Qual é o melhor banco para emitir boletos bancários?

por Boleto bancário

Publicado em 26 de fevereiro, 2015 | Atualizado em 4 de abril, 2024

Contar com um sistema de cobrança eficiente é fundamental para que sua empresa tenha mais tranquilidade e segurança na hora de receber os pagamentos dos clientes.

boleto bancário é uma das soluções mais populares no Brasil. Para utilizá-lo, é necessário ter uma conta vinculada ao banco emissor para que os pagamentos sejam devidamente recebidos. Uma das principais dúvidas das empresas quando o assunto é boleto é: qual o melhor banco para emitir boletos?

Sem dúvida, este é um questionamento importante, já que a instituição bancária escolhida pode fazer toda a diferença no dia a dia das operações, trazendo mais tranquilidade para a gestão e qualidade no atendimento prestado aos consumidores.

Pensando nisso, desenvolvemos este conteúdo com algumas dicas práticas que vão ajudar a sua empresa a escolher a melhor instituição financeira. Confira!

Quais são as regras aplicáveis à emissão de boletos?

Até 2016 as empresas precisavam conhecer e entender a respeito do funcionamento das formas de cobrança registradas e não registradas. Porém, desde 2017, o Banco Central do Brasil determinou que todos os boletos deveriam ser emitidos na forma registrada.

As carteiras não registradas tinham taxas inferiores e não exigiam um registro de cada boleto gerado por sua empresa. O pagamento ao banco só ocorria quando o boleto fosse pago pelo cliente.

Apesar de mais econômica, essa opção deixava a responsabilidade pela cobrança em caso de inadimplência para a empresa e os boletos não poderiam ser antecipados e nem usados como garantias de empréstimos.

No caso do boleto registrado — que atualmente é obrigatório — o sistema funciona de forma diferente. As informações do documento ficam registradas no Banco Central, o que acaba trazendo mais segurança para todos os envolvidos, já que reduz o risco de fraudes.

Na emissão de boleto registrado o banco pode cobrar uma taxa sobre cada boleto gerado, mesmo que ele não seja quitado pelo cliente. Muito embora este custo pareça mais alto, é sem dúvida uma opção mais segura e que traz maiores benefícios para a empresa a médio e longo prazo.

Diferença entre cada tipo de boleto: boleto com registro, avulso, assinatura, qr code e carnê.

Como escolher o melhor banco para emitir boletos bancários?

Descubra como escolher o melhor banco para emitir boletos bancários:

1. Avalie as particularidades da sua empresa

Depois de conhecer as principais regras aplicáveis à emissão de boletos bancários, é fundamental que o empreendedor conheça as particularidades do seu negócio.

Aqui, é preciso entender, por exemplo, quem é o seu consumidor, qual o tipo de pagamento mais adequado para ele, se há necessidade de emitir notas fiscais de forma recorrente, a importância da automatização e a relevância de acompanhar as métricas de pagamentos.

Se o seu negócio for MEI, por exemplo, e você precisar emitir notas fiscais de serviço ao receber cobranças no boleto bancário, pode ser interessante adotar uma ferramenta que ofereça esses dois serviços no mesmo lugar de maneira automática.

Ao entender, claramente, quais são as necessidades do negócio fica mais fácil compreender o tipo de serviço de emissão de boleto que melhor se adapta à sua realidade.

2. Verifique a praticidade oferecida

Muitas empresas emitem um elevado número de boletos por isso, precisam de sistemas eficientes para controlá-los. Caso essa seja a realidade do seu negócio, avalie se o banco oferece uma plataforma sem custos de utilização e que possa ser integrada ao seu sistema de faturamento e pagamento, reduzindo os esforços.

Outro fator a ser avaliado é a qualidade das funcionalidades da aplicação, como geração de arquivos em PDF e relatório, armazenamento de dados dos clientes, impressão, entre outras.

Os bancos podem oferecer soluções bem distintas entre si, por isso é fundamental compreender quais são os serviços oferecidos, bem como, se eles contemplam aquilo que a sua empresa está procurando.

3. Defina as formas de envio do boleto para o cliente

As modalidades de entrega do boleto ao cliente também podem influenciar sua decisão. Levando em conta o perfil de seus clientes e seus procedimentos de contas a pagar, é possível avaliar qual a opção que irá oferecer maior comodidade à tarefa.

Apesar dos boletos impressos ainda serem amplamente utilizados, o Débito Direto Autorizado (DDA), também chamado de boleto eletrônico, permite o recebimento do boleto e o pagamento de forma digital, seja pela internet, caixa eletrônico ou telefone.

O DDA difere do débito automático, pois exige uma autorização do sacado (seu cliente), assim como um cadastro prévio no sistema do banco. Além disso, essa opção não possui código de barras, impedindo sua impressão para pagamento em um banco.

Outra forma de enviar o boleto para os clientes é enviando ele por e-mail, prática que reduz os custos e o tempo para deslocamento.

Há plataformas, como o Asaas, que fazem o envio do boleto e de lembretes de pagamento de forma segura via e-mail, SMS e WhatsApp, facilitando a rotina de cobranças do empreendedor e diminuindo o esforço do cliente para pagar.

4. Conheça as taxas praticadas pelo banco ou fintech

Sabendo quais são as funcionalidades que você deve ter em mente ao buscar um banco ou fintech para emitir os seus boletos, resta se informar a respeito das taxas cobradas por este serviço.

Em bancos, geralmente as taxas cobradas variam em função do número de boletos que sua empresa irá emitir, e é possível negociar com o gerente do banco para reduzir os valores com base na quantidade e no relacionamento com a instituição.

Em fintechs, é comum que existam planos de fidelização de acordo com o volume de boletos emitidos mensalmente e um valor fixo por boleto. Porém, esta não é uma regra: existem alternativas que não possuem mensalidade e cobram apenas pelo recebimento da cobrança.

Logo, se você emitir um boleto e o cliente não pagar, não terá que pagar por isso. Informe-se sobre essas opções e escolha a que for mais vantajosa para o seu negócio.

boleto-asaas-x-bancos-tradicionais.webp

5. Avalie o atendimento oferecido pela instituição bancária

Por fim, uma dica fundamental quando se trata de contratação de serviço bancários diz respeito a qualidade do atendimento. O banco ou fintech deve oferecer ao cliente um atendimento adequado, com dinamismo e eficácia.

Em seus contatos iniciais para conhecer a instituição e os serviços já é possível ter uma noção do atendimento oferecido. Lembre-se que você vai lidar com a instituição na rotina da empresa e deve optar pelas parcerias com empresas sérias e que ofereçam um atendimento alinhado com as suas expectativas.

Há inúmeras opções no mercado, e o fator atendimento pode ser um diferencial na hora de tomar a decisão.

Você conheça a Conta Digital Completa para empresas?

Se você está buscando soluções para emissão de boletos, deve conhecer a ferramenta Asaas. A plataforma fácil e intuitiva oferece serviços financeiros para empresas.

Trata-se de uma conta digital completa para gestão de cobranças, pagamentos, emissão de notas fiscais e antecipação de recebíveis. Entre as funcionalidades do Asaas, destacamos:

  • cobranças via boleto bancário, link de pagamento, cartão de crédito e débito;
  • envio de notificações de pagamento via e-mail e SMS;
  • pagamento de contas;
  • cobrança por meio de ligação telefônica;
  • emissão de notas fiscais de serviço;
  • antecipação de recebíveis;
  • cadastro de clientes;
  • máquina de cartão no celular.
Todos os produtos do Asaas.

Com um dashboard completo, a empresa consegue ter acesso a informações de receita em tempo real. As funcionalidades do Asaas reduzem o trabalho manual em função da automatização.

Por meio do Asaas, você pode gerar boletos e notificações de cobrança de forma simples, rápida e segura.

Agora que você já sabe como escolher o melhor banco para emitir boletos, que tal conhecer mais sobre o Asaas? Acesse nossa página sobre boleto bancário e saiba como podemos lhe ajudar a receber em dia dos seus clientes.

Simplifique o recebimento de cobranças com o Asaas

1 Comentário

  1. Gabriel

    Os boletos pelo CobCaixa estão atual na faixa de R$6,30. Não acho esse valor razoável.

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.