Vai pegar um empréstimo? Leia este post antes!

Stationery with stack of coins

Quais cuidados você deve ter antes mesmo de se decidir por tomar um empréstimo? Devido a diversas políticas de expansão do setor crediário no Brasil, a oferta desse tipo de serviço aumentou muito nos últimos anos. Apesar das inúmeras facilidades oferecidas atualmente pelo setor — como a redução das taxas de juros e a ampliação das formas de pagamento —, é necessário que o empreendedor tenha cuidado ao tomar essa importante decisão. É preciso pensar em como usar esse dinheiro de forma consciente e qual a melhor forma de avaliar a necessidade do empréstimo, por exemplo. Por essa razão, resolvemos listar abaixo algumas dicas fundamentais para se ter em mente quando cogitar por essa alternativa. Então confira  agora mesmo e tome a decisão mais acertada para seus negócios:

Verifique a real necessidade da obtenção do empréstimo

Você quer expandir seus equipamentos ou o número de empregados da sua empresa? Verifique se há mesmo a necessidade de fazer um empréstimo para colocar essa estratégia em prática. Talvez seja possível realizar essas mudanças por meio de pequenos cortes e reduções de custos em outras áreas. Muito melhor, não é mesmo?

Confira a reputação da instituição onde ele será tomado

Por mais que bancos e outras instituições financeiras sejam devidamente regulados pelo Banco Central, ainda é recomendável que você faça uma pesquisa em relação à reputação da organização que emprestará dinheiro para sua empresa. Existem ações judiciais contra ela na justiça? Os juros são considerados abusivos? As respostas para essas questões dizem muito sobre a instituição e podem ser decisivas na hora de se decidir por um empréstimo.

Elabore um planejamento orçamentário prévio

Para que não ocorram problemas futuros com o pagamento do empréstimo, é necessário elaborar um planejamento orçamentário que o inclua nas futuras despesas da empresa — aplicação do valor tomado e quitação do empréstimo. Esse planejamento deve ser realista e objetivo. Os demais sócios e gerentes da empresa devem estar cientes sobre os sacrifícios necessários para o pagamento do empréstimo.

Continue a alavancar seus negócios de outras formas

Enquanto o dinheiro do empréstimo for aplicado na empresa, é necessário também buscar outras maneiras de aumentar os rendimentos. Para isso, economize em setores onde isso for possível, corte gastos supérfluos, diminua despesas desnecessárias e evite que sua empresa se endivide ainda mais! Esse é um momento delicado, e deve ser tratado com atenção redobrada.

Cumpra o planejamento orçamentário

É importante ser realista no cumprimento do planejamento orçamentário. Para isso, mantenha sempre o controle das finanças por meio de uma planilha de gastos e de rendimentos, para prever seu orçamento e quanto de sua renda estará efetivamente comprometido nos próximos meses. Respeite seus limites mensais previamente estabelecidos e não atrase o pagamento de parcelas do empréstimo.

Atente-se aos riscos de cada empréstimo

Todo empréstimo envolve também riscos. Alguns cobram mais juros, outros são garantidos por meio de imóveis, títulos de crédito e outras formas de caução. Empréstimos por meio do cheque especial, por exemplo, têm juros muito altos, por isso devem ser tomados somente em situações emergenciais. Já os financiamentos com hipotecas são mais baratos, porque a garantia — anotação no registro de matrícula do imóvel — é bastante segura. Por essa razão, busque sempre os financiamentos mais condizentes com sua atual condição financeira.

E você, já precisou lançar mão desse tipo de solução? Como se deu o processo de tomada de decisão acerca dos detalhes do empréstimo? Comente aqui e compartilhe conosco suas experiências! Participe!

 

Gerar boleto

Esteja sempre bem informado sem pagar nada!

Cadastre-se e receba um e-mail semanal com as últimas novidades do blog.