6 técnicas de negociação essenciais para o sucesso do seu negócio

Por Diego Contezini
26 de fevereiro, 2020

Você utiliza técnicas de negociação na sua rotina da empresa ou ainda atira no escuro para fechar as suas vendas? Ao contrário do que é comum ouvirmos, saber negociar não é somente um dom, mas também algo que pode ser aprendido e trabalhado.

Existem diversos métodos e práticas benéficas que podem facilitar o seu dia a dia e aumentar a sua quantidade de acordos fechados com sucesso. Tais fatores, consequentemente, promovem o aumento no seu faturamento, satisfação dos clientes e espaço para atuar na fidelização.

Para tornar o seu negócio ainda mais profissional, continue acompanhando este post e confira 6 técnicas para aplicar nas suas negociações e melhorar o seu relacionamento com o cliente. Acompanhe.

1. Conheça os produtos e serviços

Ao fazer uma compra, você já teve a impressão de que o vendedor não conhecia o produto vendido ou não entende muito bem sobre os serviços prestados pela empresa? Esse é um acontecimento que deixa uma marca bastante negativa e, por isso, é importante aprender com o erro alheio.

A nossa primeira dica para finalizar uma negociação é estudar e dominar todos os aspectos dos produtos e serviços que está oferecendo. Você precisa transmitir confiança e certeza nas informações que está passando.
Afinal, se os responsáveis pelo negócio não sabem do que o assunto se trata, como poderá vendê-lo e convencer o consumidor de que esse produto ou serviço é a melhor escolha?

Além de melhorar a imagem do seu negócio, um estudo prévio do que é comercializado permite desenvolver melhor os seus argumentos e obter respostas para possíveis objeções. Uma outra dica é ter uma noção sobre os produtos e serviços do concorrente, para que assim seja possível focar nos diferenciais que a sua empresa oferece.

2. Colete informações essenciais sobre o cliente

Qual é o perfil do seu cliente? Qual a linguagem adequada para manter uma comunicação eficiente? Quais são os problemas do seu consumidor que precisam de soluções? Essas são algumas perguntas que você precisa ter conhecimento para aplicar as técnicas adequadas de negociação.

O ideal é trabalhar com um cadastro de cliente. Esse é um relatório em que você registra tudo que está relacionado a um comprador, como preferências de compra, formas de pagamento mais utilizadas, telefones para contato, histórico de aquisições, entre outras informações relevantes.

Ao conhecer o cliente com quem está lidando, conseguirá estabelecer uma importante conexão, principalmente por utilizar a linguagem e a abordagem adequadas. Essa também é uma estratégia importante para conseguir segmentar o seu público e agilizar as suas negociações, ações e campanhas de marketing.

3. Elabore um roteiro de vendas

Um roteiro de vendas é, basicamente, um planejamento utilizado para organizar informações sobre o cliente, produtos ou serviços que podem ser oferecidos. Além disso, ele conta com as melhores técnicas de negociação que podem ser empregadas na situação.

Esse plano é parte importante de um processo de vendas, visto que ele o ajudará a entender as necessidades do consumidor e qual melhor caminho seguir para ter sucesso na negociação. Ter um roteiro bem-estruturado também é uma boa estratégia para que você não fique vulnerável às objeções e possíveis reclamações.

4. Utilize gatilhos mentais

Nem sempre é o preço do produto ou serviço que sobressai na decisão de compra de um cliente. Diante das mudanças nas exigências e hábitos de consumo, o mercado tem priorizado o custo-benefício e o valor agregado daquilo que se compra e consome.

Uma técnica de negociação que pode promover essa valorização da sua empresa e do que você comercializa é a utilização de gatilhos mentais. Esses são métodos comunicativos que partem para o lado emocional e social de uma pessoa.

Então, estude o seu produto ou serviço e busque fazer uma ligação entre os problemas e preferências do seu cliente, de modo que consiga desenvolver uma conexão emocional e mais profunda com o consumidor, e não somente uma relação de empresa e comprador. Assim, terá mais sucesso em influenciar o seu público de uma maneira positiva e eficiente para o seu negócio.

5. Saiba escutar

Um erro muito comum durante uma venda é acreditar que quanto mais você falar do seu produto, maiores serão as chances de vendê-lo. No entanto, isso torna a sua negociação cansativa, forçada e nada fluída. Um fator fundamental para entender as necessidades do seu cliente é aprender a escutá-lo.

Deixe que o consumidor exponha os problemas e dúvidas e busque entender como você pode ajudá-lo com os seus serviços ou produtos. Como dito, o consumidor atual busca resolver as dores, ter uma boa experiência de compra e valor naquilo que compra.

Portanto, evite tentar vender o seu negócio a todo o momento e a qualquer custo. Tenha empatia e tente agregar algo importante, pois isso marca o cliente e faz com que ele se lembre da sua empresa quando precisar.

6. Seja amigável, mas não exagere

Ser educado, amigável e simpático são ações importantes para as suas técnicas de negociação. Esses são aspectos que promovem um ambiente mais tranquilo e despojado. Entretanto, é preciso tomar muito cuidado para não pecar pelo excesso.

Tentar uma abordagem extremamente informal pode transparecer que você está sendo forçado e exagerado demais. Isso torna o processo de compra cansativo e nada confiável e sincero. Então, não tente parecer um amigo do seu cliente, mas tenha empatia e seja amigável.

Aqui, vale ressaltar a importância de conhecer o perfil do seu cliente, para que possa entender quais são os limites e aberturas na sua comunicação. Afinal, há consumidores que preferem uma abordagem mais séria e estritamente profissional, já outros, prezam pelos contatos mais informais.

As técnicas de negociação, quando aplicadas no tempo e da maneira correta, podem significar um aumento significativo nas suas vendas, nas taxas de fidelização dos consumidores e no fortalecimento do seu negócio, já que passará uma imagem profissional e eficiente para o mercado.

Viu como saber abordar, conversar e escutar pode fazer a diferença? Agora, aproveite para seguir as nossas páginas nas redes sociais e fique por dentro de mais dicas e novidades para sua empresa. Esperamos você no Facebook, no LinkedIn e no nosso canal no YouTube!