As vantagens do boleto como meio de pagamento no seu programa de fidelidade

boleto

Ver um cliente voltar a fazer negócios com a sua empresa certamente é um ótimo sinal. Normalmente, é um indicativo de que a sua empresa está fazendo alguma coisa muito bem e que o negócio tem algum diferencial se comparado à concorrência. No entanto, manter uma postura passiva, isto é, não investir no relacionamento com o cliente para garantir esse retorno, certamente não é a melhor opção. Isso porque a concorrência está cada vez mais acirrada.

É por esse cenário que diversos empreendedores começaram a investir em programas de fidelidade. Basicamente, são criados estímulos para que o cliente volte a fazer negócios com a sua empresa, seja por meio de brindes ou descontos em produtos e serviços. Essa prática tem sido muito eficaz no e-commerce, mas cuidado: é preciso garantir que os pagamentos dos clientes continuem em dia. Por esse motivo, vamos abordar nesse post as principais vantagens da adoção do boleto nesses casos. Confira!

Controlando a inadimplência

Quando adota um sistema de fidelidade, o empreendedor logo vê que os mesmos clientes passam a fazer negócios com a empresa mais frequentemente. No entanto, os riscos com a inadimplência desses consumidores também tende a aumentar. Ao adotar um sistema de pagamento através de boletos, a empresa pode conhecer um pouco mais sobre o perfil dos clientes individualmente, e estimulá-los a fazer pagamentos em dia por meio do programa de fidelidade — ou seja, se o pagamento não for efetuado, descontos podem ser perdidos naquele momento, por exemplo.

Mais benefícios para os usuários ativos

Por ser um sistema mais autônomo, existe uma possibilidade maior de manipular pagamentos e prazos em benefício dos usuários mais ativos. Em outras palavras, o empreendedor poderá estender prazos de pagamentos e inclusive conceder descontos diretamente para àqueles clientes que fazem compras com mais frequência, o que além de contribuir para reduzir a inadimplência, reforça ainda mais o programa de fidelidade estabelecido pela empresa. Os usuários mais ativos se sentirão realmente beneficiados nesses casos.

Estimulando a fidelidade

Por último, e não menos importante, vale ressaltar que a autonomia concedida ao usuário por meio de um boleto bancário é muito maior do que um pagamento realizado em um sistema de pagamento recorrente automático. Um cenário muito comum para o cliente, por exemplo, é optar por atrasar um pagamento para evitar o cancelamento total de um serviço. Por isso, se em vez de cancelar a fidelização de um cliente por conta de atrasos, o empreendedor cobrar uma pequena multa, haverá um estímulo maior em continuar o relacionamento com a empresa. Afinal de contas, perder um pagamento em dia é um cenário muito melhor do que perder definitivamente um cliente.

É importante destacar que os pagamentos nesta modalidade devem ser adotados pelas empresas em conjunto com outras formas de pagamento. Não podemos nos esquecer de que a flexibilidade é um atrativo importante para o consumidor, e que o empreendedor não se pode dar o luxo de perder negócios por não oferecer as mais variadas opções.

Sua empresa já faz a união entre o programa de fidelidade e os boletos bancários? Conte a sua experiência nos comentários!

banner-rodape-post-blog

Gerar boleto

Esteja sempre bem informado sem pagar nada!

Cadastre-se e receba um e-mail semanal com as últimas novidades do blog.