O que fazer caso o boleto não chegue para você efetuar um pagamento

boleto

O pagamento por meio dos boletos bancários é uma das melhores formas de se quitar as contas, uma vez que é viável fazer essa compensação em praticamente qualquer dos bancos da rede credenciada. Além disso, tem-se um controle mais preciso das finanças pessoais, pois o pagamento é feito à vista e o cliente pode entender muito claramente o valor do que está sendo pago. Outro ponto positivo é que os boletos podem ser enviados por e-mail e também por meio dos serviços postais comuns, proporcionando um grande conforto para o destinatário. Mas o que você pode fazer se o boleto ainda não chegou à sua casa? É o que vamos aprender agora mesmo. Então confira:

Você pode emitir uma segunda via

Se este foi o modelo de pagamento combinado com a empresa para a qual se deve a parcela — ou quantia integral —, ela fica obrigada a enviar, para o endereço domiciliar indicado pelo consumidor, a fatura a ser quitada, com o valor previamente determinado e o respectivo código de barras. Caso isso não aconteça até cinco dias antes do vencimento do documento, o cliente deve entrar em contato com a empresa, através de seus canais de atendimento ao consumidor, e solicitar a emissão de uma segunda via. O novo documento poderá ser enviado, dependendo do caso, via fax, e-mail ou correios novamente, com um novo prazo de pagamento. Com o boleto em mãos, a pessoa poderá quitá-lo em qualquer agência bancária até a nova data de vencimento.

Você pode pagar on-line

Outra alternativa bastante segura e ágil é requerer, para o pessoal do serviço de atendimento, a numeração do código de barras do documento, a confirmação do valor devido e da data de vencimento. Com essas informações, será possível realizar o pagamento on-line, através de um serviço personalizado de home banking ou até por meio de um aplicativo de smartphone. E esses mesmos dados também permitem a quitação da dívida no caixa eletrônico de sua agência bancária, normalmente, se for a preferência do cliente. Basta cumprir a digitação apropriada dos números no equipamento e seguir os passos para o devido pagamento.

Você pode procurar outras formas de pagamento

Do mesmo modo que a empresa, de um lado, obriga-se a enviar os boletos para o consumidor quitar adequadamente, é obrigação do cliente, do outro, esforçar-se para que o pagamento seja corretamente efetuado. Para tanto, o consumidor poderá solicitar à empresa outras formas de pagamento, além do boleto bancário, no caso de eventuais  problemas com a remessa do documento. Uma dessas opções seria, por exemplo, o débito automático ou a transferência direta para a conta corrente da empresa. Se o credor não oferecer outra possibilidade de quitação, mas o devedor corroborar seu esforço em pagar a parcela, ele poderá exigir a isenção de encargos e juros de mora, no caso de a data de vencimento expirar.

Os serviços postais do Brasil são eficientes, mas erros e atrasos podem acontecer. Por isso, vale a pena aproveitar a tecnologia da internet a fim de obter os boletos via e-mail, não tendo mais que se preocupar com o envio físico desses documentos.

E então, algum boleto já atrasou com você? Que atitude tomou? Comente aqui e compartilhe suas dicas conosco!

banner-rodape-post-blog

 

Gerar boleto

Esteja sempre bem informado sem pagar nada!

Cadastre-se e receba um e-mail semanal com as últimas novidades do blog.