Como gerar boleto para clientes de forma automática e sem mensalidade

por Boleto bancário

Publicado em 11 de março, 2014 | Atualizado em 16 de fevereiro, 2024

Se você optou por oferecer aos seus clientes mais esta forma de pagamento, está no caminho certo. Muitos consumidores deixam de concretizar transações por ter que preencher cadastros excessivamente detalhados ou quando só há uma alternativa de pagamento.

Ainda não disponibilizou a opção de pagamento para vender no boleto bancário na sua empresa? Confira as dicas de como gerar boleto para clientes e não perca mais tempo.

Quem pode gerar boletos para clientes?

Descubra em quais situações é possível gerar boleto para clientes:

Pessoa jurídica

Pessoas jurídicas podem emitir boletos para clientes, como forma de recebimento, bastando para isso ser correntista em banco ou, ainda melhor, utilizar uma plataforma de pagamentos, que possui diversas vantagens, como taxas menores, por exemplo.

Para isso, haverá pagamento de taxas por boleto gerado ou pago, que variam de acordo com a instituição de pagamento escolhida. No Asaas, por exemplo, a cobrança das taxas é de acordo com as transações recebidas. Assim, caso o cliente não efetue o pagamento, não terá de se preocupar com nenhuma taxa.

Pessoa física

Pessoas físicas também podem gerar boletos. Se você é autônomo, informe-se junto à instituição de pagamento sobre essa possibilidade. Através de uma instituição de pagamento é possível gerar boletos de forma fácil e sem burocracia.

Além disso, o boleto emitido por pessoa física não pode ser levado a protesto em caso de inadimplência do seu cliente, por ser um documento compensável para cobrança de valores. O Banco Central, por meio da Circular 3.656, determinou que nos boletos devem constar a inscrição no CPF ou no CNPJ.

Mas, fique atento às taxas para esse serviço, que costumam variar muito entre as instituições de pagamento que oferecem o serviço. 

O que é preciso para gerar boletos para clientes?

O primeiro passo é abrir uma conta em uma instituição que ofereça esse serviço. Nessa etapa, você deve fazer uma busca para encontrar as instituições de pagamentos com as menores taxas e melhores sistemas para emissão.

A diferença do valor da taxa de uma instituição para outra pode ser mínima, no entanto, quando uma empresa emite muitos documentos, pode ser que esse valor somado vire um montante elevado.

Após a abertura da conta e habilitação do sistema, sua empresa estará apta para realizar os processos de emissão de boleto com registro.

Ter uma conta digital ou conta corrente

Você pode gerar boletos para clientes utilizando uma conta corrente ou conta digital. No entanto, é importante observar que a conta digital oferece benefícios como a facilidade de abertura, taxas reduzidas e a possibilidade de gerar boletos sem precisar ir ao banco.

Aderir a um sistema de cobrança automatizado

Se você quer gerar boleto para sua empresa de forma prática, ágil e automática, a melhor opção é um sistema de pagamentos automatizado. Com auxílio da régua de cobrança, é possível configurar o envio de lembretes de pagamento e otimizar o tempo com a tarefa.

Aderir ao gateway de pagamento na loja virtual

Para vender com boleto bancário na loja virtual, o gateway de pagamento é uma solução que garante a comunicação entre consumidor, instituição de pagamento e vendedor. Oferece mais praticidade para as cobranças e está incluso no sistema de pagamentos do Asaas.

Como funciona a emissão de boleto bancário para empresa?

O boleto com registro é previamente registrado no banco de dados da instituição de pagamento para constar todos os detalhes da cobrança. 

A base da instituição agregará os dados necessários para que, caso seja preciso, você ingresse com um procedimento de protesto, bem como, inclusão dos dados do devedor nos sistemas de proteção ao crédito. 

O procedimento de gerar boletos para clientes é realizado por meio de sistemas online ou próprios, ligados diretamente à instituição de pagamento, que terá acesso às informações que lhe são competentes para realizar a emissão do documento de cobrança.

No Asaas, é possível solicitar a Negativação no Serasa, uma alternativa mais eficaz ao protesto de boleto. No entanto, ambas as opções devem ser consideradas apenas após tentativas de cobrança e negociação da dívida. 

A empresa precisa emitir boleto registrado

A carteira sem registro tratava-se de boletos que o emissor enviava diretamente para o seu cliente, dispensando o conhecimento do emissor. Sendo assim, a instituição não teria controle nenhum sobre seu vencimento e valor.

Nesse caso, o emissor pagava uma taxa assim que o boleto fosse compensado,  em um valor que girava em torno de R$ 3,00 por boleto. Portanto, a carteira sem registro tornou-se muito utilizada entre profissionais liberais e, até mesmo, pequenos comércios. 

Contudo, isso mudou desde que em 2015, a Febraban proibiu a emissão de boletos sem registro. Desse modo, toda emissão de boleto precisa ter registro, sendo obrigatória a presença de CPF ou CNPJ.

Benefícios do boleto registrado para a empresa

O boleto registrado é um documento de cobrança que carrega todas as informações enviadas à instituição que garante o seu registro. 

Nesse tipo de boleto, além do código de barras, data de emissão, vencimento e outras informações de praxe, também constam o CPF e o nome do cliente.

Esse tipo de processo permite que os emissores de boletos enviem os seus clientes devedores para os órgãos de proteção ao crédito, após o vencimento do título registrado na instituição de pagamento.

É necessário pagar taxas para emissão de boleto

Com relação às taxas, elas são cobradas a partir da emissão do boleto, ou seja, independentemente do pagamento por parte de seu cliente, ela deverá ser cobrada. Essa taxa é chamada de tarifa de permanência.

No Asaas, a taxa é de R$ 0,99 por boleto nos 3 primeiros meses e você só é cobrado caso o cliente efetue o pagamento. Além disso, não há taxa de cancelamento ou mensalidade, você só paga pelo serviço que usar.

É necessário usar um aplicativo para emissão de boletos

Você tem a opção de utilizar o próprio software disponibilizado pela instituição de pagamento para a emissão e impressão dos seus boletos, ou pode usar softwares de empresas especializadas em gestão de boletos e cobrança.

A segunda opção traz diversos serviços, como emissão, envio para o e-mail dos clientes, disponibilização para download no seu site, notificações de atrasos e demais funcionalidades, como a API de boletos, que permite a troca de dados entre os sistemas.

Porém, nos modelos tradicionais, antes de começar a gerar boletos para clientes, é necessário passar pelo processo de homologação, que é feito para cada conta corrente habilitada para receber pagamentos.

Consiste em testar a seguridade do sistema e a consistência das informações do boleto como linha digitável, código de barras, “nosso número” e também se está dentro dos padrões da Federação Brasileira de Bancos (Febraban) com relação ao layout, fontes e formato.

Você deverá gerar certo número de boletos fictícios e enviá-los ao gerente para conferência e aprovação. Isso evita erros de compensação em boletos futuros.

Circular 3.656 do Banco Central

A partir da circular 3.656 do BC, algumas modificações nos boletos passaram a vigorar. Entre elas está a substituição do nome “cedente” por “beneficiário” e o “sacado” passou a ser “pagador”. Fique atento a essas mudanças para começar a gerar boletos aos seus clientes.

Quem opta por usar uma plataforma de pagamentos, como o Asaas, pode fazer boleto para clientes direto por aplicativo no celular, simples e prático. Ao invés de preencher manualmente as informações do boleto, um sistema de pagamentos faz a geração automática, ideal para negócios com grande quantidade de boletos.

Quais são as vantagens da autorização para emissão de boleto bancário?

Neste tópico vamos mostrar alguns dos benefícios em emitir boleto para seus clientes como forma de pagamento na sua empresa. Acompanhe!

1. Elimina a dependência de cartão de crédito

Você já perdeu a compra pelo fato de o cliente não ter dinheiro para comprar à vista e ainda por cima não trabalhar com cartão de crédito? Isso pode ser solucionado com o boleto. Isso porque, com o registro feito pelas instituições de pagamento, a empresa poderá vender determinado item e receber pagamentos de boletos registrados.

Em resumo, isso significa que a sua empresa poderá atender a um número maior de clientes, possibilitando formas de pagamento acessíveis a todos os perfis, eliminando as barreiras mentais que impedem as pessoas de efetuar uma compra.

2. Envio online de boletos

Outra vantagem é a possibilidade de enviar um boleto diretamente para o seu cliente efetuar um pagamento. Esse benefício é muito utilizado para empresas que vendem para clientes situados em outras cidades ou estados.

3. Mais segurança nas operações de venda

Como o boleto é registrado, fica mais fácil ter um controle sobre o perfil das pessoas que adquirem com você, tornando as operações de venda mais seguras, se tratando do pagamento das suas vendas.

4. Possibilidade de protestar o título emitido e não pago

Outra grande vantagem é a possibilidade de protestar um título, caso não tenha sido pago e, principalmente, tenham-se esgotadas todas as alternativas amigáveis de receber por determinada venda.

Dessa forma, a empresa fica amparada judicialmente caso um cliente compre um produto e não realize o pagamento. Uma opção ao protesto do boleto é a negativação no Serasa que coloca restrições ao devedor até a quitação dos valores pendentes.

5. Facilidade na gestão de títulos a vencer

Emitir boleto para clientes também facilita a vida da gestão financeira da sua empresa. Isso porque atualmente existem sistemas que fazem toda a parte de administração de forma automatizada, possibilitando que sejam controlados os dados do cliente, vencimento, valor, etc.

Além disso, também é possível realizar o cálculo de multas e juros de forma automática, sem perder tempo realizando cálculos manuais, que ainda podem estar sujeitos a erros, caso a pessoa não tenha conhecimentos específicos sobre o assunto.

6. Garante a otimização do estoque

O pagamento por Pix pode ser incluído no boleto bancário, oferecendo ao cliente duas possibilidades de finalizar o pagamento. A opção de Pix no boleto permite o recebimento do valor instantaneamente, o que auxilia no melhor controle do estoque e previsibilidade nas vendas.

7. Permite a cobrança por vendas online com e sem loja virtual

Enviar boletos para clientes fica ainda mais fácil com a geração do link de pagamento, que pode ser compartilhado na loja virtual ou pelas redes sociais. Assim, mesmo quem não tem um e-commerce pode profissionalizar e automatizar as cobranças.

8. Possibilita a antecipação de recebíveis

A antecipação de boletos é uma alternativa quando a empresa precisa de dinheiro e não tem caixa. Ao invés de recorrer a empréstimos, que podem sair caros no futuro, é possível antecipar pagamentos com a dedução de uma pequena taxa. Assim, a empresa não se endivida, mas utiliza um dinheiro que já é seu.

A imagem mostra todas as vantagens de usar o boleto Asaas

Como funcionam as plataformas para gerar boleto para cliente?

As plataformas de emissão de boletos online funcionam em um ambiente acessado por meio da internet, dispensando a necessidade de instalação de sistemas nas máquinas que farão a emissão dos títulos.

Gateway de pagamento

Com a funcionalidade de gateway de pagamento, você possibilita que seu cliente gere boleto na hora no seu site. Assim, todos os dados são compartilhados entre as partes envolvidas como a instituição de pagamento, o consumidor e a loja.

Sistema de pagamento online

Um sistema de pagamento online permite a geração dos boletos de forma simples e ágil. Para tanto, basta fazer o cadastro no site e em seguida poderá acessar o sistema de pagamentos em qualquer lugar com internet.

Isso é um grande avanço, principalmente, para empresas que não têm uma estrutura tecnológica muito desenvolvida. Esse processo dispensa a aquisição de servidores para hospedar softwares pesados e que, geralmente, têm um alto custo de manutenção.

Aplicativo de pagamento

Além do sistema de pagamentos, também é possível fazer as operações através de aplicativo no celular. O Asaas, por exemplo, possui um aplicativo intuitivo e fácil de usar.

Além disso, não podemos esquecer da grande facilidade que esse processo proporciona, permitindo que você emita os seus boletos da sua casa, ou durante uma viagem, em qualquer lugar que você estiver.

Com todas essas dicas, você percebeu que gerar boleto para sua empresa é uma estratégia que trará resultados diversos, tanto para a parte administrativa, que ganha com a facilidade de gestão, quanto para o aumento das vendas.

Como gerar boleto para clientes?

O processo para gerar boleto no aplicativo do Asaas é bem simples, confira o passo a passo:

  1. Criar a conta gratuita no Asaas;
  2. Acessar o campo para criação de cobrança;
  3. Preencher valor, data de vencimento;
  4. Selecionar se a cobrança é à vista, parcelada ou recorrente;
  5. Informar dados do cliente e valores de multa, juros e descontos;
  6. Programar envio de lembretes de pagamento automáticos;
  7. Aguardar o recebimento na sua conta digital.

Agora que você já sabe como gerar boleto para clientes, é importante considerar o processo de cobrança. Afinal, o cliente pode esquecer o pagamento e em alguns casos pode ser necessário o protesto do boleto. 

Como fazer a cobrança automatizada dos boletos gerados?

O Asaas faz toda a cobrança de forma automática, assim você não precisa se preocupar com essa etapa e pode focar nas decisões estratégicas do negócio. As cobranças podem ser enviadas por SMS, e-mail, robô de voz e até mesmo direto no WhatsApp.

Agora que você já sabe como gerar boleto para clientes, que tal conhecer a plataforma que te ajuda a gerar boletos e não cobra mensalidade? Gere boletos no Asaas!

Simplifique o recebimento de cobranças com o Asaas

1 Comentário

  1. Simone Lima

    Tenho um fornecedor que a sua forma de pagamento para comigo é via deposito bancário, mas há algum tempo que esse mesmo fornecedor tem atrasado. É possível emitir um boleto sem o consentimento dele, e protestar se o mesmo não fizer o pagamento?

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.