Gestão de contratos: como utilizar a cobrança recorrente para automatizar pagamentos

Por Redação Asaas
Publicado em 21 de março, 2014 | Atualizado em 13 de junho, 2022

A gestão de contratos pode se tornar uma dor de cabeça para os empreendedores. Inadimplência, pagamentos que atrasam, cancelamentos, mudanças de planos e tantos outros fatores que atrapalham o empreendimento e enfraquecem a relação com o cliente fazem parte da rotina dessa gestão.

Porém, quem quer prosperar nos negócios precisa saber lidar com isso, encontrando formas para que os clientes paguem sempre. Diante desse cenário, encontrar maneiras que minimizem as perdas e tornem a gestão de contratos mais eficiente tornou-se uma necessidade.

Com o uso de ferramentas e estratégias é possível prever com maior exatidão como será o fluxo de pagamentos e manter o caixa da sua empresa saudável. Pensando nisso, confira neste post o conceito e como utilizar a cobrança recorrente na sua gestão de contratos!

Conteúdo

O que é o pagamento recorrente?

O pagamento recorrente consiste em toda prestação de serviços ou entrega de produtos com pagamentos pré-determinados e de forma contínua. Ou seja, são serviços em que os clientes realizam pagamentos periódicos, de acordo com os contratos.

Sendo assim, o pagamento recorrente está presente em serviços por assinatura, contratos, planos, mensalidades e outros serviços contínuos. Dessa forma, os clientes realizam a assinatura e fazem pagamentos periódicos, que podem ser mensais, trimestrais, semestrais ou anuais.

Como o pagamento recorrente funciona?

O pagamento recorrente funciona de forma simples. Ao adquirir uma prestação de serviços contínua, o cliente assina um acordo com a empresa para pagamentos periódicos, em troca do fornecimento do serviço durante o prazo estabelecido.

Assim, nos intervalos de cobrança acordados, a empresa envia cobranças periódicas, recebendo valores frequentes pela prestação do serviço. É uma excelente alternativa para empresas que querem crescer sem aumentar os custos de manutenção de clientes.

O que é automação de pagamentos?

A tecnologia pode ser uma grande aliada das empresas na gestão de contratos. Atualmente é possível, inclusive, automatizar totalmente o pagamento dos mesmos, criando cobranças recorrentes para que seus clientes não esqueçam a data.

Essa automação de pagamentos, além de reduzir os atrasos, melhora o relacionamento entre a sua empresa e seus clientes. Primeiro porque não há desgaste com cobranças mensais, que acabam desgastando o relacionamento com o cliente.

Segundo porque você oferecerá uma comodidade no seu serviço já que o cliente não precisa se preocupar em pagar seus contratos todos os meses – acontece de forma automática e intuitiva, otimizando seu tempo.

Descobrir ferramentas que ajudem sua empresa a melhorar o fluxo de caixa é parte importante de toda sua estratégia de negócio, mas não pode ser tratada como a solução para todos os seus problemas. É fundamental aliar a ela a gestão de contratos.

banner Guia de Cobrancas para Empreendedores

Qual a relação entre gestão de contratos e cobrança recorrente?

A gestão de contratos é um departamento responsável por organizar e garantir a regularidade dos contratos firmados com os clientes. Por isso, é uma etapa imprescindível para a gestão financeira e planejamento estratégico de um negócio.

Sendo assim, na gestão de contratos ter um bom sistema de cobrança recorrente é essencial, pois além de automatizar, garante melhor fluxo de pagamentos. Portanto, a cobrança recorrente é um processo importante para a eficiência da gestão de contratos.

Por exemplo, a gestão conta com diversos contratos assinados e em vigor, com isso, utilizar a cobrança recorrente é uma forma para garantir que os prazos de pagamento sejam cumpridos. É um processo muito comum em escolas de idiomas, academias, serviços de streaming e outros.  

Como utilizar a cobrança recorrente?

Embora pareça algo fácil, utilizar a cobrança recorrente é uma atividade que exige planejamento e conhecimento sobre os clientes. Especialmente, para ter um setor de cobranças eficiente e que não comprometa a satisfação e o relacionamento com o público.

Além disso, é preciso que a cobrança recorrente aconteça de forma estratégica, ou seja, facilitando a gestão financeira. Esse ponto é essencial para o crescimento da empresa e contribui para preservar a saúde das finanças e promover resultados melhores.

Veja dicas importantes para utilizar esse recurso no seu negócio:

Defina valores para os planos

O princípio básico de toda cobrança recorrente de contratos é a definição dos valores de cada plano que sua empresa oferece. Sem transparência se torna complicado criar um vínculo mais longo com os clientes, tornando assim inviável a cobrança recorrente.

Deixe claro qual o valor de cada plano e o que ele irá oferecer. Permita que seu cliente mude de plano ou até mesmo cancele o serviço com a mesma facilidade com que contratou. Dificultar a saída do cliente desfavorece a imagem da sua empresa e dificulta a conquista de novos consumidores.

Integre tudo isso ao seu sistema de gestão de contratos e cobranças e você terá uma solução completa disponível para o mercado. Além disso, é uma forma para facilitar o seu planejamento financeiro e otimizar a gestão para ter maior segurança.

Faça renovações em ciclos menores

A tentação que toma conta dos empreendedores quando o assunto são os contratos de longo prazo é fazer com que o cliente assine o contrato mais longo possível. Apesar de parecer uma boa estratégia para a empresa, essa medida acaba minando a confiança do cliente.

Oferecer ciclos menores, trimestrais ou semestrais, faz com que o cliente não se sinta preso ao serviço nem na obrigação do pagamento. Assim, você pode proporcionar uma experiência enriquecedora e promover a fidelidade dos clientes.

O que evitar quando adotar a cobrança recorrente?

Como você notou, a cobrança recorrente é um processo que precisa ser bem planejado e contar com o envolvimento da liderança. Dessa forma, é possível ter atividades eficientes e preservar os contratos a longo prazo, contribuindo para os resultados.

No entanto, para atingir esse objetivo é preciso evitar erros que podem comprometer a relação com o cliente, como:

  • não investir em um bom software;
  • não padronizar as comunicações;
  • enviar cobranças fora do tempo correto;
  • contatos excessivos de cobrança;
  • contratos desatualizados;
  • não ter uma boa abordagem e comunicação.

Além disso, é imprescindível contar com uma plataforma digital para automatizar e executar a cobrança recorrente de maneira personalizada e inteligente. Para tanto, o Asaas oferece um software completo para automatizar e facilitar o recebimento de cobranças.

ebook regua de comunicacao banner

Com a plataforma Asaas, você pode enviar notificações automáticas e personalizadas, antecipar cobranças, e muitas outras funcionalidades, como:

Criar mecanismos e estratégias que melhorem a relação da sua empresa com o cliente através de uma boa gestão de contratos, sejam eles longos ou não, é um passo importante para o amadurecimento do seu negócio. Aliar isso à comodidade dos pagamentos recorrentes é a receita para um modelo campeão.

Gostou do post? Se deseja conhecer melhor soluções incríveis para inovar e modernizar a gestão de cobranças na sua empresa, acesse o site do Asaas e saiba como podemos ajudar.

No Asaas você tem dinheiro antecipado