Afinal, quando vale a pena usar o boleto?

shutterstock_143823961Para obter sucesso com o seu negócio, os empreendedores do software como serviço precisam facilitar a vida de seus clientes. Não só com o serviço oferecido, mas também no modo como as pessoas chegam até ele. E isso inclui um detalhe importantíssimo para o seu lucro: a forma de pagamento.

Proporcionar diversos métodos de pagamento é uma conveniência que pode fazer a diferença na hora de conquistar um novo usuário. Opções como cartão de crédito e débito em conta são essenciais e preferidas pela maioria dos clientes. No entanto, um velho conhecido ainda não saiu de cena: o boleto também é bastante requisitado na hora da cobrança.

Por mais que a tendência natural seja acreditar que o pagamento via boleto seja substituído pelos cartões, ele ainda tem suas vantagens e muitos clientes preferem essa forma de pagar. Para te ajudar a entender melhor, apresentamos a seguir algumas situações em que vale mais a pena usar o boleto bancário para pagamento, facilitando tanto a rotina do seu cliente quanto a sua. Confira:

Flexibilidade na cobrança recorrente

Alguns clientes preferem ter uma certa flexibilidade no pagamento de cobranças recorrentes, e o boleto é a melhor opção para isso. Diferentemente do cartão de crédito e débito automático em conta, ele permite que a pessoa possa atrasar o pagamento em virtude de algum imprevisto sem ter o serviço suspenso imediatamente.

É claro que o cliente tem consciência de que arcará com os juros provenientes do atraso. Do outro lado, para o empreendedor vale muito mais a pena aceitar um eventual atraso do que perder o cliente. Você também fica mais tranquilo sabendo que o banco se encarregará de administrar as taxas que podem incidir sobre o valor.

Facilidade de trabalho com planos diferentes

Os serviços oferecem cada vez mais possibilidades de customização para cada cliente, moldando a experiência conforme as necessidades do usuário. Essa gama variada de opções de uso dentro de um único produto também gera planos com valores diferentes para cobrança.

Novamente, o boleto pode facilitar o processo. Se o seu cliente quiser acrescentar algum serviço extra temporariamente ao plano que assina, você pode adicionar a cobrança extra no boleto deste período e, na sequência, voltar ao valor usual.

Negociação para não perder o cliente

Nenhum empreendedor quer perder um cliente, e para isso vale até aceitar aquele pedido de desconto sobre o valor do serviço. As pessoas gostam de ter o poder de negociação para conseguir um bom desconto ou então uma condição diferente que se adeque às suas necessidades. Através do boleto, você tem esta carta na manga para entrar em acordo sobre o valor com os seus consumidores.

 

Acredite no boleto!

Quanto maior a cartela de clientes que o seu empreendimento irá conquistar, maior será a diversidade entre eles. Cada perfil de público tem suas características, preferências e condições financeiras, por isso a importância de se oferecer formas de pagamento variadas que atendam a todos. E o boleto com certeza deve estar entre elas.

Mesmo que os sistemas de cobrança caminhem para opções automáticas, o boleto ainda é o preferido de muitos consumidores brasileiros, além de ter suas vantagens próprias, conforme apresentamos.

Se o seu serviço ainda não oferece formas de pagamento via boleto, implante já esta opção e conquiste ainda mais clientes!

banner_rodape

Gerar boleto

Esteja sempre bem informado sem pagar nada!

Cadastre-se e receba um e-mail semanal com as últimas novidades do blog.