Como funciona a antecipação de recebíveis? Saiba como fazer na prática

por Antecipação de recebíveis

Publicado em 16 de maio, 2022 | Atualizado em 30 de janeiro, 2024

A sua empresa já precisou de uma quantia de dinheiro que ainda não tinha em mãos? Costuma fazer vendas a prazo, como no cartão, que demoram semanas ou meses para entrar no caixa? A antecipação de recebíveis é uma alternativa para essas situações, já que possibilita adiantar um valor que seria recebido pela empresa em uma data futura

Gosta da ideia, mas não sabe como funciona a antecipação de recebíveis?

Existem algumas regras que a empresa precisa cumprir para ter aprovada a antecipação de recebíveis. Neste artigo, você poderá entender melhor como funciona, quais são as taxas, como fazer, o que é exigido, quais são as etapas e também quais são as vantagens de solicitar o adiantamento de recebíveis, quando necessário.

Portanto, para ficar por dentro de como funciona a antecipação de recebíveis, é só continuar a leitura!

Como funciona a antecipação de recebíveis?

A antecipação de recebíveis funciona quando a instituição de pagamento concede a empresa um valor que já é dela. Assim, garante as contas da empresa em dia, e o equilíbrio entre as necessidades e as demandas do negócio. Assegurando capital de giro suficiente para a manutenção das atividades.

Pois, mesmo com um bom controle financeiro e o equilíbrio dos prazos de pagamentos e recebimentos, é possível que a empresa acabe passando por dificuldades. Principalmente quando acontecem imprevistos e atrasos em pagamentos por parte dos clientes.

Nessas situações, falta dinheiro para formar o capital de giro e a gestão precisa providenciar uma solução para não atrasar seus compromissos financeiros. É nessa hora que a antecipação de recebíveis pode ser uma aliada. Afinal, fazer empréstimos pode custar caro para a empresa.

A antecipação de recebíveis é mais segura para as instituições do que o empréstimo — o que a torna mais barata para o negócio. Isso porque é mais provável que o cliente vá fazer o pagamento, quitando o adiantamento feito para a empresa. 

Qual é a documentação necessária para antecipar recebíveis?

Entenda quais são os pré-requisitos que a sua empresa precisa apresentar para ter a antecipação de recebíveis aprovada no Asaas:

Para antecipação de cobranças via cartão de crédito 

  • Cadastro aprovado no Asaas.
  • Dados do cliente pagador da cobrança previamente preenchidos (nome, CPF/CNPJ e telefone para contato).
  • Em caso de venda de produtos, eles devem ter sido entregues. Em caso de prestação de serviços, eles devem ter ao menos sido iniciados.
  • Para pessoas jurídicas, o cadastro deve ter sido totalmente aprovado.
  • Para pessoas físicas, ter feito a primeira transferência para uma conta pessoal há, no mínimo, 45 dias (Pix não é aceito para este critério).

Para antecipação de cobranças via boleto bancário

  • Cadastro aprovado no Asaas.
  • Produto ou serviço que originou a cobrança a ser antecipada entregue ao cliente.
  • Documento que comprove relação comercial entre cliente e pagador, como: Nota Fiscal Eletrônica ou Contrato de Prestação de Serviços com firma reconhecida em cartório.
  • Dados do cliente pagador da cobrança previamente preenchidos (nome, CPF/CNPJ e telefone para contato).
  • Para pessoas jurídicas, ter feito a primeira transferência pelo sistema há, no mínimo, 45 dias.
  • Para pessoas físicas, ter feito a primeira transferência pelo sistema há, no mínimo, 90 dias.

Como é feita a análise de crédito para antecipar recebíveis?

É necessário que todos os pré-requisitos tenham sido cumpridos para dar início à análise interna de crédito, que definirá a aprovação ou a reprovação da antecipação de recebíveis.

O Asaas consulta os serviços de proteção ao crédito. Não havendo o pagamento da antecipação, poderá ser feito o registro nos órgãos de proteção ao crédito, além de serem tomadas medidas cabíveis de recuperação judicial.

Como é calculada a taxa de antecipação de recebíveis?

A taxa da antecipação de recebíveis é calculada tendo como base o valor líquido do adiantamento. Ou seja, da quantia solicitada pela empresa já é deduzida a taxa, que é cobrada pelas adquirentes sobre a operação financeira.

O cálculo considera uma taxa de juros simples e também o período de adiantamento do valor.

Como fazer antecipação de recebíveis?

A antecipação de recebíveis pelo Asaas é muito simples: você faz a solicitação, envia os documentos e assina o termo. Em seguida, a solicitação entra em análise. Se for aprovada, o valor é creditado no Asaas e você pode fazer a transferência.

Depois, quando a cobrança antecipada for paga pelo seu cliente, o status da antecipação mudará para “Quitado”. Caso a cobrança não seja paga, a antecipação ficará com o status de “Pendente” e o valor devido será debitado da sua conta Asaas.

O que acontece após a aprovação da solicitação de antecipação de recebíveis?

Após a aprovação da solicitação de antecipação de recebíveis, o dinheiro fica disponível na sua conta e você pode usá-lo para os pagamentos necessários.

O que acontece se a antecipação de recebíveis for negada?

Se a antecipação de recebíveis que você solicitou for negada, o valor ficará disponível apenas na data em que a empresa já iria recebê-lo.

Quais são as vantagens da antecipação de recebíveis no Asaas?

Confira as principais vantagens de solicitar a antecipação de recebíveis pelo Asaas:

  • Taxa competitiva: é mais barato pagar taxas na antecipação de seus recebíveis pelo Asaas do que contratar outras operações financeiras;
  • Antecipação de boletos: é um diferencial do Asaas, uma vez que poucas empresas oferecem;
  • Prazos rápidos: a sua empresa recebe o valor em no máximo 2 dias úteis;
  • Sem mensalidade: o Asaas não cobra mensalidade para geração das cobranças, você paga apenas pelas cobranças recebidas;
  • Sem limites: não há número máximo de solicitações e valores nem limites de horários;
  • Poder de escolha nas suas mãos: o Asaas não embute a taxa do produto no serviço principal.

Você pode simular agora mesmo uma antecipação de recebíveis para a sua empresa usando o Asaas

O banner tem a imagem de moedas e um calendário e nele está escrito: Melhore seu fluxo de caixa. Ganhe mais liquidez ao antecipar recebíveis de boleto e cartão de crédito com as melhores taxas! Clique e saiba mais.
O banner tem a imagem de uma mulher e nele está escrito: Venda a prazo e receba à vista! Com a antecipação de recebíveis você ganha mais liquidez na venda parcelada. Clique e saiba mais.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.