Como contestar um chargeback? Documentos, prazos e outras informações

por Segurança

Publicado em 18 de janeiro, 2022 | Atualizado em 6 de fevereiro, 2024

O chargeback é uma situação nada favorável para a empresa. Se esse tipo de solicitação tem ocorrido com frequência no seu negócio, é importante saber que nem sempre é válido. Por isso, confira o que é possível fazer nas situações em que não cabe estorno e entenda como contestar um chargeback.

Essas informações são essenciais para a sua empresa quando o problema não estiver na venda. Por exemplo, se o produto foi realmente enviado ao consumidor e ele pediu reembolso por algum motivo que não é de responsabilidade da sua empresa, vale a pena contestar o chargeback.

Neste artigo, explicamos como contestar um chargeback, quais são os documentos que é recomendado apresentar, qual é o prazo em que é possível fazer isso e tudo o que pode acontecer após a contestação. Continue a leitura para ficar por dentro!

Quando ocorre uma contestação de compra?

O chargeback ocorre quando o cliente percebe alguma irregularidade em suas compras realizadas e pede a reversão do pagamento. Então, a empresa recebe uma notificação e pode contestar essa solicitação se considerar que ela não é válida.

Independentemente de a transação ter sido realizada no crédito, débito ou cartão pré-pago, o cliente tem o direito de contestar os valores que não reconhece em sua fatura ou em seu extrato bancário.

Como contestar um chargeback?

No processo de contestação de um chargeback, os motivos podem ser pelo fato de não reconhecer a cobrança, não ter recebido o produto, e até mesmo fraudes envolvendo cartões clonados, por exemplo. No entanto, um dos principais transtornos do chargeback, é quando o pedido já foi enviado para o cliente.

Nesse caso, a empresa precisa arcar com as taxas administrativas do cartão e ainda corre o risco de não receber o produto de volta, além de desorganizar o controle do fluxo de caixa.

Portanto, quando esse tipo de estorno não é válido, é preciso saber como contestar um chargeback. Confira os seguintes passos:

1. Envio da documentação que comprove que o chargeback é inválido

Para contestar um chargeback, o primeiro passo é enviar uma série de documentos para o banco analisar. Falaremos com mais detalhes sobre a documentação a seguir.

Se você é cliente Asaas, nós enviamos os seus documentos para a adquirente, que é a empresa que processa as transações de cartão. Em seguida, a adquirente manda para o banco emissor do cartão fazer a verificação.

A imagem mostra dicas de como conferir a documentação da disputa de chargeback. Conhecendo essa relação é possível contestar um chargeback com maior garantia de vitória.

2. Análise do banco

O segundo passo é realizado pelo banco, que vai analisar a documentação enviada e verificar se o pedido de chargeback é válido ou não.

3. Retorno do banco sobre a decisão

Se o banco conseguir confirmar, por meio da análise da documentação enviada,  que a prestação do serviço ou a entrega do produto realmente aconteceu, ele acata a contestação do chargeback e o valor da transação retorna ao estabelecimento. 

Caso a documentação enviada não seja suficiente para confirmar que a empresa está correta, ele encerra o processo de chargeback e a cobrança é excluída da fatura da pessoa que o solicitou. Nesse caso, quem fica com o prejuízo é o estabelecimento.

Quais documentos são necessários para contestar um chargeback?

Os documentos necessários para contestar um chargeback variam de acordo com o motivo pelo qual ele foi solicitado pelo cliente. Por exemplo, por fraude, desacordo comercial ou erro de processamento.

De maneira geral, a sua empresa deve enviar uma carta explicativa sobre o que ocorreu. Nela, coloque as seguintes informações:

  • O produto e/ou serviço que foi vendido;
  • O nome do portador do cartão;
  • Quem foi o comprador (se é o próprio portador do cartão ou qual a relação dele com o portador);
  • Qual foi o valor da compra;
  • Como foi feita a venda;
  • Como foi feita a entrega;
  • Entre outras informações relevantes.

Além da carta, é importante anexar:

  • Nota fiscal;
  • Contrato;
  • Prints de mensagens;
  • E-mails trocados etc.

Ou seja, toda a comprovação de que a venda foi realmente realizada. Todo o pacote de documentos deve ter no máximo 10 páginas, com limite de 2MB e devem estar em PDF.

A imagem mostra a relação de documentos para apresentar na hora da disputa de chargeback. Conhecendo essa relação é possível contestar um chargeback com maior garantia de vitória.

Qual é o prazo para contestar um chargeback?

Após o recebimento da notificação de chargeback, a sua empresa possui um prazo que varia de 7 a 10 dias corridos para enviar os documentos necessários para refutar o pedido de chargeback do portador do cartão.

Quando a sua empresa opta por abrir a contestação, logo que envia a documentação, a cobrança passa do status “Em processo de chargeback” para “Em contestação de chargeback”.

Então, o banco possui até 120 dias para analisar os documentos e decidir se a contestação do chargeback será acatada ou rejeitada.

O que pode acontecer após a contestação de chargeback?

Depois que a sua empresa faz a contestação de chargeback, o banco pode rejeitá-la ou acatá-la após a análise da documentação.

Por isso, é muito importante ter a documentação comprobatória do produto vendido ou do serviço prestado no nome da pessoa que o adquiriu e verificar se o cartão de crédito da pessoa está no nome dela. Isso tudo facilita o processo de contestação de chargeback.

Após o envio da documentação, é possível consultar o andamento através da plataforma Asaas, aplicando o filtro nas cobranças. Assim, dá para saber qual é o status:

  • Em processo de chargeback: ainda está no prazo dos 10 dias corridos para iniciar o processo de contestação e enviar os documentos.
  • Em contestação de chargeback: os documentos já foram enviados ao banco emissor e a disputa pelo chargeback já foi iniciada (prazo de 120 dias para retorno).
  • Chargeback: a contestação foi rejeitada ou não foram enviados os documentos para dar abertura ao processo de contestação dentro do prazo. Nesse caso o valor é devolvido ao pagador (portador do cartão).
  • Recebida: a contestação foi acatada e o valor retornou para o saldo da sua empresa.

E, então, ficou claro como contestar um chargeback? Agora que você já sabe como refutar o pedido de chargeback quando ele não for válido, é importante também se atentar à importância de evitar que a contestação de compra seja realizada. Para isso, confira este conteúdo para como evitar um chargeback.

Simplifique o recebimento de cobranças com o Asaas

10 Comentários

  1. cristianotoledo42@gmail.com

    Emprestei minha máquina de cartão para o meu vizinho que trabalha com, reforma de estofado sofá,o cliente dele contestou, más á máquina está em meu nome trabalho com pintura automotiva.E agora o que eu faço?

    Responder
    • Redação Asaas

      Olá, Cristiano!

      Você precisa entrar em contato com a operadora da maquininha de cartão para entender quais são as regras aplicáveis.
      Além disso, será necessário dar a devolutiva ao banco, pra que ele possa verificar se o chargeback é válido ou não, cumprindo os prazos estipulados.

      Responder
  2. Fernando Rocker

    Após a contestação de chargeback e seguir todos os passos, ainda assim de maneira arbitrária recebi a mensagem a contestação foi rejeitada, com o seguinte status “Sem autorização do portador do cartão” , porém até em conversa com a minha cliente, que confirmou a compra, a operadora diz q reconheceu posterior e ira lançar na fatura dela.

    O que faço agora?

    Responder
    • Redação Asaas

      Olá, Fernando!

      Entre em contato com a nossa equipe de análise e prevenção para que eles possam direcioná-lo da melhor forma. Segue os contatos:
      0800 009 0037
      (47) 99138-5151 (somente mensagens)
      contato@asaas.com.br

      Responder
  3. Danillo Rocha

    Olá a todos! Utilizamos o asaas há 7 anos na empresa, e creio ter conteúdo para auxiliar aos comentários aqui. A relação de chargebacks independe em boa parte do Asaas (a não ser em questões de política anti-fraude em uso de cartão não autorizado, no ato da validação dos dados de cartão). Infelizmente chargebacks, no Brasil, são passíveis e priorizam o cliente mal intencionado. Temos exemplos de clientes que fizeram uso de serviços por 30 dias em nossa empresa, e 3 meses depois solicitaram chargeback, simplesmente sem motivo, informando fraude em ambiente de cartão não presente. NUNCA ganhamos uma disputa, e há algum tempo já temos ciencia que não entraremos mais em novas disputas.

    a taxa de chargeback em faturamento (R$) nossa varia entre 0,4 e 0,8% desde o início, o que é relativamente baixo, porém injusto.

    Fica a dica: pegue o máximo de informaçoes de seus clientes, emita sempre a NF, não para constestação, mas para ter documentos caso precise.

    Responder
    • Redação Asaas

      Agradecemos pelo auxílio, Danillo!

      Responder
  4. Jéssica

    O cliente solicitou o chargeback, entramos com a disputa a mais de 180 dias e ainda não tivemos retorno,
    continua em processo de disputa.
    O que devemos fazer?

    Responder
    • Redação Asaas

      Olá, Jéssica

      O prazo do processo depende da bandeira e do motivo da disputa, mas se você for cliente do Asaas, pode enviar um e-mail para: chargeback@asaas.com.br com todas as informações da disputa, que faremos a verificação e daremos retorno.

      Responder
  5. Ana Neves

    O cliente ja comprou mal intencionado, comprou meu curso e assistiu 100%. Pediu o reembolso exatamente 7 dias depois da compra, mas errou o calculo e por conta do horario, seu prazo de reembolso expirou. Entao, o que ele fez?
    Pediu o chargeback. Agora to tentando contestar mas nao sei pra onde mandar email ou ligar. Somente recebi o email com o bloqueio de saldo e o aviso.

    Responder
    • Redação Asaas

      Olá, Ana

      Se você for cliente do Asaas, pode fazer a solicitação através do e-mail: chargeback@asaas.com.br.

      Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.