Gestão de contratos: Como utilizar a cobrança recorrente para automatizar os pagamentos de contratos de longo prazo

cobrança recorrente

A gestão de contratos pode se tornar uma dor de cabeça para os empresários. Inadimplência, pagamentos que atrasam, cancelamentos, mudanças de planos e tantos outros fatores que atrapalham o empreendimento e enfraquecem a relação com o cliente fazem parte da rotina dessa gestão. Porém, quem quer prosperar nos negócios precisa saber lidar com isso, encontrando maneiras para que os clientes paguem sempre.

Diante desse cenário, encontrar maneiras que minimizem as perdas e tornem a gestão de contratos mais eficiente tornou-se uma obrigação para empresas que querem crescer sem aumentar os custos de manutenção de clientes. Aos poucos, com o uso de ferramentas e estratégias é possível prever com maior exatidão como será o fluxo de pagamentos dos seus clientes e assim manter o caixa da sua empresa saudável. É sobre essas ferramentas e estratégias que falaremos a seguir:

A automação de pagamentos

A tecnologia pode ser uma grande aliada das empresas na gestão de contratos. Atualmente é possível, inclusive, automatizar totalmente o pagamento dos mesmos, criando cobranças recorrentes para que seus clientes não esqueçam a data.

Essa automação de pagamentos, além de reduzir os atrasos, melhora o relacionamento entre a sua empresa e seus clientes. Primeiro porque não há desgaste com cobranças mensais, segundo porque você estará oferecendo uma comodidade no seu serviço já que o cliente não precisa se preocupar em pagar seus contratos todos os meses (acontece de forma automática).

Descobrir ferramentas que ajudem sua empresa a melhorar o fluxo de caixa é parte importante de toda sua estratégia de negócio, mas não pode ser tratada como a solução para todos os seus problemas. É fundamental aliar à ela a gestão de contratos.

Defina valores para os planos

O princípio básico de toda cobrança recorrente de contratos é a definição dos valores de cada plano que sua empresa oferece. Sem transparência torna-se complicado criar um vínculo mais longo com os clientes, tornando assim inviável a cobrança recorrente.

Deixe claro qual o valor de cada plano e o que ele irá oferecer. Permita que seu cliente mude de plano ou até mesmo cancele o serviço com a mesma facilidade com que contratou. Dificultar a saída do cliente desfavorece a imagem da sua empresa e dificulta a conquista de novos consumidores. Integre tudo isso ao seu sistema de gestão de contratos e cobranças e você terá uma solução completa disponível para o mercado.

Faça renovações em ciclos menores

A tentação que toma conta dos empresários quando o assunto são os contratos de longo prazo é fazer com que o cliente assine o contrato mais longo possível. Apesar de parecer uma boa estratégia para a empresa, essa medida acaba minando a confiança do cliente. Oferecer ciclos menores, trimestrais ou semestrais, faz com o cliente não se sinta preso ao serviço nem na obrigação do pagamento.

Criar mecanismos e estratégias que melhorem a relação da sua empresa com o cliente através de uma boa gestão de contratos, sejam eles longos ou não, é um passo importante para o amadurecimento do seu negócio. Aliar isso à comodidade dos pagamentos recorrentes é a receita para um modelo campeão.

Se todas essas vantagens ainda te deixaram em dúvida, utilize o formulário abaixo para entrar em contato. Nosso time está pronto para ajudá-lo.

banner_rodape

Gerar boleto

Esteja sempre bem informado sem pagar nada!

Cadastre-se e receba um e-mail semanal com as últimas novidades do blog.