Buscar formas de facilitar o processo de recebimento é a meta de toda empresa. Existem algumas estratégias e ferramentas que tornam a gestão de pagamentos mais eficiente, e uma delas é a cobrança recorrente.
Ela se baseia na criação de uma fonte consistente, periódica e previsível de receita. Algumas instituições financeiras oferecem essa forma de cobrança, bastante útil para diversos segmentos do mercado.
Entendendo as necessidades do mercado, o Asaas oferece um sistema completo de assinatura. Aprenda como funciona a cobrança recorrente Asaas e conheça todos os benefícios!
Quais são os meios de pagamento recorrente oferecidos pelo Asaas?
Os pagamentos recorrentes desempenham um papel fundamental na gestão financeira de empresas que oferecem serviços por assinatura, produtos parcelados e outros modelos de negócio baseados em pagamentos periódicos.
Eles simplificam o processo de cobrança e garantem que os pagamentos ocorram de forma regular e previsível. Com as ferramentas do Asaas, é possível gerenciar e configurar a recorrência, além de oferecer alguns meios de pagamento.
Conheça os principais meios de pagamento recorrente oferecidos pelo Asaas:
1. Cobrança recorrente no cartão de crédito
O cartão de crédito é um dos meios mais utilizados pelos brasileiros, que movimentou cerca de R$ 693,2 bilhões no 3º trimestre de 2024, segundo a Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços.
Na cobrança recorrente, o Asaas realiza 3 tentativas de captura automática do valor no dia do vencimento – elas acontecem a cada 6 horas (às 8h, 14h e 20h). Caso o valor não seja debitado, são realizadas mais 2 tentativas, a cada 24h, totalizando 5. Se o valor não for capturado após todas as tentativas, a recorrência ficará como vencida.
Assim, é preciso contatar o cliente para liberar o limite e preencher novamente os dados com um cartão válido para a cobrança.
2. Cobrança recorrente no boleto bancário
Neste modelo, o Asaas gera os documentos automaticamente para cada um dos vencimentos, e enviem aos clientes nos ciclos de pagamento. Além disso, é possível ativar a opção de pagamento via Pix, para disponibilizar um QR code em cada boleto.
Caso o cliente opte pela opção de imprimir em formato de carnê (para receber todas as faturas), o Asaas emite as cobranças futuras da assinatura – mesmo que não tenham sido geradas pelo sistema.
Nesse formato, ficam disponíveis as parcelas do ano vigente e do seguinte, em até 2 anos, mesmo se não houver a emissão pelo sistema.
3. Cobrança recorrente com cartão de débito
Ao escolher o cartão de débito com o método de pagamento, será necessário informar os dados do cartão em todas as cobranças.
Dessa forma, acaba sendo o meio de pagamento menos usual, embora também traga previsão de recebimento.
Como funciona a cobrança recorrente do Asaas?
Com o Asaas, é possível criar assinaturas automaticamente, conforme o período de cobrança escolhido. Basta definir o prazo de envio das faturas, o valor e as formas de pagamento aceitas.
Para cobrar por assinatura é necessário ter uma conta aberta no Asaas, com todas as autenticações de cadastro realizadas.
Além da criação tradicional de cobranças pela plataforma, o Asaas oferece outros recursos que aceitam a assinatura:
Link de pagamento
O link de pagamento pode ser gerado na plataforma do Asaas, e enviado para o cliente. Durante a criação, é possível escolher a função assinatura, e a periodicidade da cobrança (semanal, quinzenal, mensal, anual, etc.).
Assim, ao enviar o link, o cliente poderá escolher como realizar o pagamento, seja por boleto/Pix ou cartão de crédito. Dessa forma, é possível enviar apenas um link de pagamento por compra, para o cliente efetuar o cadastro e validar a recorrência.
API de pagamentos
A API de pagamentos é uma das ferramentas mais importantes para integrar novas funções no site ou plataforma de vendas. Por isso, o Asaas garante uma estrutura para que seu ambiente online conte com os principais recursos de vendas.
Além de efetuar cobranças recorrentes, a API também permite a integração de soluções como:
- Checkout transparente: permite que a empresa envie o cliente para a página de venda sem redirecionamentos, aumentando as taxas de conversão.
- One click buy: garante que os clientes já cadastrados pulem a etapa do carrinho, finalizando a compra a partir de dados pré-definidos em compras anteriores.
- Split de pagamentos: permite uma divisão dos valores recebidos em uma venda entre diferentes subcontas.
Como gerar cobrança recorrente no Asaas?
Para uma cobrança de assinatura, é necessário acessar a plataforma do Asaas e buscar pelo menu e cobranças.
Depois disso, é preciso seguir alguns passos para que todo o processo de geração de uma cobrança recorrente aconteça da maneira certa.
Antes de começar o processo de cobrança, caso o cliente ainda não esteja cadastrado na conta digital, é preciso realizar o cadastro, depois no menu, seguir os passos:
- Criar cobrança > acessar a forma de pagamento > selecionar a opção assinatura > preencher os campos frequência da cobrança, vencimento da 1ª cobrança e fim da assinatura.
Pronto! Sua cobrança recorrente no Asaas está configurada. Posteriormente, é possível optar por data, quantidade de cobranças ou sem definição. E o “fim da assinatura” tem como função definir a data de término ou o número de cobranças que devem ocorrer.
Caso esse campo não seja preenchido, o sistema irá continuar gerando cobranças. Além disso, também é possível optar por um segundo caminho, via: menu lateral > cobranças > assinatura > e por fim, clicar em adicionar assinatura. Nesse cenário, o cliente já deve estar cadastrado.
Configure as notificações de cobrança
O Asaas possui um sistema eficiente de notificações de cobranças, que mantém os clientes informados sobre a necessidade de pagamentos, evita atrasos e combate a inadimplência.
As notificações acontecem antes e depois do vencimento, seguindo uma régua de cobrança configurada pela própria empresa.
É possível configurar todo o processo de notificações, com datas estabelecidas, utilizando diferentes canais de comunicação, como:
- Cobrança pelo WhatsApp;
- SMS;
- E-mail;
- Robô de voz;
- Correios.
Dessa forma, os clientes receberão, seguindo o período da recorrência do Asaas, lembretes de cobrança para o pagamento das pendências em aberto.
Assim, todo o processo de criação das cobranças na plataforma se completa e, no fim, caso a empresa enfrente um cliente inadimplente, ainda é possível negativá-lo no Serasa.
Para começar a usar as cobranças recorrentes, crie sua conta digital no Asaas!
É possível realizar cobranças parceladas para assinaturas? Por exemplo, cobrar uma assinatura anual em 12x ?
Olá, Nihey
No Asaas é possível estabelecer prazos para as assinaturas. Dessa forma, as cobranças serão realizadas mensalmente durante o período estabelecido.
Saiba mais aqui: https://ajuda.asaas.com/pt-BR/articles/6909018-como-criar-e-editar-cobrancas
Olá, no caso do cartão de crédito, caso o cliente não tenha o valor da parcela naquele mês, como funciona a cobrança? Vocês tentam debitar quantas vezes após o vencimento? Caso não haja esse pagamento como funciona?
Olá, Josilene
O Asaas faz 3 tentativas de captura automática no dia do vencimento. As tentativas ocorrem a cada seis horas, sendo: 8h, 14h e 20h. Caso não seja possível capturar no dia do vencimento, o Asaas fará mais três tentativas no dia seguinte ao do vencimento.
Se não conseguir capturar o valor do limite do cartão do pagador, a assinatura ficará com a situação vencida e não haverão novas tentativas para essa assinatura, sendo necessário que o pagador acesse a fatura e preencha novamente os dados de um cartão de crédito válido.
A negativação pode ser solicitada sempre que existir uma cobrança em aberto para pagadores Pessoa Física ou Jurídica, ou seja, quando existe uma inadimplência dos pagamentos de qualquer cobrança intermediada pelo Asaas.
Boa tarde o código 461 não aparece na lista de código bancário do bc
Olá, Davi
Nesta página, você encontra a lista de instituições autorizadas, reguladas ou supervisionadas pelo Banco Central do Brasil (BC). Ali você consegue validar a autorização do Asaas e verificar o Código compensação: 461. Além disso, você pode validar a autorização do Asaas como Sociedade de crédito direto entrando aqui.