Lidar com prazos de pagamento e manter o fluxo de caixa saudável são desafios constantes para qualquer empresa.
Gerenciar os recebíveis futuros exige bastante organização e planejamento estratégico, a fim de evitar falta de capital. No entanto, existe uma alternativa para solucionar questões relacionadas a prazos: a antecipação de recebíveis
A seguir, explicaremos para que serve e quais são as principais vantagens da antecipação de recebíveis e suas desvantagens para empresas. Confira.
Navegue pelo conteúdo
Para que serve a antecipação de recebíveis?
Ao optar pela antecipação de recebíveis, a empresa garante o adiantamento de pagamentos a prazo. Essa estratégia auxilia no controle de fluxo de caixa, garantindo mais flexibilidade para lidar com imprevistos.
Esse adiantamento traz liquidez imediata, permitindo o investimento em melhorias na estrutura, no reforço do estoque, na compra de matérias-primas ou na atualização de tecnologia.
Dessa maneira, com os recursos disponíveis, é mais fácil direcioná-los para as reais necessidades da empresa.
Além disso, essa pode ser a solução para quitar dívidas urgentes e evitar juros por atraso, servindo como uma alternativa a outras linhas de crédito empresarial disponíveis no mercado, que costumam ter taxas de juros mais elevadas e processos de aprovação burocráticos.
Por que antecipar recebíveis?
Antecipar recebíveis diminui drasticamente o tempo de espera pelo pagamento, uma movimentação crucial para pequenas e médias empresas com capital de giro limitado.
O processo também estabiliza o fluxo de caixa, oferecendo liquidez imediata à empresa, que oferece mais liberdade para a tomada de decisões estratégicas.
Para além desses motivos, existem outras vantagens de adiantar os créditos futuros. Falaremos mais a seguir.
6 vantagens da antecipação de recebíveis
Como atua com a concessão de créditos futuros, que já seriam da empresa, a solução da antecipação de recebíveis por si só já é bastante vantajosa.
Por isso, optar por contratar essa alternativa de crédito pode trazer diversos benefícios para a empresa, que vão além de receber adiantado os valores para uso.
Separamos algumas das vantagens de realizar a antecipação de recebíveis, veja:
1. Recebimento adiantado de cobranças à vista e a prazo
Com a antecipação de recebíveis, é possível diminuir o prazo de recebimento de pagamentos.
Em algumas instituições financeiras, o prazo estimado de compensação de pagamentos pode chegar a 32 dias, como acontece com o cartão de crédito, por exemplo.
Neste caso, com o recurso da antecipação de recebíveis, o prazo de recebimento é diminuído. Basta realizar a análise, que pode durar até 3 dias, no caso do Asaas e, se os recursos forem liberados, são disponibilizados em conta em até 4h.
Os mesmos prazos também se aplicam para parcelamento, ou seja, cada parcela também demora 32 dias para ser compensada.
A antecipação diminui esse tempo, adiantando o recebimento de todas as parcelas que ficarem disponíveis após a liberação pela financeira.
2. Antecipar capital de giro para investimentos
A empresa precisa de liquidez para aproveitar oportunidades de investimento. E, em muitos casos, não existe um fundo de emergência que possa ser utilizado para este fim.
Assim, com o adiantamento de capital de giro, é possível atuar em negociações que favoreçam o desenvolvimento empresarial.
Pense no seguinte cenário: a empresa necessita de um maquinário industrial específico, que oferece descontos no pagamento em condições diferenciadas. Sem o montante em caixa, é provável a perda da negociação.
Ao antecipar os recebíveis, há mais recursos disponíveis para o investimento, auxiliando no fechamento de negócio com melhores condições. O mesmo se aplica para outras áreas: infraestrutura, matéria-prima, tecnologia, entre outros.
Com os valores disponíveis, a empresa usufrui de condições diferenciadas e estreita laços com os fornecedores.
3. Escalabilidade do negócio antecipando capital
A antecipação impulsiona a escalabilidade do negócio. Com mais oportunidades de investimentos, é possível criar um planejamento para ampliar as atividades, melhorar a estrutura, expandir o número de funcionários, entre outras ações.
Com capital livre para ser aplicado onde for necessário, a empresa pode aproveitar oportunidades, criar um bom plano de negócios e se mostrar mais saudável para o mercado.
Leia mais: como escalar um negócio?

4. Quitação de dívidas e resolução de pendências
Os recursos advindos do adiantamento dos recebíveis também possibilitam a resolução de despesas urgentes e a quitação de dívidas com fornecedores ou impostos atrasados, por exemplo.
Além de diminuir sua própria inadimplência, a empresa ainda economiza com as taxas de juros das pendências financeiras.
Vale lembrar que essa movimentação deve ser estudada e, se possível, realizada com o apoio de uma contabilidade de empresas.
Afinal, ainda se trata de uma linha de crédito e os cálculos são necessários para entender a viabilidade, norteando sua posterior aplicação. Garantindo que a antecipação seja um auxiliador na retomada da saúde financeira do negócio.
5. Fluxo de caixa positivo com recebíveis antecipados
Obter capital de giro sem burocracia é uma das grandes vantagens da antecipação, que garante um fluxo de caixa saudável.
Com capital livre para ser aplicado onde for necessário, os problemas com as pendências mensais são mitigados. Assim, há segurança na continuidade das operações de maneira sustentável, para a criação de planejamentos robustos que acompanhem o crescimento.
6. Antecipação automática com menores taxas
Em algumas plataformas, com o Asaas, é possível realizar a antecipação automática de recebíveis à vista ou parcelados.
Após a criação da cobrança, é possível simular os valores, e o processo acontece automaticamente após a quitação por parte do pagador.
Esse processo conta com taxas acessíveis. Ou seja, a empresa usufrui da liberdade de antecipar valores em caixa, sem ter que lidar com altas taxas de juros e de administração.
3 desvantagens da antecipação de recebíveis
Apesar de ser um processo vantajoso, a antecipação de recebíveis exige que seus pontos negativos sejam cuidadosamente ponderados.
Algumas etapas da operação, de fato, podem dificultar que a empresa acesse os valores de forma rápida e sem burocracias.
Para auxiliar sua análise, elencamos a seguir as principais desvantagens a serem consideradas ao optar pela antecipação de recebíveis:
1. Limite do valor antecipado
Em algumas instituições financeiras, a antecipação integral dos valores de vendas não é possível.
Isso acontece porque uma porcentagem do montante é retida para cobrir os riscos da operação. Essa prática protege a instituição e o cliente.
Por exemplo, na antecipação de recebíveis de cartão de crédito, existe a possibilidade de chargeback ou estorno. Assim, para a segurança de ambas as partes, o valor total não é creditado, a fim de cobrir essa eventual despesa.
2. Não há garantia de que a antecipação será aprovada
Como em outras modalidades, a análise de crédito pode apontar problemas no perfil do cliente (inadimplência, alto nível de chargeback, poucas vendas, etc.). E esses fatores podem ser determinantes para uma análise negativa.
Por isso, é fundamental se certificar de que a empresa cumpre todos os requisitos exigidos e não possui nenhuma pendência financeira atrelada ao CNPJ. Isso aumenta as chances de um retorno positivo.
3. Impossibilidade no repasse da taxa da antecipação ao pagador
É comum que as empresas repassem as taxas de juros e administrativas da antecipação ao pagador. No entanto, algumas instituições financeiras não incluem esse repasse automaticamente durante a simulação de antecipação.
Para isso, é preciso entender quais taxas serão repassadas ao pagador e incluí-las manual mente montante a ser recebido. Só então será possível simular o adiantamento do valor integral.
Como fazer a antecipação de recebíveis online?
Atualmente, existem diversas formas de realizar a antecipação de recebíveis. Segundo o Banco Central, as operações podem ser realizadas por instituições financeiras, credenciadoras ou subcredenciadoras.
Todo o processo é padronizado por regulamentações do Banco Central, a Resolução 4.374/2019 e a Resolução 349/2023.
Assim, bancos tradicionais, instituições financeiras e demais empresas autorizadas podem antecipar recebíveis.
Essa regulamentação permite ao Asaas realizar a operação com taxas acessíveis e facilidade na análise de perfil.
Passo a passo para antecipar de recebíveis no Asaas
Para antecipar recebíveis com o Asaas, o processo é bastante simples. Primeiro, é preciso ter uma conta digital ativa na plataforma, e já ter realizado alguma movimentação financeira (criado cobranças, recebido valores, etc).
A partir da conta ativa, é possível utilizar a funcionalidade de duas maneiras:
- É preciso entrar em uma cobrança existente ou criar uma nova, a receber no futuro (avulsa ou parcelada);
- Simular os valores a serem antecipados, por meio da calculadora disponibilizada na plataforma;
- Entender quais serão as taxas que serão aplicadas no processo e, caso concorde com os valores praticados, aceitar a proposta;
- Aguardar pela análise interna;
- Após o retorno positivo, basta aguardar até os valores ficarem disponíveis na conta digital Asaas.

Impulsione o fluxo de caixa da sua empresa com o recurso de antecipação de recebíveis no Asaas.