10 ferramentas que vão te ajudar a vender mais

10_ferramentas_que_vão_te_ajudar_a_vender_mais.jpg.jpeg

Toda empresa que se preze quer sempre vender mais os seus produtos. O problema é que nem sempre é fácil ter uma boa equipe de vendas para garantir o sucesso comercial de uma organização. É bastante comum, por exemplo, que pequenas instituições ou profissionais autônomos desenvolvam produtos ou prestem serviços de excelente qualidade, mas não sejam tão bons vendedores, o que dificulta a saúde financeira do negócio.

Faz parte desse grupo citado no exemplo? Não se preocupe: elaboramos uma lista com 10 ferramentas que lhe ajudarão a vender mais e a garantir uma boa lucratividade para a sua empresa. Não deixe de ler o nosso artigo!

Pesquisa de mercado

Quando alguém adquire um produto ou serviço, está sanada uma necessidade. É por isso que as pesquisas de mercado são tão importantes.

Você precisa conhecer seus compradores em potencial. A quem seu produto é destinado?

Quais são as mídias exploradas por essas pessoas? Que atividades elas realizam para o lazer? Tudo isso deve ser analisado para que você tenha uma maior proximidade com os potenciais consumidores e venda mais.

Agenda

Por mais clichê que pareça, ter uma agenda é importante para qualquer vendedor. Mantenha sempre todos os compromissos anotados para evitar o esquecimento de reuniões ou encontros com um cliente ou com uma pessoa que tenha lhe procurado com interesse no que você oferece. Hoje em dia, existem diversos aplicativos para smartphones e tablets, que podem substituir a tradicional agenda de papel, caso você ache necessário.

Telefone fixo

O telefone sempre disponível é indispensável para quem deseja vender mais. Portanto, é indispensável que você invista em um bom plano, para que não tenha que pagar taxas muito altas para realizar ligações de longa distância ou para celular.

Vale lembrar que ter um telefone fixo também passa mais credibilidade para a empresa. No caso de você ser um microempreendedor ou freelancer e trabalhar em casa, tenha linhas separadas para o seu telefone comercial e residencial. Assim, você evita que seus familiares atendam aos seus clientes, causando situações que podem ser constrangedoras para algumas pessoas.

Também é importante que seu telefone fixo disponha de um serviço de secretária eletrônica. Para que seus clientes ou pessoas interessadas em seus produtos ou serviços deixem recados caso você esteja indisponível para atender a ligação.

Celular

Assim como o telefone fixo, o celular também é uma ferramenta básica para qualquer vendedor. Afinal, quem tem que se virar com todas as obrigações da empresa leva uma rotina corrida e passa bastante tempo na rua. Com o celular, você também pode aproveitar momentos ociosos, como em filas no banco ou no trânsito parado, para retornar ligações ou responder a mensagens que seus clientes enviem por SMS ou aplicativos como o WhatsApp.

Notebook

Ter um notebook é mais prático do que um computador de mesa. Utilizando um notebook, você poderá levar até o seu cliente as suas apresentações com planos e modalidades de seus serviços.

Isso evita que você tenha que solicitar o equipamento do cliente. No entanto, se lembre de escolher um computador com uma boa marca, que evite problemas técnicos e tenha uma bateria com bastante durabilidade.

Tablet

A função do tablet é similar às do notebook, com o diferencial de que ele é mais fácil de ser transportado de um local para outro, além de ser bastante elegante quando apresentado em uma reunião. Assim como o notebook, deve-se optar por um modelo com boas configurações e boa bateria.

E-mail Marketing

Para e pense: quantas vezes você abre seu e-mail por dia? Muitas, não é mesmo?

Isso não acontece apenas com você. As pessoas têm o hábito de acessar o e-mail inúmeras vezes por dia e é por isso que uma ferramenta de e-mail marketing é uma boa pedida para quem quer melhorar as vendas.

Com uma ferramenta de e-mail marketing, você poderá enviar e-mails personalizados para seus clientes ou prospects. Mas lembre-se de não utilizar o e-mail apenas para venda direta!

Referência no segmento

Envie informações e dicas interessantes sobre sua área de atuação. Assim você se tornará referência no seu segmento e consequentemente venderá mais.

Redes Sociais

As redes sociais também podem alavancar suas vendas, uma vez que o bom relacionamento com o público é fundamental para que o setor comercial flua bem. Hoje em dia, existem uma infinidade de redes sociais, como o Facebook, Instagram, SnapChat e Pinterest.

Para se aproveitar das mídias online, você deve ter cuidado! Sempre faça posts padronizados, utilizando os elementos da sua identidade visual e com conteúdo de qualidade e de que realmente seja de interesse de seu público. Caso você sinta dificuldade, pode contratar um profissional especializado nessa área, até mesmo para você não ficar sobrecarregado com mais essa função.

Prêmios

Todo mundo gosta de ganhar presentes. Baseado nessa ideia, você pode criar uma metodologia de que, quando um cliente indica sua empresa para um amigo ou conhecido, ganha um prêmio!

Os prêmios podem ir desde objetos simples, como kits com camisetas, bonés e chaveiros, até outros mais sofisticados, como viagens ou aparelhos eletrônicos. O que vale é dar um agrado para seu cliente que o indicar, assim, ele será estimulado a repetir a ação mais vezes.

Avaliação de desempenho

Se você já está no mercado há bastante tempo, pode realizar também uma avaliação do seu desempenho com aqueles que já são seus clientes. Essa pesquisa pode ser feita via e-mail ou telefone e as questões podem estar relacionadas ao vendedor, equipe da empresa, suporte técnico e se o cliente recomendaria a instituição para outras pessoas.

No caso da pesquisa ser feita por telefone, vale lembrar que uma pessoa de fora da empresa deve realizar as ligações e, logo de início, já se identificar como alguém de fora. Para que o cliente não se sinta coagido a somente elogiar a postura da instituição, não explanando a verdadeira realidade. Com essas 10 ferramentas, certamente você venderá mais e alavancará o setor comercial da sua companhia.

Quer que seus amigos empresários também possam ter boas vendas e ganhar pontos com eles? Compartilhe esse conteúdo nas suas redes sociais!

Gerar boleto

Esteja sempre bem informado sem pagar nada!

Cadastre-se e receba um e-mail semanal com as últimas novidades do blog.