Gestão de pagamento

O que é Pix e como turbinar seus recebimentos imediatos

Publicado em . Atualizado em
Por Eduardo Kruger . Tempo de leitura: 10 mins
Consumidor aprendendo o que é pix enquanto realiza pagamento via QR Code.

Idealizado pelo Banco Central, o Pix foi anunciado e lançado no segundo semestre de 2020, tornando-se um fenômeno já nos primeiros meses por facilitar as transações financeiras.

A promessa era a de substituir os ultrapassados DOC e TED. Com o Pix, é possível fazer transferência de dinheiro a qualquer hora e dia, entre instituições diferentes, com baixo ou nenhum custo.

Mas ainda há quem fique em dúvidas sobre o serviço. É realmente sem custo? O que acontece por trás das telas? É seguro? No fim das contas, o que é Pix? Continue acompanhando o conteúdo e descubra o que significa Pix e como ele funciona.

O que é Pix?

O Pix funciona como uma transação financeira automática e instantânea. Por meio dele, é possível realizar a transferência de dinheiro de forma rápida, segura e prática entre contas bancárias de diferentes instituições financeiras no país.

Esse método também permite que sua empresa consiga pagar contas e receba por cobranças criadas. Hoje, grande parte das contas bancárias já tem o Pix integrado ao aplicativo

Portanto, o Pix é um meio de pagamentos lançado no Brasil, com características inovadoras:

Receber em 24h é coisa do passado. Receba Pix em segundos, 24 horas por dia. Comece agora!
  • Pagamentos todos os dias da semana: com o Pix, você pode realizar transações a qualquer hora do dia, qualquer dia da semana, incluindo finais de semana e feriados;
  • Pagamentos e transferências instantâneos: toda a operação é concluída em segundos. Pague ou receba, e tenha o dinheiro disponível para usar imediatamente;
  • Economia nas transações: os custos do Pix dependem da instituição financeira ou de pagamentos, mas o preço ainda é muito mais econômico que os meios tradicionais. Entenda quando o Pix cobra taxa;
  • Diferentes tipos de transação: faça transferência entre pessoas físicas, entre pessoas e estabelecimentos comerciais, entre empresas e para entidades governamentais.

Qual o significado da sigla Pix?

Apesar das poucas letras no nome, Pix não é uma sigla. O nome foi escolhido pelo Banco Central por lembrar tecnologia, transações e pixels (os pontos luminosos de uma imagem digital), além da fácil memorização.

Pix é uma “marca” criada para ser lembrada de maneira efetiva que acabou caindo nos diálogos dos brasileiros, ajudando a impulsionar o serviço. Inclusive, é comum ouvirmos por aí: “Manda um Pix!”.

Para que serve o Pix (Sistema de Pagamento Instantâneo)?

O Pix serve para facilitar pagamentos e transferências instantâneas, pois funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana. Ele pode ser usado tanto por pessoas quanto por empresas, trazendo rapidez, praticidade e baixo custo nas transações.

De acordo com o Banco Central, pelo Pix, é possível realizar:

  • Transferências entre pessoas;
  • Pagamentos em estabelecimentos comerciais, como lojas físicas e e-commerce;
  • Pagamentos de prestadores de serviços;
  • Pagamentos entre empresas, como fornecedores;
  • Recolhimento de receitas de Órgãos Públicos Federais, via PagTesouro (custas judiciais, emissão de passaporte, aluguéis de imóveis públicos, multas, serviços educacionais e administrativos etc.);
  • Pagamentos de cobranças;
  • Pagamentos de faturas de serviços públicos, como energia, água, telecomunicações e internet;
  • Recolhimento de contribuições do FGTS e da Contribuição Social.

Para quem o Pix é recomendado? 

O Pix é recomendado para qualquer pessoa ou empresa que precise de rapidez e baixo custo nas transações financeiras. 

Para pessoas físicas, ele facilita transferências entre amigos e familiares, pagamento de contas e compras no dia a dia

Já para empresas, é indicado como forma de receber de clientes, pagar fornecedores e reduzir custos com tarifas bancárias, além de oferecer conveniência aos consumidores. 

Quais são os tipos de Pix?

O Pix é uma ferramenta muito completa. Não à toa, ele se tornou rapidamente o principal método de pagamento do Brasil e passou a estar presente na vida de quase todos os ambientes de comercialização.

Uma das razões disso são as modalidades variadas do Pix que permitem mais autonomia para o seu negócio funcionar. Confira:

  • Pix saque: é possível sacar dinheiro em estabelecimentos comerciais sem precisar de caixa eletrônico ou banco;
  • Pix troco: permite pagar um valor maior em uma compra e receber a diferença em dinheiro;
  • Pix agendado: há como programar pagamentos ou transferências para datas futuras;
  • Pix automático: as transações podem ser feitas automaticamente entre contas cadastradas via configuração, sem intervenção manual;
  • Pix recorrente: ideal para pagamentos periódicos, como mensalidades ou assinaturas, debitados automaticamente no período determinado;
  • Pix cobrança: usado para enviar cobranças a clientes, como faturas ou boletos digitais, com pagamento via Pix.
Imagem descreve as modalidades do Pix: Pix Cobrança, Pix Saque, Pix Troco, Pix agendado, Pix automático e Pix recorrente.

É obrigatório cadastrar uma chave Pix para usar o Pix?

Não. O cadastro de uma chave Pix não é obrigatório para utilizar o sistema. Você pode realizar transferências e pagamentos via Pix apenas informando os dados bancários tradicionais (como agência, conta e CPF/CNPJ). 

No entanto, cadastrar uma chave Pix torna o processo muito mais simples e rápido, já que basta informar o e-mail, número de celular, CPF/CNPJ ou chave aleatória para concluir a transação.

Como o Pix se relaciona com outras formas de pagamento?

O Pix se relaciona com outras formas de pagamento como uma alternativa mais prática e acessível. 

Enquanto as transferências tradicionais têm restrições de horário e podem cobrar tarifas, o Pix funciona 24/7 e geralmente é gratuito. 

Já em relação aos boletos bancários, o Pix elimina a espera pelo tempo de compensação, permitindo a confirmação instantânea do pagamento. 

Hoje, inclusive, muitos boletos já vêm com QR code Pix, que possibilita o pagamento via Pix diretamente pelo celular, tornando o processo ainda mais ágil e seguro.

QR code no boleto bancário do Asaas.

Além disso, ao lado do cartão de crédito e débito, o Pix amplia as opções para o consumidor, oferecendo mais liberdade de escolha e reduzindo custos para quem vende.

E aí, já aderiu ao Pix? Independente de já estar familiarizado ou não, é certo que ele se tornou um dos meios de pagamentos mais utilizados no mercado brasileiro.

Quer simplificar ainda mais seus recebimentos e aproveitar todos os benefícios do Pix? Com o Asaas, é possível receber pagamentos instantâneos, gerar cobranças automáticas e acompanhar todas as transações em tempo real. 

Abra sua conta digital agora mesmo e comece a usar o Pix Asaas.

Sua gestão não pode depender do risco do erro manual. Eleve a gestão financeira com Asaas. Experimente agora!
Compartilhar:

Escrito por

Eduardo Kruger

Eduardo Kruger é Chief Product Officer (CPO) do Asaas e especialista em Conta e Gestão de Pagamentos. Com quase 20 anos de experiência em tecnologia, ele simplifica o universo financeiro para PMEs. Sua trajetória inclui TOTVS, HSBC, GVT e MasterCard. Empreendedor e ex-sócio de fábrica de software, ele conhece os desafios de fluxo de caixa. Como CPO no Asaas, lidera a criação de soluções que aumentam a produtividade. Ele afirma: "Minha paixão é criar soluções que simplifiquem a vida das empresas e as ajudem a crescer." Confie na expertise de Eduardo Kruger.

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notebook e celular exibindo a interface do Asaas e a frente deles um cartão do Asaas.

Asaas: conta digital completa para sua empresa

Emita cobranças, faça transferências, pague contas e gerencie seu negócio em um único lugar.
Conhecer o Asaas