Automatize suas cobranças e tenha total controle de mensalidade

por Gestão de cobranças

Publicado em 19 de setembro, 2022 | Atualizado em 27 de dezembro, 2023

Ter controle de mensalidade é fundamental para a saúde financeira de um negócio, afinal, é preciso ter clareza sobre os recebimentos para garantir a sobrevivência da empresa. Embora possa parecer uma tarefa desafiante, a automatização a torna mais fácil e prática.

Com o uso da tecnologia, é possível fazer uma gestão mais assertiva e clara dos recebimentos futuros. Além da praticidade para fazer a gestão financeira, a automatização das cobranças garante mais agilidade ao processo, otimizando o tempo de trabalho e proporcionando uma experiência melhor ao cliente. 

Neste conteúdo, saiba como funciona o controle de mensalidade automático, quais as principais vantagens em apostar na solução e como é possível automatizar o recebimento. Acompanhe!

Como funciona o controle de mensalidade automatizado?

Para exemplificar o controle de mensalidade automatizado, imagine que uma academia oferece pacotes mensais aos clientes e está com dificuldades para fazer a gestão das cobranças manualmente, especialmente com a alta rotatividade.

O negócio aceita várias formas de pagamento, uma diversificação importante para aumentar a cartela de clientes. No entanto, não há muita clareza dos valores a receber a cada mês, especialmente com o fluxo de entrada de novos alunos e cancelamentos de mensalidade.

Para ter maior controle sobre as mensalidades, o gestor resolveu investir em uma plataforma de pagamentos automatizada. Agora, em poucos cliques, consegue gerar a cobrança de mensalidade e acompanhar o fluxo de recebimentos. 

Além disso, não precisa ficar lembrando os clientes dos pagamentos, já que a plataforma faz o envio automatizado das cobranças e de lembretes de pagamento mensal. Tudo o que precisava para ter uma gestão controlada das finanças.

O mesmo pode ser feito por empresas que oferecem produtos ou serviços com assinatura como escolas, cursos, infoprodutos, consultas, entre outros. Confira a seguir as possibilidades que uma plataforma de automação de pagamento oferece para quem atua com cobrança recorrente:

1. Garante o recebimento de pagamentos online e offline

A automatização das mensalidades é possível tanto para empresas que atuam em estabelecimentos físicos como pela internet. Seja qual for o negócio, a plataforma de pagamentos é adaptável, oferece controle e otimização das cobranças.

2. Possibilita fazer tudo usando um aplicativo

Esqueça as planilhas ou cadernos para fazer inserção manual dos valores recebidos. Com uma plataforma de pagamentos, toda a gestão financeira pode ser feita direto do aplicativo com controle de mensalidades online. Criar uma cobrança é simples e rápido, podendo ser feito de qualquer lugar em que estiver.

3. Permite a cobrança por link de pagamento

O cliente recebe um link de pagamento e assim que acessar define como prefere fazer o pagamento da cobrança por assinatura. Sem a necessidade de passar cartão em maquininha, solicitar envio de dados bancários ou qualquer outra ação similar. Simples e prático para ambos os lados.

O link de pagamento pode ser gerado em poucos minutos com a configuração das informações como o valor, o intervalo de recorrência e as formas de pagamentos disponíveis. É possível incluir uma descrição sobre a cobrança e até imagens do produto ou serviço, para tornar o link mais atrativo.

4. Possibilita o recebimento por diversos meios de pagamento

Já comentamos acima sobre a importância de diversificar os métodos de pagamento, lembra? Ao acessar o link de pagamento, o cliente pode optar em pagar via Pix, boleto ou cartão de crédito. Com isso, tem diversas opções para finalizar a compra da maneira que desejar.

5. Oferece o envio de notificações de cobrança

Outro aspecto útil da automatização das cobranças são as notificações de pagamento. Nada de fazer ligações ou enviar mensagens cobrando os clientes um a um. A plataforma configura o disparo de lembretes automáticos antes e após o vencimento, caso não tenha sido efetuado. 

Quais as vantagens de ter um controle de mensalidade automatizado?

Descubra as principais vantagens de utilizar um programa de controle de mensalidade:

Ter previsibilidade de despesas e receitas

A previsibilidade das contas a pagar e a receber facilita a tomada de decisões financeiras em um negócio. Em uma plataforma de pagamentos, todos os valores são visualizados de forma clara na página inicial. 

Reduzir a inadimplência 

Muitas vezes, a falta de controle dos pagamentos torna ainda mais difícil gerir as cobranças aos inadimplentes. Com a funcionalidade de lembretes automáticos, há menos chances dos clientes esquecerem os pagamentos tornando o processo mais eficaz.

Gerir melhor o negócio

Uma gestão financeira eficiente afeta positivamente as demais áreas do negócio, potencializando as vendas e melhorando o relacionamento com o cliente. Quanto maior o controle financeiro, melhores são as decisões do negócio. 

Dados para tomar decisões estratégias

Com as informações de despesas e receitas inseridas na plataforma, é possível acessar relatórios que geram insights valiosos para a gestão. Assim, controlar o recebimento através da plataforma de cobranças automáticas aumenta as possibilidades estratégicas para crescimento.

Como fazer a automatização do recebimento de mensalidade?

Como vimos, através da automatização de cobranças, é possível ter total controle financeiro, aumentar a previsibilidade de gastos e recebimentos, reduzir a inadimplência e possibilitar um cenário para tomada de decisões mais assertivas. 

Para fazer a automatização do controle de mensalidade, basta criar uma conta em uma plataforma de pagamentos, como o Asaas. Além de automatizar os recebimentos, é possível contar com funcionalidades como os lembretes de cobranças e antecipação de recebíveis, por exemplo.

O Asaas é uma plataforma completa e gratuita que já ajudou outras empresas, como a ProJuris. Trata-se de um software jurídico que conseguiu reduzir as taxas de cancelamento e aumentar a eficiência das cobranças com o uso do Asaas. Conheça melhor o case e veja como a sua empresa pode seguir o exemplo.

O banner tem a imagem de um notebook e nele está escrito: Chega de burocracia! Com a conta digital do Asaas você tem tudo o que precisa para gerenciar sua empresa em um único lugar. Clique e saiba mais.
O banner tem a imagem de uma mulher e nele está escrito: conta digital PJ completa e sem mensalidade. Nossa conta digital tem tudo o que a gestão da sua empresa precisa. Clique e saiba mais.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.