Saiba como fazer uma pesquisa de mercado e usar os resultados a seu favor

por Comercial e Vendas

Publicado em 26 de fevereiro, 2015 | Atualizado em 21 de dezembro, 2023

Você conhece bem o mercado em que atua? Quais os principais hábitos de compra de seus consumidores? Saber as respostas para essas perguntas é essencial para qualquer empreendedor de sucesso se destacar em meio a seus competidores, melhorar seus produtos e serviços, além de, claro, alavancar suas vendas.

Mas como colocar em prática as lições de uma pesquisa de mercado? Quais vantagens podem vir dessa estratégia? Confira nossas dicas e descubra agora mesmo:

Como fazer pesquisa de mercado

Aprenda como fazer pesquisa de mercado e aumente as vantagens sobre os concorrentes.

1. Procure identificar problemas

É possível aprender muito com uma pesquisa de mercado bem feita e focada em seus clientes. Essas pesquisas não precisam ser necessariamente conduzidas somente com os consumidores regulares e fidelizados, já que há muito o que aprender com clientes que simplesmente experimentaram seus produtos e serviços e decidiram, por fim, consumir o do concorrente.

Muitas vezes, é justamente por meio dessas pesquisas que se descobrem problemas fundamentais na prestação de um serviço — como a frustração de expectativas, algumas falhas no atendimento ao consumidor e assim por diante.

2. Verifique a utilidade de seus produtos e serviços

Muitas vezes, o problema com seus produtos ou serviços é acessório, ou seja, não compromete concretamente a experiência de consumo de seus clientes. Ainda assim, a percepção que seus consumidores têm é a de que o grau de utilidade do produto ou serviço poderia ser aprimorado. Como assim? Isso significa, por exemplo, que um produto cumpre apenas parte dos anseios que sua clientela tem atualmente.
Se pensarmos no ramo alimentício e de serviços de lazer, por exemplo, podemos imaginar um restaurante ou uma lanchonete com um cardápio para o dia e outro para a noite, ambientação propícia para happy hours e comemorações, mas que não oferece bebidas alcóolicas.

Isso representa uma redução no grau de utilidade de sua marca, que poderia se aproveitar de uma demanda reprimida de seus consumidores. Todas essas informações podem ser obtidas por meio de uma pesquisa minuciosa de mercado.

3. Aprenda a se ver pelos olhos do cliente

Esse é também um bom exercício de percepção: veja sua marca pela perspectiva de seus clientes. Quando se está diretamente envolvido com o empreendimento, acaba-se perdendo a objetividade ao verificar as características dos produtos e serviços oferecidos ao mercado.

Nesse caso, uma pesquisa entre os consumidores pode apontar, entre outras coisas, inadequação da imagem da marca, embalagens defasadas e um status social vinculado a cada produto e serviço, por exemplo.

4. Conheça melhor seus concorrentes

Sabia que pesquisas de mercado também fornecem importantes informações sobre seus concorrentes? Como os clientes estão normalmente expostos a todo tipo de produtos e serviços, podem opinar sobre cada marca, fornecer suas percepções e indicar tendências de crescimento — ou até de queda — de estratégias de determinados agentes de mercado.

5. Identifique novas oportunidades de negócio

Ao realizar uma pesquisa de mercado, muitos consumidores fornecerão diferentes opiniões sobre como melhorar os produtos e serviços de sua empresa. Por meio dessas informações, é possível desenvolver novas linhas de artigos, atender a necessidades reprimidas do mercado, expandir as oportunidades de negócio de sua marca e diversas outras vantagens.

Para facilitar suas atividades, você pode utilizar ferramentas facilitadoras de gestão, assim como o Asaas. Além de agregar automação à empresa, essa plataforma faz o controle de suas finanças e organiza seus dados com eficiência, dando mais tempo para sua equipe se concentrar em atividades estratégicas.

Viu só como é fundamental ficar sempre atento às sugestões de seus consumidores? Que tal realizar sua pesquisa de mercado e aprimorar seus produtos e serviços? Ainda tem dúvidas ou sugestões sobre esse tema? Deixe aqui seu comentário!

O banner tem a imagem de um notebook e nele está escrito: Chega de burocracia! Com a conta digital do Asaas você tem tudo o que precisa para gerenciar sua empresa em um único lugar. Clique e saiba mais.
O banner tem a imagem de uma mulher e nele está escrito: conta digital PJ completa e sem mensalidade. Nossa conta digital tem tudo o que a gestão da sua empresa precisa. Clique e saiba mais.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.