mais assertivo do fluxo de caixa, dos prazos de pagamento, de recebimento e das contas de verificação do faturamento. Todos os dados e funções passam a trabalhar no automático e podem ser acessados de qualquer lugar e a qualquer hora, bastando apenas algum dispositivo conectado à internet.

Ao aderir a automação dos processos, o gestor elimina de vez planilhas de Excel e qualquer tipo de controle manual.

Gerenciamento eficaz de clientes

Automatizando o setor de cobranças, a empresa passa a ter mais controle sobre quem são seus clientes e quais são suas necessidades. Ou seja, identificando o perfil, é possível oferecer os melhores planos de pagamentos, sem gerar atrasos para a organização e oferecendo ao cliente a possibilidade de realizar o pagamento do título sem multas.

Melhor gestão de planos

A automatização de processos de cobrança possibilita que o cliente possa escolher a melhor data de vencimento para o pagamento de contas, o que, para a empresa, é vantagem — já que evita atrasos.

Além disso, também é possível deixar todo o processo organizado, economizando tempo e reduzindo (ou eliminando) erros — que, muitas vezes, gerariam consequências nada satisfatórias.

Com cobranças recorrentes, é possível criar os melhores planos e que se enquadram ao orçamento dos clientes. Além disso, muitos sistemas possibilitam que o usuário possa quitar o título por meio de débito em conta ou mesmo do cartão de crédito — o que facilita na hora de realizar o pagamento.

Ao criar planos customizados, a empresa consegue atender às necessidades de cada cliente, e isso reduz a inadimplência, uma vez que, com o fluxo automatizado de cobranças, garante que o cliente não caia no esquecimento.

Gostou das nossas dicas sobre a automatização de processos? Então assine a nossa newsletter e fique por dentro de outros assuntos como este!

Gerar boleto

Esteja sempre bem informado sem pagar nada!

Cadastre-se e receba um e-mail semanal com as últimas novidades do blog.