Dicas para gastar menos tempo gerenciando e mais tempo trabalhando

shutterstock_107648306Muitos profissionais se queixam que gastam muito tempo com questões administrativas e podem focar menos em seu trabalho, na essência do negócio. Se este é seu caso, saiba que existem ferramentas que otimizam processos como a cobrança de clientes, o controle financeiro, as tarefas e a agenda, entre outros. Elas auxiliam no controle das tarefas e automatizam alguns processos nos quais você gasta tempo se organizando e executando as atividades. Desta forma, sobra mais tempo não apenas para trabalhar, como também para ter momentos de lazer e descanso.

Confira a seguir algumas opções de software como serviço, ou Saas, que você pode utilizar para otimizar seu tempo e focar mais em seu negócio.

Sistema de cobranças recorrentes

Profissionais autônomos e empresários não devem gastar tempo cobrando de seus clientes o pagamento de seu serviço. Se você tem uma empresa de Saas, que oferece um serviço recorrente todo o mês, já passou da hora de adotar um sistema de cobrança recorrente. Este aplicativo faz toda a gestão de assinaturas, automatiza o processo de cobrança, gerencia os planos ofertados, além de gerar notificações. É um sistema de inteligência para a cobrança de seu serviço que otimiza o recebimento dos pagamentos.

Sistema para controle financeiro

Muitos empreendedores perdem muito tempo gerenciando as contas e finanças da empresa. Para poder focar mais em seu negócio e automatizar a administração contábil utilize aplicativos de controle financeiro empresarial. Você já organizou o dinheiro que vem dos clientes, agora é hora de gerenciar os pagamentos que deve fazer.

Ao escolher um sistema para controle financeiro dê preferência àqueles que operam na nuvem, de forma que você não fique preso em planilhas locais e possa acessar as informações de onde estiver. Um destes aplicativos é o Organizze, que funciona para profissionais autônomos ou para empresas em versões mobile e desktop. Além disso, a plataforma oferece também dicas sobre planejamento financeiro, investimentos e contas pessoais.

Controle sua agenda

Como empreendendor em uma pequena empresa ou autônomo, você precisa também organizar seu cronograma. Existem diversas soluções para gerenciar tarefas a fazer agendas de compromissos e reuniões. Se você ainda não utiliza nenhum aplicativo ou ferramenta que faça isso, considere instalar um agora mesmo.

Os aplicativos para sistemas móveis se destacam neste sentido pois acompanham os empreendedores todo o tempo. Uma solução é o When I Work, que integra até 5 funcionários de um negócio compartilhando a agenda e as tarefas. Outro aplicativo semelhante é o Due, mas este, ao contrário do anterior que é multiplataforma, funciona apenas em sistemas da Apple. Ele organiza suas tarefas e ainda conta com opção de cronômetro e envio de SMS como alerta.

Sistemas ERP

Por fim, se mesmo com estas ferramentas você ainda acha que está gastando muito tempo gerenciando seu negócio, considere então uma solução de ERP, que em inglês significa Enterprise Resource Planning. Estes Sistemas Integrados de Gestão Empresarial dão todo o suporte necessário para gerenciar projetos, clientes, todos os compromissos e tarefas de seu negócio, inclusive demandas específicas de sua empresa. Existem uma série de opções disponíveis no mercado que atendem a diversas necessidades das empresas. Pesquise qual é mais adequada para você.

Não é porque você é o responsável pelos seus horários e, por vezes, até pela empresa que deve ficar sobrecarregado de trabalho. Saber organizar e automatizar tarefas deixa você mais disposto, ágil e produtivo!

Gostou das dicas? Deixe um comentário?

banner_rodape

Gerar boleto

Esteja sempre bem informado sem pagar nada!

Cadastre-se e receba um e-mail semanal com as últimas novidades do blog.