Como administrar as finanças pessoais?

Alcançar equilíbrio na vida financeira é uma medida fundamental para o empreendedor individual realizar conquistas pessoais e profissionais.

Nesse contexto, saber como administrar finanças significa ter melhores chances para chegar aonde pretende. Controlar ganhos e gastos e gerenciar bem o dinheiro também equivale a não ficar às voltas com endividamentos.

Dessa maneira, é mais fácil viver melhor o presente e criar uma reserva para o futuro. Por essas razões, apresentamos algumas estratégias essenciais para você exercer um efetivo controle sobre os seus recursos econômicos. Prossiga com a leitura e conheça esses modos de colocar — e manter — as suas finanças em ordem!

Analise como andam as suas finanças

Os esforços em torno de como administrar finanças pessoais passam, necessariamente, por obter uma visão realista da saúde econômica. Essa clareza depende de analisar a situação financeira atual, ou seja, de levantar como anda a sua relação com o dinheiro.

Isso pode ser feito a partir do conhecimento da totalidade dos ganhos e gastos dos últimos meses. Essa conta permitirá enxergar se os meses têm fechado com saldo positivo ou se há contas em aberto, por exemplo. Esse olhar ajudará você a perceber o seu jeito de gastar, servindo para identificar eventuais desperdícios e escapes de dinheiro.

Faça ajustes e cortes quando necessário

Você analisou suas finanças e verificou que não há saídas de dinheiro que precisam ser mais bem controladas? Ótimo, nesse caso, não há necessidade de promover ajustes e nem de eliminar despesas. Entretanto, se, ao analisar as suas finanças, ficou evidente ser necessário direcionar com mais rigor o seu dinheiro, é hora de providenciar os cortes e as reduções.

Para isso, veja tudo aquilo que pode ser diminuído ou deixar de ser consumido, sejam contas, sejam compras. Gastar menos com esses itens deixará seu orçamento mais enxuto, e você ficará mais livre para organizar a sua vida financeira.

Monte um planejamento financeiro

Após olhar para as suas finanças e cortar e diminuir gastos, chegou o momento de programar os períodos futuros. O que fica muito mais simples ao montar um planejamento financeiro, com a previsão das entradas e saídas de dinheiro.

Para tal, faça os lançamentos dos ganhos previstos e também das contas de casa, despesas pessoais e compras. Não deixe de anotar tudo o que receberá, e como pretende gastar, pois, só assim, você terá uma projeção confiável, na qual basear o controle das suas finanças.

Prefira fazer compras à vista

Essa dica é no sentido de ajudar você a manter o risco de endividamento bem longe. Isso é especialmente útil quando se trata de manter as finanças em ordem, pois contas atrasadas geram juros e correções monetárias.

Então, busque se programar para comprar à vista, ainda mais no caso do supermercado, da farmácia e de outros gastos que se repetem mês a mês. Para as aquisições que demandam valores elevados, o ideal é juntar o dinheiro e, então, realizar a compra. Esse esforço tende a ser compensador, pois, além de você não fazer dívida, ter dinheiro em mãos propiciará maior poder de negociação.

Renegocie dívidas

Quando acontece de os compromissos virarem dívidas, o jeito é acertar condições que possibilitem acabar com esses problemas. Para as dívidas recentes, costuma ser mais difícil conseguir parcelamentos. Aí, o jeito é priorizar tais pagamentos, para não se transformarem em pendências mais caras.

Já para os débitos que entraram em fase de cobrança, as chances de conseguir renegociar acabam sendo maiores. Atente, ao fechar qualquer acordo, às suas reais possibilidades de pagamento. Afinal, de nada adianta assumir parcelas que comprometam demais a renda e acabar por ver frustrada a intenção de realizar as quitações.

Monte uma reserva emergencial

Conseguir alcançar o equilíbrio financeiro depende de todas as atitudes que elencamos. Desse modo, está ligado a dedicar boas doses de empenho, bem como a assumir posturas positivas ao lidar cotidianamente com o dinheiro. Todo esse esforço tende a resultar em maior segurança e tranquilidade, considerada a imensa importância que as questões econômicas têm sobre a vida.

Para manter essa condição benéfica, o mais indicado é formar uma reserva que some estabilidade às finanças. Assim, mesmo diante de imprevistos, você ficará mais protegido dos perigos associados ao endividamento. Essa reserva deve ser equivalente a alguns meses das suas despesas, para fornecer uma boa margem de segurança, frente a eventuais condições financeiras desfavoráveis.

Faça uma eficiente gestão dos recebimentos

Saber como administrar finanças pessoais está relacionado à clareza e ao controle da gestão do dinheiro. Para o empreendedor individual, isso depende de saber com exatidão as datas dos recebimentos. Essa visão do fluxo de entradas de dinheiro é que proporcionará as condições para o empreendedor se programar.

E é justamente nesse aspecto que a plataforma Asaas faz toda a diferença para a organização financeira. A ferramenta promove a simplificação da gestão de recebimentos, permitindo ao empreendedor individual acessar resumos com as entradas dos pagamentos esperados.

Além de tudo isso, permite gerar e entregar boletos de forma descomplicada, em poucos minutos. Basta acessar a plataforma, informar o seu e-mail e começar a usar as funcionalidades da ferramenta.

As vantagens de utilizar o Asaas incluem, ainda, fazer a profissionalização da cobrança dos valores a receber — isso com o disparo de notificações que agregam a certeza de a cobrança ter sido recebida e de que o cliente está ciente da data do vencimento. Essa automação reduz o risco de você sofrer com a inadimplência e aumenta as chances de poder contar com os pagamentos dos clientes nas datas combinadas.

O uso da tecnologia funciona como um poderoso aliado nas batalhas em torno de como administrar as finanças. A partir do uso de uma eficiente solução tecnológica, fica mais viável formar uma reserva, ter maior segurança para vivenciar o dia a dia e programar o futuro. Portanto, adote as nossas dicas para gerenciar a sua vida financeira e coloque as facilidades do Asaas a favor das suas vendas ou dos serviços. Com a plataforma ao seu lado, a pessoa física pode emitir boletos, ter total visão dos seus recebimentos e fazer cobranças, tudo de forma simples e profissional.

Entre, agora, em contato com o Asaas e conheça as muitas vantagens de usar a tecnologia a seu favor!

O Autor
Vice-presidente no Asaas
Gerar boleto

Esteja sempre bem informado sem pagar nada!

Cadastre-se e receba um e-mail semanal com as últimas novidades do blog.