Como calcular Capital de Giro e a NCG? Fórmulas Práticas

por Antecipação de recebíveis

Publicado em 29 de setembro, 2014 | Atualizado em 18 de dezembro, 2023

A gestão eficiente do capital de giro é fundamental para o sucesso sustentável de qualquer empreendimento. Por isso, é importante saber como calcular capital de giro da forma correta.

Além de colaborar com a estabilidade financeira, esse cálculo colabora com a análise de desempenho financeiro do negócio, trazendo uma visão ampliada sobre a empresa.

Neste texto, vamos mostrar tudo o que você precisa saber para avaliar o capital de giro da sua empresa. Continue lendo!

O que é capital de giro?

O capital de giro é o montante necessário para que uma empresa possa desempenhar suas atividades de forma contínua. Em outras palavras, é o quanto a empresa custa para operar, mesmo sem o pagamento de produtos ou da prestação de serviços.

Conforme a escolha de pagamento, as empresas podem levar algum tempo para receber suas receitas. Por isso, saber como calcular capital de giro é fundamental para que o empreendedor consiga quitar despesas e custos enquanto aguarda o pagamento do consumidor.

Quais fatores impactam negativamente o capital de giro da empresa?

Ter o seu capital de giro estável é uma medida importante para a saúde financeira de uma empresa. Para evitar impactos negativos à sua gestão financeira, lembre-se de ficar atento aos seguintes fatores:

1. Redução de vendas

Se as vendas de uma empresa diminuem, o período para quitar o investimento gasto na compra de produtos ou especialização de serviços aumenta. Ou seja, o lucro da empresa será cada vez menor, enquanto o custo de operação da empresa permanece igual.

2. Crescimento da inadimplência

A inadimplência de clientes pode impactar negativamente o capital de giro, pois diminui o montante disponível para reinvestir no negócio. Isso pode gerar um déficit financeiro, trazendo mais gastos ao caixa e dificultando o pagamento das despesas operacionais

3. Aumento das despesas financeiras

Quanto mais recursos forem destinados às despesas financeiras, como empréstimos ou financiamentos, menor será o capital investido em outras operações. Por isso, é importante conhecer as taxas e multas em cada contrato financeiro.

Caso contrário, sua empresa sofrerá com a redução do capital de giro, fazendo com que os processos de vendas ou de negociações se tornem mais desafiadores

4. Aumento de custos

Se os custos operacionais aumentarem, como em matérias-primas e mão de obra, o capital de giro pode ser afetado negativamente. Isso porque a empresa precisará de mais recursos para manter as operações, resultando na redução da reserva em caixa.

Como calcular capital de giro?

Para entender como calcular capital de giro, é preciso que o empreendedor realize algumas práticas administrativas. Para começar o cálculo, é preciso que o negócio tenha bem demarcado:

  • controle de caixa e de contas a receber;
  • relacionamento com bancos e aplicações financeiras;
  • controle de contas a pagar com fornecedores, colaboradores e credores.

Essa organização é importante para facilitar o uso da fórmula apresentada abaixo.

Fórmula de cálculo de capital de giro

Seguindo a fórmula abaixo, você conseguirá entender como calcular Capital de Giro Líquido (CGL). Veja: 

A imagem mostra a fórmula de como calcular o capital de giro líquido = ativo circulante (incluindo estoque) - passivo circulante.
  • Ativo Circulante (AC): conjunto de todos os seus recursos disponíveis ou direitos, saldo em caixa, bancos e aplicações financeiras e pagamentos de clientes em aberto
  • Passivo Circulante (PC): todos os gastos que vencerão, como fornecedores, empréstimos e despesas convencionais.

O resultado será o valor de montante de capital de giro necessário para a empresa naquele período.

Qual é a importância de mensurar a necessidade de capital de giro?

A mensuração da necessidade de capital de giro é crucial para a gestão financeira de uma empresa. Essa medida indica quanto capital a empresa precisa manter para sustentar suas operações diárias. No caso, esse montante pode ser positivo ou negativo. 

Necessidade de capital de giro positiva

Possuir mais ativos circulantes do que passivos mostra que a empresa consegue cumprir suas obrigações de curto prazo, tendo uma base sólida para possíveis investimentos. 

Além disso, o número positivo também demonstra que a empresa tem controle da inadimplência, garantindo que não sofra grandes desafios com os atrasos de pagamento.

Necessidade de capital de giro negativa

Já a resultante negativa aponta para uma eficiência operacional. Isso significa que a empresa está otimizando a gestão dos ativos circulantes, convertendo-os em receita de maneira ágil, enquanto mantém passivos circulantes em níveis baixos. 

Isso permite que a empresa financie suas operações com recursos internos, reduzindo a dependência de empréstimos

Como calcular a necessidade de capital de giro?

A Necessidade de Capital de Giro (NCG) pode ser calculada por meio da diferença entre os ativos circulantes e os passivos circulantes. A decomposição da fórmula pode ser detalhada da seguinte forma:

A imagem ilustra o cálculo da necessidade de capital de giro: dinheiro em caixa + estoque, contas a receber, aplicações, tc - fornecedores, empréstimos, salários, duplicatas a receber, etc = capital de giro.

Para diferenciar: o capital de giro destaca a disponibilidade líquida de recursos de curto prazo. Já a necessidade de capital de giro explora a diferença entre investimentos necessários em ativos circulantes e as fontes de financiamento disponíveis.

Como conseguir capital de giro?

Agora que você já sabe como calcular Capital de Giro, é necessário saber como obter capital de giro para uma empresa. A escolha da melhor opção dependerá da situação financeira da empresa, do setor em que ela opera e de outros fatores específicos.

Algumas formas comuns de conseguir capital de giro são:

Antecipação de recebíveis

Antecipar recebíveis é uma forma comum de obter capital de giro. Neste caso, o negócio promete seus recebimentos futuros em troca de um adiantamento. Ou seja, a empresa usa o próprio dinheiro, apenas antecipando os valores que ainda serão pagos.

A antecipação de recebíveis é uma estratégia eficaz para melhorar a liquidez da empresa. Se você ficou interessado nesta solução, saiba como funciona a antecipação de recebíveis no Asaas e ganhe mais recursos para investir no seu negócio!

O banner tem a imagem de moedas e um calendário e nele está escrito: Melhore seu fluxo de caixa. Ganhe mais liquidez ao antecipar recebíveis de boleto e cartão de crédito com as melhores taxas! Clique e saiba mais.
O banner tem a imagem de uma mulher e nele está escrito: Venda a prazo e receba à vista! Com a antecipação de recebíveis você ganha mais liquidez na venda parcelada. Clique e saiba mais.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.